Minha casa, Minha cara

A também chamada geração Y, não tem só um perfil diferente de seus pais e avós. As formas de morar e trabalhar também mudaram.

Karla Araújo

Por: Karla Araújo Fotos: Divulgação

Antes de mais nada, é importante estabelecermos quem são os millennials. Apesar de ser um termo que já ganhou certa popularidade, ainda pode trazer dúvidas sobre quem faz parte dessa geração. Também conhecidos como geração Y, abrange quem nasceu entre o começo da década de 80 e o começo dos anos 2000.

Por ser um período que traz contextos diferentes, não dá pra dizer que todos os millennials seguem a mesma linha. Por isso fizeram a seguinte divisão: os old millennials foram crianças e adolescentes na década de 90. Já os young millennials foram crianças e adolescentes nos anos 2000.

É uma geração que acompanhou avanços tecnológicos e cresceu atrelada com a internet, por isso, tem uma forma de trabalhar e de consumir diferente da de seus pais. E também, é claro, os millennials têm formas diferentes de habitar.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Como os millennials vivem?

Segundo uma pesquisa da Goldman Sachs (um grupo financeiro multinacional), realizada em 2017, essa geração vive mais tempo na casa dos pais ou de aluguel. Os millennials vão atrás de algum imóvel próprio por volta dos 40 anos. 

+ Dicas de decoração pra quem mora de aluguel

Os millennials tendem a procurar por ambientes compartilhados – seja para viver ou trabalhar, como os co-workings. Lugares onde podem partilhar diversas experiências com amigos e colegas de trabalho, trabalhando de uma forma mais horizontal, sem necessariamente ser um espaço que evidencie hierarquias. 

O espaço, de viver ou de trabalhar, deve ter uma iluminação que harmonize com a cor do ambiente e ter fundos “instagramáveis”. Ou seja: quanto mais clean, melhor. O excesso de informações não é cogitado.

Se o local de trabalho for compartilhado, a disposição das mesas e cadeiras deve ser feita de uma forma que não seja necessário afastar ou ficar tirando do lugar toda hora.

O quarto dos millennials que vivem com os pais tende a se tornar o reflexo da sua personalidade.
O quarto dos millennials que vivem com os pais tende a se tornar o reflexo da sua personalidade. Foto: Pinterest

Como é uma geração que fica mais tempo morando na casa dos pais, o quarto se torna um espaço único. Que acaba sendo reflexo de boa parte do seu universo. É o cômodo onde dá pra ser trabalhado, com toda liberdade, a personalidade e a criatividade.

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog