Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para [email protected] com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?”

Os espelhos servem como peça de decoração, mas possuem a função de refletir, então, você pode usufruir de várias maneiras desse elemento decorativo. No entanto, é importante ter em mente que seu uso pode ser positivo ou negativo.

O uso do espelho em um corredor estreito e escuro é um ótimo recurso para dar amplitude aliado a uma boa iluminação, tornando esse ambiente bem mais agradável. 

(Maxima Interiores)

(Veronica e Bianca)

Os espelhos em sala de jantar devem ser colocados ao lado da mesa de jantar. Dessa maneira, duplicará o ambiente dando amplidão no espaço e o tornando mais alegre, e quando em uso o torna mais festivo.

Portanto, você pode fazer uso desse elemento decorativo em sua residência tendo em mente a sua função e valorizar tudo que  julgar belo e mereça destaque.

A forma pode definir as sensações e a qualidade de um espaço, divirta-se e varie muito.

(Arquitetura e Interiores)

(A Saber)

Aproveite para brincar, se divertir, utilizar novos materiais e transformar o espelho em uma composição de quadros.

(Renovalar)

Nos dormitórios, avaliar a necessidade de ampliar o espaço, refletir a luz, as cores e estimular os encontros, mas se deve cuidar com os exageros.

(Blog da Reforma)

(Fonte)

Em banheiros e closets, prefira sempre os espelhos antiembaçantes.

(Herbert Esteves)

O espelho deve ser tratado como um elemento-chave na arquitetura de interiores, que valorizará ainda mais o espaço.

(Guia Saúde)

Procure sempre espelhos de boa qualidade, boa procedência e associados a uma iluminação adequada.

(Casa Cor MS)

Como sua função em primeiro lugar é refletir, é preciso definir o que você quer evidenciar em seu ambiente. Então, o uso negativo do espelho seria em frente de portas, pois irão refletir e dar a impressão de ser outro ambiente e podem ocorrer pequenos acidentes.

 

 

 

por Luiz Fernando Hagemann e Vera Hoorn
7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Sociesc

7 Comentários

  1. Olá, Thais, tudo bemmm? Não conseguimos realmente imaginar a sua sala para lhe dar um feedback. :( Pelo que entendemos, o espelho ficaria atrás da sua televisão – é isso? O espelho tem a tendência de aumentar os ambientes, independentemente do número de móveis e materiais que ele reflete. ;)

  2. Olá, Maria, tudo bemmm? Nós não temos como avaliar a necessidade estrutural da sua escada e indicamos que um profissional o faça para garantir a segurança da sua família. <3 No lado estético, podemos dizer que não é necessário utilizar corrimãos dos dois lados de uma escada. As casas com um design minimalista, escandinavo ou mais moderno já usam escadas abertas ou só com um apoio. Fica chique e sofisticado, mas precisa combinar com o restante da sua casa. :) O material cromado fica lindo ao lado da alvenaria, independente do metálico escolhido. O granito também é uma ótima opção, especialmente se usado em tons mais escuros. Hoje, nós não trabalhamos com este material, então não podemos lhe passar um orçamento. Tenha um ótimmmmo dia!

  3. Boa noite:

    Tenho um sobrado com escada externa da porta social até a rua, ladeada pelos 2 lados de parede de alvenaria.

    Necessito da sua orientação para recobrir os degraus. Não posso gastar muito. Por isso peço sugestão sobre qual revestimento daria um visual bonito.

    São necessários dois corremãos, um de cada lado? Podem ser cromados ou outro material?

    São aproximadamente 26 degraus. Se fosse fazer em granito, vcs tem um orçamento provável?
    Aguardo e agradeço a atenção
    Maria

  4. Boa noite, meu nome é Thais, estou terminando meu sobrado e tenho uma dúvida muito grande.

    Quero muito fazer uma parede com espelhos mas estou com muito medo de ficar feio, ou o “efeito negativo”…

    Minha sala é em “L”, entra na sala de jantar e na curva fica a cozinha modelo americana, com balcão.

    Na parede do lado esquerdo da sala fica a escava vazada, na parede do lado direito queria colocar espelho em toda sua extensão. São 6 metros. É muito exagerado?

    No começo da sala quero colocar umas poltronas, ou fazer um outro espaço, embaixo da escada vazada quero um jardim, e no final da sala quase na altura da cozinha coloco a mesa de jantar.

    A dúvida, será que o espelho em toda a extensão da parede do lado direito refletindo tudo isso ficará bom??????????? SOS….

  5. Além do banheiro e lavabo que terão espelhão, estava na dúvida se coloco acima da cabeceira da cama e na parede da sala de jantar…A idéia dos espelhos nas laterais da cama me agradou muito! =)

    Bjuss