Minha casa, Minha cara

A inspiração está em cinco aconchegantes quartos de hotéis de diferentes partes do mundo

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira

Janeiro não é apenas mês de férias para muita gente. É também a melhor época do ano para renovar a decoração. É quando as lojas do segmento promovem grandes e tentadoras liquidações

Quem não teve a chance de viajar, pode sentir o gostinho das acomodações de alguns dos mais charmosos hotéis do mundo vendo as fotos selecionadas para este post. E, aproveitando as liquidações, encontrar nas imagens ideias para fazer do seu quarto a feliz união de sonho e realidade.

Porque os ambientes mostrados aqui são o oposto da decoração impessoal que define a maioria do setor hoteleiro. São quartos de hotéis do tipo boutique, personalizados e marcados pelo clima de uma casa de verdade. Ou melhor, pelo que há de mais gostoso em uma casa de verdade.

Rústico chique na Grécia – Casa Cook

quarto de hotel ao estilo escandinavo

O concreto polido veste pisos e paredes. A madeira crua dá forma ao mobiliário focado no essencial. Variadas fibras naturais modelam tapetes, cestos, almofadas, mantas e luminárias.

Essa é a base da charmosíssima decoração das áreas sociais e dos 100 quartos da Casa Cook, inaugurada em meados de 2017 com projeto arquitetônico do escritório Mastrominas ARChitecture. Desde então, esse hotel boutique na ilha grega de Kos já estampou as páginas de algumas das mais importantes revistas internacionais de decoração, como Wallpaper e Elle Decor Itália.

O contraste entre texturas lisas e rústicas dá o norte ao projeto de interiores, assinado pela designer de interiores Annabel Kutuku e pelo estúdio alemão de design Lamb and Lions. Às texturas soma-se a paleta de cores naturais que abraça tons de cinza, bege e marrom, influência do norte da África, segundo Remo Masala, diretor criativo do grupo Thomas Cook, proprietário do hotel. 

O resultado é uma atmosfera relaxante, sublinhada por um luxo discreto.

 

quarto de hotel escandinavo

Fotos: George Fakaros e Georg Roske

Urbano e inovador como Barcelona – Ohla Eixample Hotel

quarto de hotel moderno

Foto: Adriá Goula

Nada de tecido, papel ou couro na parede da cabeceira. Neste quarto do Hotel Ohla localizado em Barcelona, a opção foi por plaquetas cerâmicas compondo um mosaico que vai de cinza a preto. Como se não bastasse surpreender no material, o arquiteto Daniel Isern também inovou na paginação vertical das peças. Bem diferente do padrão horizontal adotado pelo metrô londrino há décadas e hoje um hit em casas e apartamentos, inclusive no Brasil. 

Ao converter um edifício de escritórios dos anos 70 neste moderno hotel inaugurado em 2016, o arquiteto adicionou linhas geométricas, acabamentos industrializados e uma pitada de design escandinavo. A receita se traduz em pisos de cimento polido, paredes azulejadas, divisórias de vidro, móveis delgados de madeira clara e economia de cores. O visual é nitidamente urbano, mas exala conforto. Quem me dera ter ao lado da cama uma banheira tão convidativa…

A China no melhor estilo – Pure House Boutique Hotel

quarto de hotel grande na chinaFoto: Arch-Exist, MConcept

A mesma China internacionalmente conhecida por muitas vezes fabricar produtos de qualidade duvidosa, hoje produz hotéis boutiques de primeiríssima linha. E em quantidade! O Pure House é só um dos exemplos – mas um belíssimo exemplo.

Com apenas 13 quartos, o hotel ergue-se na região entre as montanhas Cangshan e o lago Erhai. O projeto foi concebido pelos proprietários, arquitetos do Yueji Architectural Design Office, que contaram com a colaboração do escritório SignYan Design para elaborar os interiores da construção.

O branco predomina em todos os ambientes, sempre temperado pelos elementos de madeira, numa combinação que proporciona uma incrível tranquilidade visual. Apesar de grandes, os quartos contam com um número reduzido de móveis, o que acentua a sensação de espaço. Nem por isso perdem em conforto, já que a cama vem escoltada por mesinhas de cabeceira, um recamier, uma cômoda e um armário solto que não chega até o teto. Delícia!

Se é da Suécia, é escandinavo de verdade! – At Six

quarto de hotel escuro com espelho em cada parede ao lado da janela

Sabe qual é o truque para potencializar a luminosidade natural neste quarto com tantas superfícies escuras? Posicionar um espelho de cada lado da janela! Essa solução também vale para ambientes claros, mas será de especial valia caso você deseje montar um quarto inspirado nos cômodos do At Six, hotel cinco estrelas de Estocolmo, capital da Suécia.

A luz que entra pelas janelas do hotel valoriza a paleta de tons aconchegantes da decoração. Destaca a bancada de mármore verde alpi, o aço escurecido das esquadrias, os painéis de madeira que cobrem parte das paredes, o veludo da chaise longue ao lado da cama.

O visual contemporâneo e fashion logo atraiu fãs. O projeto, criado pelo escritório inglês Universal Design Studio para renovar o edifício cinquentenário que sedia o hotel, contribuiu para o rápido sucesso do At Six. Em 2017, o empreendimento saiu vencedor de premiações como o AHEAD Europe Awards, que lhe deu o título de Melhor Hotel.

quarto de hotel com espelho

Fotos: Andy Liffner

A alegria vem do México! – Tiki Tiki Hotel

quarto de hotel colorido no mexico

Ao navegar no site deste simpático hotel em Tulum, duas coisas chamam a atenção.

A primeira é a sugestão de tempo de hospedagem: 15 noites. “Por quê?”, eu me perguntei. E ao continuar a leitura do texto, descobri a resposta: é o tempo necessário para experimentar cada um dos 15 quartos do Tiki Tiki.

A segunda informação que me atraiu diz respeito aos preços, já que as diárias custam a partir de 100 dólares, um valor pra lá de convidativo em se tratando de um endereço tão charmoso.

Eu adorei a proposta inspirada na Miami Beach dos anos 50. A paleta de azuis esverdeados lembra o mar que fica ali pertinho e harmoniza com a mata ao redor. O mobiliário aproveita a beleza dos tons e veios de madeiras da região, que também são a matéria-prima de portas e janelas. Quem assina o projeto arquitetônico e os interiores é o arquiteto mexicano-suíço Arturo Zavala Haag. É ele, ainda, o ‘culpado’ pelas incríveis estampas dos ladrilhos que dão um ar retrô aos pisos.

quarto de hotel com piso de ceramica colorido no mexico

Fotos: Andy Liffner

E aí? Gostou? Então trate de aplicar as ideias na sua própria casa!

Comentários não estão permitidos.