Minha casa, Minha cara

Cores neutras, linhas retas, muita madeira e luz natural: aprenda a recriar o famoso estilo de decoração escandinavo

Karla Araújo

Por: Karla Araújo Via: Reprodução/Pinterest.

A Escandinávia não é a primeira imagem que aparece na mente das pessoas quando se pensa em Europa, mas essa é uma região que merece muita atenção, uma vez que uma das principais inspirações que as pessoas buscam para a casa é algo já tradicionalmente usado por lá: a decoração escandinava é aconchegante, bonita, elegante e agradável.

Esse conceito veio de terras distantes e traz um traço dos países que fazem parte desta região: Dinamarca, Noruega, Islândia, Suécia e Finlândia.

Além de trazer conforto e praticidade para a vida de quem escolhe esse estilo, a decoração escandinava agrega um conceito minimalista, possui uma paleta de cores neutras, exibe muitas linhas retas, faz uso de muita luz natural e carrega a simplicidade em cada detalhe.

O que é a decoração escandinava?

Trata-se de um conceito que combina com propostas mais sustentáveis e econômicas e, por aqui no Brasil, serve de inspiração e pontapé inicial para um projeto que remeterá ao estilo.

É o tipo de decoração que dará ao ambiente a sensação de amplitude e luminosidade, tem acabamentos discretos e funcionais.

Como colocar esse estilo em prática?

Para começar a pensar neste estilo de decoração para um ambiente, é preciso buscar materiais e elementos que não sejam carregados visualmente – isso inclui até o revestimento do piso.

A madeira costuma fazer parte da decoração, com aspecto natural ou envelhecido, seja em móveis ou em elementos decorativos. E todo elemento que é trazido ao ambiente deve ter características acolhedoras.

Escolher móveis de madeira para minha casa!

Apesar das cores neutras que tendem a ser utilizadas, é importante que o ambiente também traga toques de cores vivas e alegres para contrastar.

Veja também este quarto de bebê em estilo escandinavo!

Objetos antigos, texturas marcantes, peças com rendas delicadas e vasos com folhagens ajudam a compor a decoração.

Colchas, mantas e tapetes fortalecem a ideia de conforto. Já quadros com molduras em tom contrastante, luminárias modernas e livros – agregados e harmonizados com demais características deste estilo – ajudam a trazer os toques de cores vivas ao espaço.

O importante no estilo escandinavo é saber equilibrar as coisas, com um design clean, sem exageros, minimalista mesmo.

Então, para quem possui muitas coisas dentro de casa e deseja conquistar esse resultado bonito e aconchegante, é preciso estar disposto a abrir mão de algumas coisas a fim de abrir espaço para a luz e a amplitude do espaço.

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Deixe seu comentário ;)