Minha casa, Minha cara

Década de 90

Os anos 90 parecem estar logo ali, fresquinhos em nossa memória, lembranças de um passado recente. Também temos a sensação de que ele é o que mais se aproxima da decoração que podemos ver, atualmente, com suas características presentes em diversos lares. Entretanto, por mais recente que a década de 90 pareça ser, existem vários movimentos e tendências específicos da época que não se lembramos com clareza. Você sabe dizer quais são? Então, vamos lá!

É na década de 90 que profissionais da decoração conseguem se juntar para transformar este gosto comum em um verdadeiro negócio que gerava retorno. O profissional de decoração passou a ser valorizado e cada vez mais consultado para interferir nas composições das casas. Outra marca fortíssima dos anos 90 é o minimalismo, movimento que priorizava as formas simples e cores neutras.

Os objetos e a arquitetura, no minimalismo, visavam a uma redução visual de adereços e detalhes desnecessários em produtos e fachadas de casas e prédios. Muitas vezes, essa tendência ficou conhecida por valorizar a estética em detrimento do conforto. Os lofts também ganharam maior espaço, no Brasil e no mundo, reduzindo o tamanho e as divisórias das casas.

Nomes como Phillipe Starck e Norman Foster recebem destaque e prestígio, com peças icônicas que se tornaram objetos desejadíssimos da época. Como exemplo a luminária Miss Sissi de Starck, uma marca do minimalismo:

A madeira predominante nos ambientes é o pau-marfim, tanto no mobiliário quanto no piso, clareando as composições. O mix de estilos também é forte: peças de diversas tendências e proveniências diferentes são mantidas em um mesmo cômodo em plena harmonia.

A preocupação com o meio ambiente e culturas sustentáveis começa tímida na década de 90, ganhando mais força na transição 90-2000. Os Irmãos Campana se destacam no Brasil e no exterior com seus móveis e produtos explorando a sustentabilidade. Madeiras, plásticos e tecidos reutilizados eram transformados em peças incríveis nas mãos dos designers.

E você, sabe destacar algo a mais dessa época? Comente! smile