Minha casa, Minha cara

São muitos os momentos em que a moda e a decoração se misturam e se encontram, e acabam por seguir as mesmas tendências. É o caso do estilo navy, já mostrado aqui, mas é também o caso da renda. No ano de 2010, conseguimos perceber uma enorme onda de peças e mais peças de roupas dominadas pelo delicado tecido. Seja em aplicações em blusas ou shorts, ou servindo como tecido para vestidos, a renda dominou o universo da moda.

Posteriormente ou paralelamente a isso, é fácil perceber uma forte influência das rendas na decoração. Com seus desenhos delicados recheados de beleza, elas reaparecem com novas interpretações e influenciando peças confeccionadas dos mais variados materiais: louça, plástico, madeira, etc.

Apesar de delicada, a renda pode deixar o ambiente carregado e sem equilíbrio se utilizada em excesso. Para passar longe disso, é preciso saber criar sua composição aplicando-a em apenas alguns detalhes. A beleza desse tecido deve estar presente de forma sutil e bonita, pois ele por si só já chama atenção.

Tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, a renda pode apresentar vários desenhos e temas diferentes. Na maioria das vezes, podemos notar a presença de flores e arabescos, tudo feito com bastante cuidado e oferecendo, consequentemente, um toque romântico à decoração.

Para combiná-la com o restante da decoração, não tem segredo: ela fica bem com cores claras ou escuras e pode ser misturada com outras estampas, desde que apresentem um estilo parecido. Por exemplo, uma almofada com estampa floral combina perfeitamente com outra almofada com renda. Confeccionadas com fios de linho, seda ou algodão elas trazem muita beleza e feminilidade para o ambiente.

(Imagens: Google Imagens e Vila Mulher)

E você, aderiu a moda da renda na decoração?

29 Comentários

  1. e incrível como renda deixa o ambiente agradável e com uma ótima visão. Gostaria de saber em detalhes como aprega-la na parede.
    Atenciosamente,
    Mayra, Obrigada.

  2. Rosa, existem várias técnicas, mas a usada para aplicar tecido (com camadas de cola para fixar e cuidado para não formar bolhas) é bastante eficaz!
    Um beijo e esperamos ter te ajudado =)

  3. comprei algumas rendas e gostaria de saber como aplicalas, e se é igual o tecido ou tem outra maneira de aplicar? posso colocar na parede toda ou só em algum lugar. obrigada espreo resposta.

  4. Olá, Priscilla, tudo bem? Esse painel é feito a mão pela pessoa com uma placa de madeira e tecido rendado. Uma graça, né? Não conhecemos nenhum ponto de venda mas é fácil fazer o seu próprio painel em casa.
    Um beijo e obrigada pela visita =)

  5. Oiii!
    Amei esse painel em renda com o fundo preto.Gostaria de saber onde encontro.
    Me ajudem por favor.
    Obrigada.

  6. Pingback: Color Block na decoração | Minha casa, minha cara

  7. gente q espetáculo!! Ficou o toque q deram nos quartos com renda e braquissímo das peças de cama.Parabens!!!!!!

  8. Angélica Schmidt em

    Oi pessoal!!! Também adoro rendas, mas adorei em especial a foto do quarto com aquele quadro de renda na parede!!!Gostaria de algumas idéias de como eu poderia fazer um para mim!!Muito lindo!Parabéns pelo site, sempre entro p espiar…Bjs Angélica

  9. Achei maravilhosa a renda aplicada na parede servindo de painel decorativo atrás da cama de casal! Diferente,elegante e bastante criativo!Parabéns ao decorador pela idéia!

  10. Olá Laryssa! =)

    Então, temos a loja 100% autoatendimento em Jurerê Internacional, Florianópolis – SC
    Av Búzios, 1760 lj 4.

    E tem o showroom na loja da MMM mesmo, em Rio Negrinho SC
    Endereço: Rodovia BR 280 – Km 123, número: 2866.
    Bairro: Vila Nova

    Para ir até lá, basta agendar uma visita pelo telefone 0800-645-9009.

    Espero ter ajudado ;)

    Beijos e volte sempre!!

  11. Hummm, adoro objetos com essa carinha de handmade! Esses vasinhos estão mais que divinos!
    Passei várias vezes em frente à Irani esse final de ano… Vocês tem showroom?

    Bjks!
    Laryssa

  12. Marcia, toda mulher gosta de renda, não é? Mas temos que entender o lado deles também, que moram junto com a gente. No fim vale a pena ;) Mas nada impede usar a renda nas roupas, né? Pelo menos assim ele com certeza não vai interferir. Hehe
    Obrigada pela visita!

    Aline, sempre rola estas transmissões de pensamento na blogosfera. :D Eu adoro e acho superdivertido! Hahah
    Obrigada pela visitinha

    Beijos!

  13. Adorei o post!!!!
    Nossa transmissão de pensamento foi ótima!!!!!
    Adoro renda…e na decoração ela cria detalhes bem sofisticados e ao mesmo tempo delicados!!!
    Bj grande

    Aline Schueller

  14. Eu sou simplesmente apaixonada por rendas… Pena que namorido não curte muito (e pega no meu pé se começo a usá-las na decoração)… Sofro ;)
    Beijoca

  15. Oi Deise! É verdade, estes truques são realmente ótimos! :)
    Um ótimo 2011 para você também, flor!

    Beijos e obrigada pela visita!

  16. olaaaa feliz 2011!!!!
    rendas sao super romanticas! um truque usado
    na decor pra enfatizar bem a renda, sao os paineis com corte a laser!! floral, rendado, de tudo que é tipo! eles lembram as rendas!!!

    bjos