Os pratos de porcelana personalizados estão super na moda, e o melhor: é fácil de fazer em casa. Vamos tentar?

Helo Godioso

Por: Helo Godioso Fotos: Helo Godioso

Olá, pessoal! Eu sou a Heloisa, colunista aqui do blog MCMC. Vou me apresentar rapidinho antes de ensinar vocês a fazer um DIY muito fácil. Sou publicitária, caiçara do Guarujá e trabalho com produção de conteúdo. Adoro moda, comunicação, e claro, DECORAÇÃO heart Tenho um instagram onde compartilho minhas pirações sobre esse universo criativo e fantástico, é o @apezito103. Desde criança meu negócio é colocar a mão na massa e inventar moda. Quem vem comigo, personalizar pratos de porcelana?

Com certeza você já se deparou – seja na internet ou em lojas físicas – com aqueles pratos maravilhosos repletos de mensagens e desenhos fofos. Mas, você sabia que é superpossível de reproduzir essas peças em casa – e o melhor: com a mensagem que você escolher? Logo, mesmo se você tem zero habilidades manuais, com a técnica que vou ensinar, fica muito fácil reproduzir qualquer desenho!

É hora de aprender com um passo a passo simples, vamos lá!

Você só vai precisar de:

  • Canecas ou pratos de porcelana
  • Folha sulfite
  • Lápis
  • Palito de unha ou caneta sem carga
  • Fita crepe
  • Caneta própria para porcelana (vende na internet ou em lojas de artesanato)
  • A frase ou o desenho impresso que você quer reproduzir na peça

Como montar meu prato de porcelana personalizado?

1 – Primeiramente pegue um pedaço de sulfite (de um tamanho que dê para cobrir a superfície onde será aplicado o desenho) e pinte com um lápis de escrever comum. Este será o “papel carbono fake”

2 – Posicione esse papel carbono em cima do prato, com a parte pintada virada para baixo. Por cima dele, coloque o desenho ou a frase escolhida. Agora, antes de mais nada, prenda as folhas com um pedaço de fita crepe pra ter mais firmeza e o papel não ficar mexendo.

3 – Com o palito de unha ou a caneta sem carga, pressione por cima da frase para transferir o desenho para o prato.

4 – Retire os papéis com cuidado. Você terá o desenho marcado bem clarinho no prato.

5 – Agora, é só usar a caneta de porcelana e passar por cima, finalizando o desenho. Entretanto, para a tinta não sair, siga as instruções do fabricante. Normalmente pede-se que coloque a peça no forno a 160 graus por 90 minutos. Por fim, fazendo isso, você garante a durabilidade do desenho mesmo após a lavagem da peça.

Além disso, também é possível usar carimbos para fazer um modelo de prato minimalista:

Enfim, prontinho! Fácil! Dessa forma, dá vontade de sair pegando todas as peças de porcelana de casa e personalizar, não é? Portanto, mãos na massa!

Veja mais como usar pratos na parede e por fim como decorar com pratos.

Atualização do post publicado em 28/08/2019.

Banner telegram.

Helo Godioso

Olá, pessoal! Eu sou a Heloisa, nova colunista aqui do blog MCMC. Sou publicitária, caiçara do Guarujá e trabalho com produção de conteúdo. Adoro moda, comunicação, e claro, DECORAÇÃO <3 Tenho um instagram onde compartilho minhas pirações sobre esse universo criativo e fantástico, é o @apezito103. Desde criança meu negócio é colocar a mão na massa e inventar moda. Quem vem comigo?

Visite o site da Helo aqui

4 Comentários

  1. Olá, Adriana!! É uma dica sensacional, né não? A gente também aMMMou! E a Helo nos contou que, para aplicar com os carimbos, é só pintar eles com a própria caneta de porcelana!

  2. Olá, Gabriela! A tinta do carimbo é a própria caneta de porcelana mesmo. A Helo contou pra gente que pintou os carimbos com a caneta de porcelana wink
    Não esquece de mostrar pra gente o resultado depois que você tentar, Gabi! 😍

  3. Ótima dica! Já tinha utilizado a caneta, mas não sabia que dava para aplicar com carimbos!! Vou testar

  4. Olá, Achei super legal. Vou tentar. Mas gostaria de saber, qual a tinta ase usar nos carimbos….
    Obrigada

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂