Minha casa, Minha cara

É bem provável que você não conheça este estilo pelo nome, mas com certeza já o encontrou por aí decorando vários ambientes em mostras decorativas ou em revistas e blogs. Composto por características bem marcantes, o estilo shabby chic é facilmente indentificável: usa e abusa das cores claras, móveis e acessórios antiguinhos misturados com peças mais sofisticadas e dos materiais gastos.

(Via)

O estilo virou tendência há algum tempo e parece continuar firme e forte no coração dos decoradores, que investem no shabby chic para decorar os mais variados espaços da casa como o quarto, sala de jantar, cozinha e áreas externas. Por usar cores claras e móveis com madeira desgastada, ele transfere para os ambientes uma atmosfera vintage e campestre, deixando qualquer cantinho mais acolhedor.

(Via)

As composições sempre resultam em uma decoração delicada e leve, caracaterísticas que costumam ser reforçadas pelos acessórios decorativos românticos e objetos femininos, itens vistos em praticamente todos os ambientes do estilo. É bem comum encontrarmos inspirações de espaços decorados com o shabby chic acompanhados de muitas flores, produtos artesanais, toalhas de renda, mantas de crochê, etc.

(Via)

Materiais como alumínio, ferro e madeira são bastante usados, todos com a aparência desgastada – seja pelo tempo ou por alguma técnica especial. Combinados com outras peças sofisticadas como os lustres chamativos e os móveis clássicos e confortáveis, o estilo shabby chic é um prato cheio para os amantes do vintage.

(Via)

A pátina é uma técnica bastante usada para dar o toque antiguinho em móveis de madeira. Já ensinamos a fazer aqui no blog, lembra?

(Via)

Gaiolas, passarinhos, flores, velas e tudo o que for suave e delicado pode e deve entrar em uma composição shabby chic. Na Meu Móvel de Madeira você encontra vários acessórios trabalhados na fofurice e perfeitos para decorar ambientes do estilo. Veja só:

1. Escrivaninha Palito | 2. Enfeite Árvore Folhas | 3. Casa de Passarinho 4 Estações | 4. Enfeite Gaiola Flores

Você tem um pouco do estilo na sua casa? Gostaria de ter? Comenta!

4 Comentários

  1. Oi Kika! As diferenças são bem pequenas, os dois apostam nas cores clarinhas, ar campestre e móveis clássicos. Mas acredito que a principal diferença é que no Shabby Chic, materiais desgastados são valorizados.
    Beijocas