Minha casa, Minha cara

Entenda as diferenças de cada um e escolha o melhor pra você!

Você acabou de adquirir um novo apartamento ou está pensando em reformar algum cantinho da casa? A primeira decisão a respeito da decoração são os revestimentos: eles serão a base de tudo que virá depois. Pisos frios, como o porcelanato e o granito, são uma ótima pedida na maioria dos casos. Entretanto, nenhum outro material traz o conforto e o aconchego da madeira. Dessa forma, para facilitar a sua escolha, reunimos aqui dois tipos de piso muito utilizados para proporcionar conforto e acolhimento. Piso vinílico ou laminado? Qual será o seu escolhido?

Piso vinílico

Uma ótima aposta para quem busca por durabilidade e conforto! Apesar de ter uma espessura mais fina que os demais, o piso vinílico é ecológico – ao passo que é confeccionado a partir do plástico reciclado. Uma vez que possui aplicação simples e sem sujeira, tem conquistado muitas pessoas que adoram as vantagens do piso vinílico.

Piso vinílicoPor ser plastificado, o piso vinílico é mais resistente à água do que o piso laminado e o de madeira. Isso faz com que seja mais fácil de limpar – perfeito para quem tem crianças e animais em casa. Além disso, é o piso mais silencioso, é antialérgico e anti-chamas.Na hora de comprar, você o encontra disponível em uma variedade grande de cores e texturas, detalhe que facilita bastante na hora da escolha. É indicado para áreas internas, menos o banheiro. O contato constante com a água pode, todavia, acabar danificando a cola.

Piso laminado

O piso laminado é o que mais se aproxima visualmente da madeira propriamente dita. Ainda com a vantagem de ser mais barato e mais resistente que a madeira. Assim como o piso vinílico, ele também é instalado de forma muito fácil e sem sujeira. Seu sistema de instalação conta com uma manta e fixação por cola ou por encaixes.

Colocação de piso laminado

O piso laminado, como o próprio nome sugere, é composto por lâminas e aglomerados e por uma camada superior protegida com resina melamínica. Fabricado a partir da madeira de reflorestamento, ele também é um material ecológico e pode ser encontrado nos mais variados acabamentos podendo imitar perfeitamente a madeira.

Piso laminado decoração

A desvantagem em relação ao piso vinílico é que ele não é resistente à água, por isso, pode ser danificado pela umidade mais facilmente. Além disso ele não proporciona o mesmo conforto acústico, mas tem a vantagem de ter uma aparência mais aconchegante, menos artificial.

Piso laminado

Diante de todas estas informações, qual das duas opções você prefere? Piso vinílico ou piso laminado? Comente aqui embaixo!

Fonte das imagens 3 4 5 6

 

Post atualizado em: 08/10/2018 às 16:43

14 Comentários

  1. Como a Thaís Xavier comentou, existe o vinílico de encaixe. São dois tipos de vinílico. Estou em dúvida se fico com este ou o de colagem.

  2. Olá, Meriene, tudo bemmm? Acreditamos que, nesse caso, é melhor você chamar um profissional para analisar a situação ao vivo. Ao nosso ver, é melhor não colocar em cima, mas às vezes ao analisar de perto, pode-se chegar a outra conclusão. :)

  3. Coloquei no meu apartamento porcelanato líquido odiei. Acho que a pessoa que contratei para realizar o serviço não tinha experiência e acabou com meu sonho. Agora penso em colocar o piso vinílico. A minha pergunta é o seguinte posso colocar em cima. Eu fico preocupada pq o piso porcelanato já foi colocado em cima do piso. A preocupação por ser apartamento.

  4. Verdade, Deborah! É importante ver ao vivo, tocar, experimentar. :) Em lojas de construção sempre tem várias opções pra conhecer direitinho e não errar na escolha!

  5. É sempre aconselhável verificar as necessidades, pois os 2 estilos apesar de parecidos, tem diferenças que podem não agradar ou não atender o que se precisa conforme o post explicou, de qualquer forma não resta dúvidas quanto ao conforto térmico, pois ambos deixam o ambiente mais aconchegante.

  6. Olá Elizabete, tudo beMMM? Acredito que é fácil substituir a peça sim, porém não indicamos que você instale o piso por conta. Ele é de fácil instalação, mas precisa ser instalado com a ajuda de um profissional. Geralmente nas lojas que vendem pisos eles já indicam alguém que faça esse serviço. Para limpar piso vinílico você pode usar aspirador, vassoura ou um pano úmido com detergente neutro.
    Beijocas

  7. Adorei as dicas! Porém, tenho algumas dúvidas quanto ao piso vinílico, como: posso aplicar sem a ajuda de um profissional? E o arremate, como faço para cortar? Se descolar, é fácil substituir a peça? Qual a melhor forma de limpar esse tipo de piso? Obrigada!

  8. Oi Bruno! O piso vinílico pode sim. O laminado não, precisa ser aplicado no contrapiso. :) Beijocas e obrigada pelo comentário!

  9. Olá, pessoal.

    Sempre tive vontade de aplicar esse tipo de piso, mas tenho uma dúvida aparentemente boba: posso aplicar isso diretamente no piso (porcelanato, azulejo… não sei exatamente a diferença entre eles…rs) ou preciso retirar pra aplicar?!

    Obrigado!

  10. Olá, Nilton, tudo beMMM contigo? Desculpe, de qual aplicação o senhor está falando? Os tacos são de piso vinílico ou laminado?