Minha casa, Minha cara

Prateleiras são ótimas e funcionais em qualquer ambiente da casa, da área de serviço ao quarto e sala de estar. Muito além de úteis, elas também são ótimos acessórios decorativos, graças à grande variedade de modelos e estilos que encontramos hoje. Como se não bastasse, a prateleira muitas vezes é a solução perfeita para manter espaços pequenos organizados. Tá bom pra você ou quer mais? (:

E se até hoje você precisou da ajuda de alguém para fixá-la na parede, saiba que a prateleira ainda tem um atrativo bônus: ela é facinha facinha de instalar. Então bora arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, porque não existe nada melhor do que a independência na hora de deixar a casa da gente mais bonita.

Você vai precisar de:

  • Prateleira
  • Trena
  • Lápis
  • Furadeira
  • Brocas
  • Buchas
  • Fita crepe
  • Jornal
  • Parafusos

Forre o chão com jornal para evitar a sujeira na hora da instalação. Com a ajuda da trena, meça a altura em que a prateleira vai ficar e faça marcações na parede com o lápis. Cole fita crepe no lugar dos furos, para evitar com que a superfície ao redor do furo estoure.

Pegue a furadeira com firmeza, coloque-a a um ângulo de 90° da parede e faça os buracos. Dica: se sua parede for muito lisa e você estiver insegura quanto ao uso da furadeira, faça primeiro um furo menor com prego e martelo, assim vai ficar mais fácil encaixar a broca da furadeira.

Retire a fita crepe e encaixe as buchas com cuidado, para não alargar os furos.

Parafuse o suporte na parede e depois encaixe a prateleira, ajustando-a com cuidado.

Algumas prateleiras como várias da Meu Móvel de Madeira, não vão acompanhadas de suporte, apenas de buchas e parafusos. Isso porque elas são instaladas com a ajuda de um encaixe que já vai fixo atrás do móvel, como mostra a ilustração abaixo.

Na hora de fazer a instalação deste modelo o processo é o mesmo, o que muda é que ao invés de fixar o suporte, você vai encaixar a prateleira direto na bucha com o parafuso. Simples e fácil.

E aí, gostaram? Quem se animou para colocar a teoria na prática e fixar sua primeira prateleira?

Fonte das imagens: Blog

14 Comentários

  1. MMMuito bem apontado isso, Marcela! Fazer as coisas a gente mesmo é uma delícia, mas às vezes só um especialista para entender 100% do que precisamos, né?! Que bom que ela fixou e que pena que você ficou com essa impressão e não consegue aproveitar totalmente sua prateleira!

  2. Eu fui instalar uma prateleira daquelas grossas que suportam mais de 30kg e, após a instalação, caiu na minha cabeça. Fiquei desolada. Resolvi chamar um pedreiro, ele percebeu que também cairia com ele. O motivo é que minha casa é antiga e conforme vai furando a parede, o furo vai expandindo com maior intensidade do que se fosse uma parede nova. A solução foi pegar uma bucha maior, no caso de 10 (a original era de 8) e acabou firmando. Mesmo assim não confio colocar 30 kg na prateleira. Coloco coisas leves. :-)

  3. É apenas um suporte que já vem com a prateleira, Cassia. Nem todos são assim! Cada uma vem de um jeito :) Mas a ideia é a mesma, bucha e parafuso pra segurar!

  4. Oi Regina, tudo bem? Funciona assim: para cada bucha há um parafuso correspondente. Se a bucha é número 8mm, você precisa utilizar o parafuso para a bucha número 8mm. Quando você for em lojas de construção, basta pedir uma bucha de um tamanho e seu parafuso correspondente.
    Beijocas e obrigada pela visita!

  5. Minha maior duvida é: O diametro da bucha tem de ser maior ou menor que o diametro do parafuso? Pois me disseram que se o parafuso tem 10milimetros de diametro a bucha tem de ter 8 milimetro isso é correto?

  6. Maravilha…

    Faço tudo isso, menos furar a parede rsrsr, não consigo segurar a furadeira…
    O pap que passaram aqui foi muito bom…

    Obrigada..

  7. Gostei muita da dica e incentivo, pois estava querendo fixar uma prateleira no quarto da minha filha e já estava pensando que teria que encomodar meu sogro pra fazer isso. Valeu!