Faça você mesma letras decorativas e ainda aprenda como usá-las como pinhatas para divertir qualquer festa!

Um dos assuntos que as pessoas mais procuram aqui no blog é como fazer letras decorativas. Há algum tempo atrás, ensinamos vocês como aproveitar papelão (e as caixas da MMM) para fazer letras decorativas em casa com um passo a passo supersimples de executar! <3 Hoje, queremos te ensinar algo a mais: como fazer letras decorativas que também podem ser utilizadas como pinhatas!

Mas, pera aí: o que é essa tal de pinhata? Pinhata é uma brincadeira inventada em países como Portugal e Espanha e difundida especialmente no México, onde uma panela coberta por papel crepon e recheada de doces fica suspensa no ar enquanto as pessoas de uma festa, vendadas, precisam quebrá-la com um bastão para liberar os doces. Como a brincadeira é extremamente famosa entre as crianças, a panela – que poderia, inclusive, ser perigosa e machucar alguém – foi substituída por bichinhos feitos de papelão e acabou por conquistar adolescentes e até adultos. Bora descobrir como fazer letras decorativas e como fazer uma pinhata com ela para festas e comemorações?como fazer letras decorativasVocê vai precisar de: papelão, estilete, caneta, régua, fita crepe, papel crepe e cola.

Como fazer letras decorativas? (1) No primeiro momento, nós vamos montar a estrutura da letra decorativa. Este passo a passo pode ser utilizado para qualquer formato e/ou tamanho de letra e número decorativo da sua preferência. Escolha o tamanho que você pretende fazer a sua letra decorativa ou o seu número (como é o caso deste passo a passo) e desenhe-o em um papelão com lápis. Se você não leva muito jeito com desenho a mão livre, nós indicamos que você imprima a letra ou o número em papel sulfite, recorte com uma tesoura e use de base para fazer o contorno no papelão. Você pode usar o passo a passo que ensinamos anteriormente! :)

Em seguida, corte duas camadas iguais com esse desenho. (2) Com os dois lados da sua letra decorativa feitos, é hora de definir quão grossa você quer que ela e a sua pinhata sejam. Recorte tiras de papelão para ligar os dois lados levando em consideração todo o contorno da letra e não os pequenos pedaços dela. (3) Com os quatro pedaços de papelão de como fazer letras decorativas em mão, é só usar a fita crepe para colá-las, reforçando tanto o lado de fora quanto o de dentro. (4) Na hora de colar, tente não recortar os pequenos pedaços da profundidade e, sim, dobrá-lo ao longo da sua necessidade. É importante lembrar que, se você está fazendo essas letras decorativas para usá-las como pinhata, antes de colar a segunda parte inteira da sua letra, você deve enchê-la de doces. Isso deixará o trabalho um pouco mais complicado, mas igualmente gratificante no final! ;) como fazer letras decorativas e pinhatas passo a passo da baseComo enfeitar minhas letras decorativas? Existem diversas opções. Você pode decorar suas letras com tecido,  ou personalizá-las misturando pintura e tecido. Ainda existe a opção de fazer desenhos com papel contact, pintar com tinta normal ou até mesmo colar pedras, moedas, entre outros. Se você quiser, também dá para se inspirar neste passo a passo e decorar sua letra decorativa com papel adesivo.

Agora, se você quiser aprender como fazer uma pinhata original, esta parte é essencial no seu DIY, porque a decoração faz toda a diferença no visual dela. :D Para decorar a pinhata de forma tradicional, vamos usar o papel crepe. (5) Mantenha o rolo de papel crepe enrolado e corte-o em pedaços de acordo com as larguras do seu número ou da sua letra decorativa. (6) Depois, use a tesoura para cortar pequenas linhas retas em cima e em baixo do rolo, sem separá-lo por completo, deixando um centro inteiro que vamos dobrar mais tarde. (7)  Recortes feitos? Ótimo! A ideia agora é abrirmos o rolo de papel crepe e dobrarmos os dois lados de franja de forma que possamos aproveitá-las sem ter que separá-las. Nossa sugestão é que você dobre os dois lados deixando uma franja mais alta que a outra, formando uma escama para a sua pinhata.

(9) Você pode colar suas franjas retas ou se divertir um pouco fazendo pequenas ondas com elas. Nós achamos as ondinhas mais bonitinhas e, por isso, medimos um espaço que achamos que ficaria legal para cada onda ter (8) e marcamos ele com uma caneta para usar de base na hora de passar a cola e desenhar as ondas no papelão. (9) Com os pontos como guia, passamos cola branca em formato de ondas e começamos a colar nosso papel crepe! Repita esse processo até ter coberto a pinhata inteira e pronto! Você tem uma nova forma de diversão para a sua festa! :D Você pode fazer franjas de quantas cores quiser, brincar entre as mais curtas e as mais compridas e até mesmo recortar pedaços compridos de fita crepe e colá-los inteiros na sua pinhata. O objetivo é que você se divirta e ammme o resultado! <3 como fazer letras decorativas e pinhatas passo a passo da decoracaoGostou de aprender uma nova forma de como fazer letras decorativas? Conta para a gente: você pensa em usar a pinhata em alguma festa este ano? O processo todo para criar letras decorativas e transformá-las em pinhatas vai levar em torno de 1 hora a 1 hora e meia, mas, ao nosso ver, vale a pena. Esperamos que vocês tenham se divertido! Qualquer dúvida, deixa um comentário! ;)

Se você quiser, você também pode usar suas letras decoradas para montar um quadrinho decorativo para o seu quarto ou o quarto do seu filho. Contamos muito sobre como usar letras decorativas em quartos infantis e ensinamos como montar um quadro com letra decorativa neste post.

As fotos e passos foram retirados deste site.

Deixe seu comentário ;)