Minha casa, Minha cara

Em filmes, novelas, eventos e até mesmo nas vitrines tem um dedinho de um arquiteto. Não sabia? Vem ver que te apresentamos como é a arquitetura cenográfica.

Karla Araújo

Por: Karla Araújo

Quem não gosta de ir ao cinema e ver um bom filme na grande tela? Com toda a certeza, a sétima arte encanta a todos de formas diferentes. Mas você sabia que a arquitetura cenográfica é um elemento superimportante para que a produção cinematográfica possa acontecer? Vem ver que te mostramos como essa área faz a mágica acontecer.

Mas afinal o que é arquitetura cenográfica?

Arquitetura cenográfica de uma forma simplista e reduzida é a arte de se projetar espaços que visam a atender uma determinada necessidade um pouco diferente do comum, como a arquitetura de diversos cenários.

Cenário do multishow pensado por um arquiteto.

Cenário 4º temporada Vai que Cola – Multishow

Quando se fala em arquitetura cenográfica, como pudemos ver acima, o que nos vem à mente é cinema – que é uma produção de grande escala – mas é muito mais amplo: programas de televisão, bancadas de jornal, eventos, festas (até mesmo aquela infantil toda enfeitada de balão e figurinhas na parede) jogos e muito mais! Sempre há a necessidade de que os cenários tenham a ver com a temática. Quer ver um exemplo?

Ambientes dos sonhos na vida real

Quando vamos a um evento nerd que é baseado em super-heróis e quadrinhos, o que queremos ver? Queremos que o ambiente passe a sensação de que realmente estamos dentro desse mundo. E não há limites. Um exemplo bem claro disso foi a exposição que rolou ano passado em São Paulo em comemoração aos 25 anos de Friends. Foi experiência totalmente imersiva, em um ambiente que trazia referências bem claras aos cenários e as cenas da série, ativando a memória afetiva e trazendo a sensação de estar por ali.

E, isso tudo faz parte do que a Arquitetura Cenográfica proporciona: uma série de experiências sensoriais dentro de um espaço, de forma bem lúdica. Na construção de cada ambiente é preciso trabalhar com elementos como contraste de luzes, coloração, mobiliário, segurança do local e praticidade.

Imagine e faça!

Foto: ArchDaily

Deca Lab – Espaço de experiência e exposição dentro da Casa Cor 2019 – Mistura de espaço conceitual e ambiente real, o Deca Lab é uma instalação inspirada em obras de ficção científica, como o filme Blade Runner e também pelo trabalho da designer Neri Oxman, o Ciclo de Criatividade Krebs, que mostra em um gráfico circular como os campos de estudo ciência, engenharia, arte e design se integram durante um processo de criação.

Muito mais do que apenas filmes.

Quase sempre o profissional dessa especialização trabalha com filmes, novelas e séries, mas pode ir muito além: festivais, palcos, feiras, lojas, stands e vitrines. Por não serem cenários fixos, o arquiteto cenográfico sempre precisa desenvolver projetos fáceis e rápidos de desmontar e montar, pois em muitos eventos, novelas e filmes ele não pode ser fixo para facilitar na hora da filmagem das cenas.

A Arquitetura no tapete vermelho do Oscar.

Foto via Instagram do David Korins – Cenografia Oscar 2019 

Arquitetando eventos cheios de efeito

E essa versatilidade toda é muito bacana, porque permite ao arquiteto projetar diferentes espaços, em um curto período de tempo e nas mais variadas linhas possíveis. Todo projeto é diferente de outro. Se tomarmos observarmos um projeto de evento e um projeto de interiores, temos muitos conceitos da arquitetura como base, mas para a arquitetura cenográfica de eventos, por exemplo, é preciso ver ele como um todo e não um cômodo por vez.

Cores, luzes e muita diversão em projetos cenográficos para festivais musicais.

Foto reprodução/Pinterest: Palco Festival Tomorrowland na Bélgica

A Arquitetura é muito mais benéfica do que você imagina. Vem ver esse post sobre A influência da arquitetura no aprendizado das crianças.

Como desenvolver um projeto cenográfico

Na hora de pensar em projeto cenográfico, é importante ter ao lado grandes parceiros e todos estarem bem alinhados. Diferente de um projeto residencial que pode levar meses para ficar pronto, o cenográfico terá que ser montado muitas vezes em uma semana e muitos imprevistos podem acontecer. Então ter uma equipe extremamente alinhada é fundamental para conseguir reverter os imprevistos e entregar no prazo.

Esse museu é doce demais!

Karla no museu mais doce do mundo.

 Fotos acervo pessoal: O Museu Mais Doce do Mundo em São Paulo, Brasil – Exposição com vários cenários divertidos e que mostra através da cenografia uma imersão dentro do mundo dos doces.

Veja também mais uma das maravilhas que a arquitetura permite: Energia solar fotovoltaica abastece resort flutuante nas ilhas Maldivas.

Mas não é porque a entrega tende a ser rápida, que seu planejamento também deve ser. Tive oportunidade de fazer muitos projetos nessa área e o planejamento tende a ser bem minucioso, para garantir que desde o primeiro dia de execução até o último, seja tudo impecável.

Você também é apaixonado pela arquitetura cenográfica ou já trabalha com essa área? Conta para gente como é a sua experiência!

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Comentários não estão permitidos.