Minha casa, Minha cara

A madeira de demolição é um item que não sai de moda. Com uma textura marcante, essa madeira recebe destaque em qualquer cômodo da casa, embelezando as composições com sua riqueza de cores e superfície irregular. Ecologicamente correta, ela dá um toque rústico para a decoração, acrescentando muito charme e aconchego.

dem2

A madeira de demolição é reaproveitada de obras, que geralmente não reutilizam seus entulhos, desperdiçando diversos materiais riquíssimos no momento da demolição de alguma casa antiga. Você pode encontrá-la de duas formas: a misturinha, que é um mix com ipês e perobas do campo, mica e rosa; e a selecionada, de apenas um tipo de madeira. Ambas oferecem o mesmo resultado: uma madeira rica em detalhes, texturas, cores e contraste.

8

Para que ela chegue bonitona até a sua casa, a madeira passa por um pequeno processo: após serem retiradas das casas antigas, vão direto para a marcenaria, onde são lixadas e tratadas (caso haja infestação de cupins). É como um salão de beleza, onde todos os reparos possíveis são realizados, com o cuidado constante para que nada mude seu aspecto natural. Depois disso é que ficam disponíveis para a venda, em que o comprador poderá escolher a peça ideal para a sua casa.

imagem-32

10

Portas e janelas podem ser transformadas em painéis ou espelhos, algumas tiras irregulares de madeira podem servir de cabeceira para a cama, rack para a TV ou revestimento para o piso… Enfim, as possibilidades são infinitas! Vale a pena soltar a imaginação e inovar! Aproveite para usá-la em espaços visualmente frios, como os apartamentos com muito branco, cinza e suas variações. Afinal de contas, ela é perfeita para dar aquela aquecida superlinda nos ambientes.

6

3

Além da vantagem de adquirir uma peça com características únicas – como marcas de pregos, arranhões e outros detalhes que fizeram parte da história da peça –, a madeira de demolição ainda é mais resistente e apresenta uma durabilidade maior que as demais. Olhando estas fotos, dá vontade de sair correndo atrás de um acessório pra chamar de seu, né não?

varanda

Você decora com madeira de demolição aí na sua casa?

Fonte das imagens: 1 – 2 – 3 – 4

2 Comentários

  1. Dá para usar de porta revistas, Edileuza! Ou até de tampo para mini escrivaninha, depende do tamanho :)

  2. Boa noite, olha eu encontrei duas laterais de berço novinha branca quero saber o que dá pra fazer, ela toda de tirinha já que fazem decoração até de janela muito obrigada.