Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para [email protected] com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?”

Os espelhos servem como peça de decoração, mas possuem a função de refletir, então, você pode usufruir de várias maneiras desse elemento decorativo. No entanto, é importante ter em mente que seu uso pode ser positivo ou negativo.

O uso do espelho em um corredor estreito e escuro é um ótimo recurso para dar amplitude aliado a uma boa iluminação, tornando esse ambiente bem mais agradável. 

(Maxima Interiores)

(Veronica e Bianca)

Os espelhos em sala de jantar devem ser colocados ao lado da mesa de jantar. Dessa maneira, duplicará o ambiente dando amplidão no espaço e o tornando mais alegre, e quando em uso o torna mais festivo.

Portanto, você pode fazer uso desse elemento decorativo em sua residência tendo em mente a sua função e valorizar tudo que  julgar belo e mereça destaque.

A forma pode definir as sensações e a qualidade de um espaço, divirta-se e varie muito.

(Arquitetura e Interiores)

(A Saber)

Aproveite para brincar, se divertir, utilizar novos materiais e transformar o espelho em uma composição de quadros.

(Renovalar)

Nos dormitórios, avaliar a necessidade de ampliar o espaço, refletir a luz, as cores e estimular os encontros, mas se deve cuidar com os exageros.

(Blog da Reforma)

(Fonte)

Em banheiros e closets, prefira sempre os espelhos antiembaçantes.

(Herbert Esteves)

O espelho deve ser tratado como um elemento-chave na arquitetura de interiores, que valorizará ainda mais o espaço.

(Guia Saúde)

Procure sempre espelhos de boa qualidade, boa procedência e associados a uma iluminação adequada.

(Casa Cor MS)

Como sua função em primeiro lugar é refletir, é preciso definir o que você quer evidenciar em seu ambiente. Então, o uso negativo do espelho seria em frente de portas, pois irão refletir e dar a impressão de ser outro ambiente e podem ocorrer pequenos acidentes.

 

 

 

por Luiz Fernando Hagemann e Vera Hoorn
7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Sociesc