Minha casa, Minha cara

As formas geométricas como os triângulos, quadrados, círculos e retângulos, são vistos com frequência na moda e na decoração. E não é para menos, né? Elas deixam qualquer roupa e qualquer ambiente com um ar todo moderninho lindo de morrer. Na composição de diferentes espaços do nosso lar, elas estão presentes nos papéis de parede, nas estampas de tecidos para almofada e até mesmo personalizando móveis antigos.

(Via)

E decorar com formas geométricas talvez seja uma das formas mais antigas de personalizar um espaço – e também a mais duradoura e atemporal. Estudos mostram que desde a época das cavernas é possível encontrar retângulos e quadrados estampando paredes e tetos. Assim como na Grécia antiga, durante o movimento da art déco, nos anos 70, etc.

(Via)

Hoje elas são usadas para trazer textura e personalidade a ambientes de vários estilos, preferencialmente em espaços sem muitos detalhes e estampas contrastantes para não pesar. Na cozinha abaixo, por exemplo, podemos ver desenhos geométricos no ladrilho hidráulico do piso e em uma pequena faixa da parede. Por mais que a padronagem seja marcante, os outros objetos lisos deixam a composição completamente harmoniosa.

(Via)

As formas geométricas também são perfeitas para dar um ar retrô a um espaço. Combinadas com móveis de pés palito e outros acessórios antigos, elas caracterizam ainda mais o estilo, como é o caso do lavabo abaixo:

(Via)

Quadrados, triângulos e retângulos em adesivo vinílico ou papel contact, são uma ótima forma de renovar um móvel com pouquíssimo esforço. Recortando várias formas idênticas e fazendo diferentes combinações na superfície da madeira, dá para chegar em um resultado modernoso mais ou menos assim:

(Via)

Tem sujeira de tinta? Não. É caro? Também não. Requer muita habilidade ou conhecimento? Tsc, nada. Então embarca nessa ideia para renovar aquele móvel que você tanto ama e que estava aguardando por uma ideia que o salvasse do esquecimento. Formas geométricas em papel contact ou adesivo vinílico neles! Assim, pra ontem. smile

(Via)

Você curte usar formas geométricas na decor da sua casa?