Minha casa, Minha cara

Nesse tempo em casa, que tal decorar a sua estante e deixá-la com “a sua cara”? Vem ver algumas dicas simples antes de começar.

Vai dizer, estamos há tanto tempo em casa que acaba faltando atividades para fazer nas horas vagas, né?! Uma coisa que estou aproveitando para fazer é decorar minha casa da forma que posso e também com o que tenho, para evitar saídas desnecessárias. E uma dica bacana que eu trouxe hoje para aproveitar este momento de isolamento social é decorar a estante!

Estante organizada.
Algumas pessoas tem dificuldade de saber como fazer uma composição de estante, como decorar, o que colocar e principalmente como deixar bonito sem exagerar e poluir o visual. Eu decorei uma estante de ferro que tenho no meu escritório e ficou super legal, além de bonito ficou funcional já que utilizo para guardar materiais que uso no dia a dia.
Com isto, eu trouxe umas dicas básicas para decorar a estante se você não sabe por onde começar:

Dicas para decorar a estante

Eu primeiro preciso dizer uma coisa que sempre falo: a decoração não tem regras. Claro, há tendências, há dicas e inspirações para você seguir mas, na minha opinião, você precisa decorar com o que você gosta e te faz se sentir bem. Para começar a decorar pense tudo que você quer deixar exposto: lembranças, livros, quadros, plantas, caixas, materiais de trabalho, etc.

Detalhes da estante organizada.

Mas neste momento você precisa abrir sua cabeça – Pense fora da caixinha! Não pense apenas em objetos de decoração em si, pense em objetos diversos que talvez você queira expor. Eu, por exemplo, coloquei uma caneta em formato de cachorro que tenho e adoro! Ou então DVD’s que nem assistimos mais mas que me trazem lembranças boas.

Separe tudo que você goste e queira expor, mesmo que seja bastante coisa. Afinal, na hora de montar a composição, você pode acabar não utilizando tudo. Ah, outra coisa: não se preocupe com a cor ou combinação dos objetos, o legal é mesclar tudo mesmo em vez de se preocupar em fazer tudo da mesma cor.
Se você precisa deixar à mão objetos utilizados no dia a dia, aposte em caixas organizadoras. As caixas decoram a estante sem deixar todos aqueles objetos à mostra, pois às vezes eles não são tão bonitos.

Montando a composição da estante

Tudo é teste: comece testando qual objeto fica legal com qual. Tente deixar uma distância mínima entre cada um nas prateleiras, para não ficar com cara de “apertado”. Uma dica é utilizar livros, empilhe alguns que goste e para finalizar, coloque um elemento pequeno em cima deles.
O legal é colocar objetos de diferentes alturas e tamanhos e entre eles, elementos menores como, por exemplo, vasinho de flor, um potinho pequeno e bonito ou uma vela, por exemplo. Se em uma prateleira você colocou um objeto alto, procure colocar objetos mais baixos juntos à ele.

Mais detalhes da estante organizada.

Quadrinhos encostados na parede também ficam superlegais já que dão a sensação de “unir” a estante com a parede. Você pode colocar um quadrinho em uma prateleira e outros dois em outra prateleira, por exemplo. Outra dica para decorar a estante é fazer “parzinhos”: coloque objetos que são duplos. Aqui na minha eu coloquei 2 quadrinhos que são da mesma coleção.

Detalhes da estante organizada.

Veja também: Como escolher uma estante para livros

Vá montando a composição, trocando os objetos de lugar, fazendo novas tentativas e para te ajudar a ver o resultado final, tire fotos! Muitas vezes, nós percebemos alguns detalhes apenas através de fotos, sabia?! Talvez você esteja montando a decoração e não estava gostando mas não sabe o porquê. Então, tire várias fotos de vários ângulos e veja o que talvez não esteja te agradando.

E pronto! Agora é só desfrutar da sua estante decorada! Ah, se quiser ver mais, eu fiz um vídeo lá no IGTV do meu Instagram mostrando o passo a passo de decoração desta minha estante.

Gostou das dicas? Comenta aqui embaixo!

 

Fotos: Arquivo pessoal.

Comentários não estão permitidos.