Minha casa, Minha cara

Lustres pendentes são lindos em qualquer parte, mas ainda mais irresistíveis na sala de jantar e no quarto. São extremamente funcionais, mas principalmente bonitos e decorativos: se destacam por estarem mais próximos do nosso campo de visão e por apresentarem uma variedade incrível de cores, estilos e tamanhos.

capture-20130613-222531

capture-20130613-225359

Se você quer um espaço aconchegante, a luz amarela é a ideal: dá aquela atmosfera gostosa, quente e acolhedora. Use seus pendentes em conjunto com outras formas de iluminação, como os spots embutidos, para garantir a quantidade de luz necessária para seu espaço. E não deixe de aproveitar diferentes cenários conforme a ocasião, deixando somente a luz das luminárias acesas quando o clima do jantar for mais intimista.

capture-20130613-224919

capture-20130613-223357

Na sala de jantar, o segredo para uma luminária pendente dar certo é o seu posicionamento. Lance mão da fita métrica e meça direitinho para não ter erro: a distância ideal entre o tampo da mesa e a cúpula deve ser de 70 cm.

capture-20130613-223853

Antes de fixá-la no teto, teste sua posição ideal com mais alguém para analisar a composição como um todo, lembrando que a luz não deve incidir diretamente no rosto das pessoas. Ao escolher a cúpula, analise também seu tamanho: ela deverá ter um diâmetro 30 cm menor que o tampo.

capture-20130613-224132

No quarto, posicionados logo acima dos criados, os pendentes oferecem a iluminação perfeita para uma leitura na cama. De quebra, eles destacam detalhes do seu ambiente, como uma pintura ou papel diferente na parede da cabeceira.

capture-20130613-223014

capture-20130613-224753

Se você gosta de lustres mais moderninhos, aposte nas tendências dos pendentes de lâmpadas, sem cúpulas. Ou com cúpulas de arame. heart O resultado fica incrível, limpo, leve e cheio de personalidade.

exposedbulbs

three-pendantsFonte das imagens: 1 2

44 Comentários

  1. Olá, Thiago, tudo bemmm? Não há problema nenhum em usar apenas um pendente! O ideal é que você deixe um espaço mínimo de 20 cm de cada lado da sua mesa de jantar, então você tem um espaço de 1m para preencher. Como 1m pode ser um pouco grande demais para um pendente, nós aconselhamos que você ou trabalhe com algo em torno de 60cm ou escolha um pendente com mais de um ponto de luz. Isso acaba facilitando e a “ocupação” do espaço e tornando o ambiente inteiro mais equilibrado. :)

  2. Boa tarde! =)
    Estou com uma grande dúvida em relação ao pendente. Vou colocar uma mesa de aproximadamente 1,40m por 0,80m. Como não havia pensando na possibilidade de mais de um antes, deixei só um furo centralizado. É possível deixar adequado com apenas um pendente centralizado? Caso seja, qual o diâmetro ideal? Muito obrigado desde já.

  3. Boa tarde, tenho um pendente para ser instalado sobre a cama, em um quarto de casal. Que distância devo deixar do final do pendente para a cama de casal? Grata pela atenção.

  4. Olá, Juliana, tudo bem? Desculpa, não conseguimos compreender. Você teria uma foto ou o projeto para nos enviar? Tenha um ótimo dia :)

  5. Boa tarde,

    Estou fazendo minha área de Lazer com um balcão de 2,80, ao lado tem uma churrasqueira de alvenaria revestida, e pelo lado interno do balcão pia e fogão, qual a quantidade ideal de pendentes, 2 ou 3? Qual a distancia correta entre eles?

  6. Olá, Samantha, tudo bemmm? É sempre importante deixar 0,20 cm de cada lado da mesa para respiro. Com isso, sua mesa fica com 0,80 cm de largura. Você pode usar um pendente de 40 cm centralizado ou dois menores. As duas opções ficarão ótimas. :)

  7. Olá

    Tenho uma mesa retangular de 0,80 x 1,20. E gostaria de colocar um pendente redondo, qual o tamanho adequado? Um pendente de 40 cm de diâmetro ficaria bom?

  8. Olá, Ana, tudo bemmm? Nesses casos, nós indicamos o uso de dois pendentes. Um centralizado na sala de estar e outro na sala de jantar, com a mesa. A verdade é que embora eles sejam integrados, eles são dois ambientes e precisam ser tratados como tal. Se você quiser usar um pendente só, nós aconselhamos que você o mantenha centralizado na mesa mesmo. Não há nada que proíba você de fazer isso (usar o pendente em um ambiente só) e isso não vai fazer com que a sua decoração destoe, não. :) Pode usar à vontade!

  9. Tenho uma dúvida em relacao aos pendentes, minha sala é retangular e se divide em dois ambientes: sala de jantar onde posicionei a mesa mais para o lado esquerdo pois a porta fica a direita e a sala de TV na outra extremidade, minha dúvida está no posicionamento do pendente, se ele ficar centralizado na mesa vai destoar da que ficará centralizada na sala de TV. Isso seria um problema? Ou posso considerar um detalhe na decoração?

  10. Bommm dia, Ronyson, tudo bemmm? Nós acreditamos que os dois pendentes de 40cm preencham melhor o espaço e deixem seu ambiente ainda mais bonito :) Mas o pendente sozinho também pode ficar maravilhoso, dependendo de como ele for utilizado e da decoração do restante do ambiente. :)

  11. Olá Bom dia, tudo bem?

    Tenho uma mesa de 1,40×80, e eu escolhi um pendente meia esfera, qual tamanho ficaria melhor , 1 pendente de 60 cm ou 2 pendentes de 40cm?
    Desde já muito obrigado

  12. Olá, Érica, tudo bemmm contigo? O ideal é deixar 20 cm de cada lado da mesa como respiro. Portanto, você tem 1,20 para trabalhar. Você pode colocar um pendente só desse tamanho ou menor, pode trabalhar com dois de até 40 cm. Mas pensando no espaço que sobra tirando esses respiros, vale dividir pelo número de pendentes que você pretende usar e testar :D

  13. Olá, Robson, tudo bemmm? Você sempre precisa pensar que é interessante deixar pelo menos 20 de cada lado da mesa, como respiro. Se você fizer as contas, isso te deixa com 1,20 para trabalhar. Então, 43 cm é o tamanho máximo que você pode usar para que exista um espaço confortável e harmônico entre eles. ;)

  14. Pingback: Decoração - lustres e pendentes - Blog Portobello

  15. Olá! estou com uma dúvida enorme….tenho uma mesa de 1,60 x 0,70 e gostaria de colocar dois pendentes meia esfera porém não sei que o melhor tamanho do pendente, estava vendo um com diâmetro de 43cm será que dois vai ficar meio exagerado?

  16. Érica Fernandes em

    Bom dia! Tenho uma mesa de 0,90 X 1,40 e tenho dúvidas quanto ao tamanho do pendente. Ficaria legal um de Ø400 x 260? Agradeço a atenção.

  17. Ola, Andressa! Tudo bem?
    No post citamos que a cúpula deverá ter um diâmetro 30cm menos que o tampo da mesa, porém esta não é um regra que deve ser aplicada a todos os tipos de mesa. Considerando que o seu móvel é retangular e possui uma extensão de 1,60m, você pode sim usar o pendente de 50cm de diâmetro, apenas se atente para que a distância entre o tampo da mesa e a cúpula fique confortável para a decoração do cômodo e quem vais e sentar a mesa. Beijinhos :)

  18. Andressa Thompson em

    Bom dia!! Tudo bem? Tenho uma mesa retangular 1,60 x 0,70 e gostaria de saber se ficaria ruim usar um pendente de 50 de diâmetro? Obrigada ;)

  19. Olá, Melina, tudo bemmm contigo? O ideal é que você deixe, pelo menos, 25 cm de cada lado da sua mesa sobrando. Por isso, o diâmetro máximo que ela pode ter é de 50 cm. :) Qualquer dúvida, é só falar com a gente. Um grande beijo!

  20. Me dá uma luz por favor?!?
    Qual diâmetro de pendente uso para uma mesa quadrada de 1mx1m para que fique harmônico?
    Obrigada!

  21. Olá, Cris, tudo bemmm? Não existe uma altura ideal, tudo depende do design do seu banheiro, seu estilo de espelho e, principalmente, do pendente. Mas, normalmente, a medida-base é variar entre 70 cm e 1 metro acima da cuba. :) Beijinhos

  22. Olá, gostaria de saber qual é a altura ideal do pendente do lavabo que fica em cima da cuba da pia.
    Obrigada!

  23. Olá, Ana, tudo beMMM? Os pendentes devem ficar entre 30 e 50 cm do canto da cabeceira. A altura que você o pendura é que determina o tanto de luz que ele fornecerá. Para leitura, o ideal é você utilizar 1,20 m acima do piso se não houver nenhum móvel embaixo. Se você usa criado-mudo, o ideal é deixar 90 cm acima dele.

  24. Olá, Ana, tudo beMMM contigo? Aí depende muito de onde você vai utilizá-los. Você poderia ser mais específica para que nossa resposta seja mais completa? Por exemplo, se você for utilizar os pendentes em cima da mesa, o ideal é que você deixe 1/4 de cada lado da medida total da mesa sobrando. O número de pendentes que você prentede utilizar também influencia a conta. Por exemplo, se você quer usar três lustres, o ideal é encontrar o ponto central da mesa e aí fixá-lo. Depois você deve encontrar o ponto médio entre esse primeiro pendente e a extremidade do suporte ou do móvel que você está usando como base. A medida encontrada será a utilizada para pendurar os outros dois pendentes. Se pudermos te ajudar com informações mais específicas é só escrever para a gente. :)

  25. Olá, Patrícia, tudo beMMM contigo? O ideal é sempre deixar 1/4 de cada lado da mesa livres. No seu caso, seriam exatamente 0,5 de cada lado. Por isso, seu pendente pode ter, no máximo, 1 de diâmetro. :) Se você quiser, você também pode apostar em dois pendentes e dividí-los com 0,5 ou menos cada.

  26. Olá, Katherine, tudo beMMM? O importante, nesse caso, não é a largura da cama, mas sim o espaço que resta entre ela e a parede do seu quarto. A média de espaço que deve ser deixada entre o canto da cama (ou da cabeceira) e o centro do pendente é de 30 a 50 cm. Também é importante lembrar que a altura do pendente faz toda a diferença na iluminação para o seu quarto. Se você vai utilizá-los sem nenhum móvel abaixo, deixe-os entre 80 cm e 1,20 m acima do piso. Se você for utilizar criados-mudos, pode deixar em torno de 60 e 90 cm acima dele. :)

  27. Olá, Katherine, tudo beMMM? Na verdade, o tamanho da cama não é tão importante nesse caso. A altura será escolhida dependendo do formato da luminária que você vai utilizar. O ideal é que a distância entre o tampo do criado-mudo e da luminária seja entre 30 e 50 cm.

  28. Katherine Pinheiro em

    Bom dia,gostaria de saber qual distancia para colocar pendentes ao lado da cama de casal numa cama com 1,60m de largura

  29. Bom dia tudo bem?
    Por gentileza gostaria do contato de e-mail de seu dep. de Compras, para enviar uma apresentação de minha empresa pra vcs.
    Sou fabricante de Luminárias Pendentes Decorativos , e estou buscando novos parceiros para trabalhar conosco.
    Muito obrigada, exceelente semana!!!!!
    lela Soares
    11-4098-1498

  30. parabéns! Adorei os branquinhos de arame. Teria como me indicar onde encontrar? Grata e feliz 2015!

  31. Oi Patrícia, tudo beMMM? Seu pendente deverá ser pendurado entre 70 e 80 cm do tampo da mesa. Encontramos esta informação no eHow: “Para um lustre único centralizado sobre a mesa, escolha uma instalação com metade da largura do tampo da mesa. Para exemplificar: uma mesa retangular com 1,2 metro de largura requer um lustre de 60 centímetros de diâmetro. Sobre uma mesa circular de 1 metro de diâmetro, é melhor instalar um lustre de 50 centímetros.”

    Esperamos ter ajudado!

    Beijocas

  32. Bom dia!

    Estou com uma dúvida e acredito que vocês saibam como me ajudar… Tenho uma mesa de jantar de 2,00 x 1,20 e gostaria de saber qual medida de pendente ficaria melhor nela:
    340 mm de diâmetro x 370 mm de altura (este parece o desenho daquele chocolate Hershey, parece uma gosta achatada em baixo.

    Ou

    40 cm x 25,8 cm

    Obrigada!!!

  33. Boa tarde,

    Tenho uma mesa de jantar retangular, com medida de 2,00 por 1,20.

    Quero comprar uma luminária tipo pendente, mas estou com dúvida sobre o diâmetro que o pendente poderá ter em relação as medidas da minha mesa.

    Minha dúvida NÃO é sobre a altura do tampo e do pendente.

    Minha dúvida é: QUAL O DIÂMETRO UM PENDENTE DEVE TER PARA UMA MESA RETANGULAR DE 2,00 X 1,20?

    Obrigada!!!!

  34. Pingback: Decoração – lustres e pendentes | BlogPortobello

  35. Adorei o tema, mas fiquei com dúvida quanto a distância mínima entre os pendentes. Gostaria de usar 3 no meu espaço. Qual a distância ideal eles? E a distância mínima entre o primeiro e a parede?.

    obrigada!

    Ana Paula Naglieri

  36. Pingback: Pendentes na Decoração | Amoedo Revista Virtual

  37. Oi Ana! A distância do tampo da mesa de cabeceira e luminária pode variar entre 30 e 50 cm. Como o quarto é uma ambiente de relaxamento, um dimer para controlar a intensidade da iluminação dessa luminária é um recurso eficaz. :)

  38. Oi Tatiana! Você encontra em lojas especializadas em luminárias e em lojas de decoração da sua cidade. As lojas grandes como Cassol e Leroy Merlin também vendem lustres. :)

  39. Tatiana Botelho em

    Adorei o tema pois estou atras desses lustres pra minha cozinha nova. O ideal seria vcs indicarem locais aonde poderíamos encontrar esses modelos e outros.

  40. E a altura ideal dos pendentes na cabeceira?
    Às vezes acho muito altos nas fotos para quem lê deitado… qual seria a medida?