Minha casa, Minha cara

Como fazer uma ceia de Ano-Novo deliciosa

A ceia do Ano-Novo, além de muito saborosa, é repleta de superstições e tradições antigas que se mantêm fortes e presentes em todo fechamento de ano. Preparada com muita dedicação, ela é parte essencial da festividade, que tem como uma das principais características as famosas simpatias para reservar sentimentos positivos para o novo ano que começa! Sendo ou não supersticiosa, todas as comidinhas típicas da festa são maravilhosas – o que é o mais importante.

A lentilha é talvez um dos alimentos mais famosos da celebração. Simboliza fortuna, sorte e prosperidade, além de lembrar o renascimento: de um grão enterrado na terra, renascem múltiplos grãos. Em toda comemoração, a tradição recomenda comer ao menos uma colher de sopa da lentilha! Você pode prepará-la com linguiça calabresa, para dar um gostinho.

As frutas também são bastante abundantes na ceia do Ano-Novo, cada uma com seu significado especial! A romã, por exemplo, representa a fortuna e a fertilidade. Por ter muitas sementes, ela simboliza nascimento em abundância. A simpatia para atrair fortuna, é que você coma a fruta e guarde as três sementes em um papel branco. Depois, é só guardar na carteira e torcer para que dê certo.

A uva, segundo a tradição, traz uma boa sorte para o ano que se inicia. A simpatia diz que é preciso comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, fazendo diferentes desejos para cada uma delas. Uma ótima desculpa para devorar essas delícias, não é mesmo?

A carne escolhida para a ceia, assim como no Natal, pode ser o porco. Animal com bastante carne e gordura, nos remetendo a fartura e a um ano de saciedade. O peixe também é uma boa pedida, caso você prefira. Prepare-os de acordo com seu gosto!

Não podemos deixar de esquecer o champanhe! Huuum! Um dos principais símbolos do Ano-Novo, desfrutado geladinho em toda a boa comemoração que se preze! Ele deve ser servido nas charmosíssimas taças do tipo tulipa ou flauta e, para mantê-lo gelado, um baldinho de gelo resolve o problema.

(Imagens: Google Imagens)

Qual prato não pode faltar na sua ceia de Ano-Novo? Você faz alguma simpatia especial nesta data? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário ;)