Minha casa, Minha cara

O que significa DIY? A gente te conta aqui!

Não há nada melhor do que usar e abusar da própria criatividade na decoração de um novo cantinho da sua casa, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém melhor do que você para definir a personalidade de cada cômodo do seu lar. A decoração “do it yourself”, ou “faça você mesmo”, é a forma de decorar a sua cozinha, sala e quartos, utilizando objetos feitos por você.

Foto: Momo und Carla

Mas relaxa: não há nada de complicado nisso, muito pelo contrário. Acaba se tornando um hobby delicioso que com certeza vai se tornar uma ótima atividade para ocupar o tempo livre. Para exemplificar e estimular seu lado criativo, aqui vão algumas dicas de objetos de decoração possíveis de serem realizados no melhor estilo DIY!

Patchwork na decoração

Foto: Revista Glamour

Tecidos antigos, com as mais variadas cores e estampas, podem dar forma a uma colcha, uma capa de almofadas ou até mesmo uma cortina feita de patchwork. Os retalhos, que podem ser de tamanhos diversos, quando dispostos de maneira harmoniosa, dão um toque diferenciado e incrível a qualquer lugar da casa.

Molduras de quadros

Foto: Vanessa Volk – Pé Direito Arq

Aquela moldura que não deu certo com seu quadro e que estava encostada em algum depósito, pode ficar linda e sofisticada na sua parede. Descarte imediatamente a possibilidade de jogá-la no lixo! Com um pouco de criatividade é possível transformar um ambiente fazendo montagens contemporâneas com molduras vazias de todos os estilos: moderna, romântica ou retrô.

Decoração verde para dar vida ao ambiente

Foto: Oh So Very Pretty

E para os mais ousados, também vale se inspirar em criações inovadoras! O designer Patrick Morris teve a incrível ideia de pendurar vasinhos de flores de ponta-cabeça. Parece estranho mas fica incrivelmente bonito. O designer criou a Sky Planter, com a intenção de modificar aquela antiga ideia de que lugar de plantinha é em vaso sem graça, de preferência em cima de alguma mesinha escondida. Além de exaltar delicadeza, a criação ainda é vantajosa para o meio ambiente. Morris garante que a plantinha requer menos água e precisa ser regada apenas de uma a duas vezes por mês.

A imitação “do it yourself” fica igualmente bonita e utiliza materiais simples para sua confecção:

Post original: 20 de maio de 2010.
Última atualização: 27 de janeiro de 2022.

23 Comentários

  1. Oi Bruna! Não sei te informar exatamente da onde é, pois o post é antigo. Mas você consegue encontrar várias outras almofadas de patchwork por aí.

    Fazendo uma busca rápida no google, encontrei esta daqui: http://www.airu.com.br/search/produto?pf.sorting=lowest_price&pf.categoryId=332&gclid=COWe2I6Cnq4CFQpZ7AodPUhWew

    Também vendemos na nossa loja almofadas bem fofas de Patchwork. Olha só: http://meumoveldemadeira.com.br/decoracao/na-sala/almofada-fuxicao

    Espero ter ajudado!
    Um beijo

  2. Olá amei o minha casa minha cara.
    Gostaria de receber o passo a passo traduzido para português do faça você mesmo do vasinho com a bromélia, feito de latinha e filtro de papel de café que está no site design sponge. Obrigada.

  3. Ariane Barreto Gonçalves em

    Adorei!!!!!!!!!! Existe algum curso passo a passo aqui em Salvador. Gosto muito de plantas e gostaria tb de aprender reciclagem.
    Agradeço desde já,
    Ariane

  4. Pingback: Seus objetos com a sua cara | Minha casa, minha cara

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂