O Santa Ajuda da semana passada, montou um ateliê de costura dentro da área de serviço da Francisca. Inspire-se com esta reforma!
A Francisca e a Jessica têm uma área de serviço para lá de bagunçada. Isso acontece porque a Francisca tem cinco empregos e, dentre eles, o de costureira é o mais importante. Seu ateliê acabou se misturando com a área de serviço e, agora, o espaço não funciona nem para uma função, nem para a outra. O desafio da Micaela, do Santa Ajuda, era transformar esse espaço para que ele continue sendo lavanderia, mas também funcione como um ateliê de costura. Bora ver como você pode usar essa inspiração para montar um na sua casa também?
Use as paredes para separar espaços
Separe os ambientes deixando claro nas paredes o que cada cantinho representa. No caso da área de serviço com ateliê de costura da Francisca, a Micaela colocou detalhes que lembram tarefas diárias como delicadas máquinas de lavar e grampos de um lado e adesivos que lembram costura do outro. Você pode fazer isso seguindo estas dicas de como pintar as paredes ou estas sobre como aplicar papel contact.
Monte uma lavanderia prática e funcional
Acomodamos as máquinas da Francisca bem rentes à janela e aproveitamos o espaço vertical para colocar uma Prateleira Sabor Caseiro, que acomodou todos os produtos da lavagem. O varal ficou logo acima, no teto, porque o espaço perto da janela é o melhor para as roupas secarem. Se você não tem espaço para um varal grande, vale pensar em um varal dobrável. Por último, um cachepô bem parecido com os caixotes camaradas foi utilizado para guardar o restante dos produtos de limpeza. Por ter rodízios, ele facilitará a rotina de limpeza da Francisca, possibilitando que ela os carregue para todos os lados. Você pode ver mais dicas sobre como organizar e decorar a lavanderia neste post.
Tenha seu próprio ateliê de costura
A primeira modificação no ateliê foi nas paredes. Uma delas foi coberta por um painel canaletado utilizado em lojas, onde você pode colocar pregas para pendurar as linhas de costura. O mesmo pode ser feito com pegboards, que também entraram na decoração do ateliê de costura da Francisca para acomodar os materiais de costura. Além das dicas da Micaela, você pode espiar este post sobre como organizar os materiais de costura para deixar seu cantinho em ordem! wink Com as fitas e os materiais organizados, a Micaela aproveitou o espaço de uma parede sem uso para colocar uma Estante Organizadora Tools e acomodar em caixinhas organizadoras os materiais, como viés. Como as Caixas Organizadoras Tools vêm com tinta lousa, ela escreveu na frente de cada uma delas o material que elas guardavam. heart
Acima, uma estante de aço encaixável foi utilizada para acomodar, em caixas organizadoras transparentes, as miudezas, como botões e fechos. Nas prateleiras da parede mais comprida do ateliê de costura, outro estilo de caixas organizadoras acomodaram os tecidos da Francisca e três, em especial, ainda ganharam funções superimportantes no dia a dia de trabalho dela: “encomendas em andamento”, “costuras pessoais” e “encomendas prontas”. Na sua casa, levando em consideração o seu trabalho, quais nomes de processos essas caixinhas ganhariam?
O que você achou do ateliê de costura da Franscica? Deu para se animar e combinar lavanderia, área de serviço e home office em um cantinho só? Nós ainda temos dicas sobre como decorar o quartinho de costura ou decoração para um ateliê em si espie!
3 Comentários
Eba!! Adoramos esse comentário, Arlene! heart Boa sorte na organização por aí e vamos tentar trabalhar mais com isso!
Muito lindo. Adorei a idéia. Meu atelie está todo bagunçado. Agora até me animei de arrumá-lo. Aguardo mais dicas lindas assim . Bjs
Ficou tudo muito prático. Parabéns
http://www.cheiadepapo.com.br/