Minha casa, Minha cara

Já que vendemos móveis de madeira na MMM, resolvemos também reunir dicas aqui no blog para que você consiga mantê-los sempre bonitos e bem cuidados. Serão macetes simples e fáceis de fazer, que farão com que você cuide dos seus produtos com todo o carinho que eles merecem. heart

E a dica de hoje é: como lustar seus móveis de madeira.

(Via)

Lustrar os móveis é extremamente necessário para recuperar o brilho que foi perdido com o tempo, além de ser uma forma de fazer com que seu produto fique protegido e dure por muitos anos.

Mas antes de dar início ao procedimento, é necessário verificar qual tipo de cobertura a madeira de seu móvel possui: se é cera ou verniz. Esta informação é indispensável para que você possa dar o tratamento certo para cada mobília.

Os móveis envernizados, por exemplo, demandam poucos cuidados e dispensam o uso da cera. Para que eles fiquem sempre bonitos e brilhosos, um pano úmido para remover toda a poeira é o que basta. Caso o verniz estiver gasto, é necessário lixar o móvel todinho para revesti-lo com uma nova cobertura protetora de verniz.

(Via)

Já as mobílias enceradas precisam ser lustradas para que estejam sempre bonitas e brilhosas. Para lustrá-las, você poderá usar cera específica para móveis ou cera para laminados de madeira: ambos funcionam e dão um ótimo efeito. A cera deverá ser incolor, aplicada no móvel com flanela ou esponja macia, limpa e seca.

Antes da cera, retire todo o pó do móvel com um pano levemente úmido. Caso for usar a cera para laminados, cuide para espalhá-la de forma uniforme e no sentido da fibra da madeira, sempre longitudinal. A cera para móveis pode ser espalhada por movimentos circulares e variados, já que ela possui uma consistência diferente da usada nos pisos laminados.

Depois é só esperar secar e fazer o acabamento, passando um pano macio e seco no sentido da fibra até ver que o móvel está bem brilhoso.

Viu só como é fácil? Seus móveis e sua décor agradecem. smile

10 Comentários

  1. Olá, Adri, tudo beMMM? MMMuito obrigada pelo seu comentário! Vamos considerar isso para os próximos posts, sem dúvidas! Sobre o que você perguntou: sempre que for trabalhar com móveis de madeira, a lixa certa para usar é a de gramatura 180. Ela será bem fininha e dará mais trabalho do que as outras, mas ela não riscará o móvel. :) Aqui na MMM, nós usamos a cera tipo Stain da marca Renner/Sayerlack. Eles têm vários acabamentos disponíveis, inclusive a incolor que indicamos aqui no post. Por último, o verniz é bem delicado. Se você for fazer em casa, indicamos que você use o spray, que evita que a pintura fique irregular. No entanto, você precisa cobrir tudo que estiver em volta, porque qualquer respingo pode estragar seus outros móveis. Espero ter te ajudado!

  2. Eu sento falta de qual exatamente a cera , nomes comerciais , preços medios, como é a consistência . As dicas são legias mas temos demanda das dicas falta mais detalhes realmente . Por exemplo procurei veras na Leroy Merlyn e não encontrei , fiquei na duvida . O verniz também ..existem dezenas de tipos e quais lixas …

  3. Olá Hugo, tudo certo? Qual informação você sentiu falta no post? Queremos ajudá-lo!
    Um abraço

  4. bom, já que vcs. se propuseram a dar dicas, não sejam tão pobres…. estão escondendo o ouro?? qual é???
    tristeza, vou procurar em outras fontes….

  5. Williane Guimarães em

    Muita boas as dicas… Você poderiam acrescentar mais uma: como tirar manchas de móveis com madeira tipo espelhada. Sempre tenho dificuldade em lustrar meu guarda roupas pois sempre fica com manchas de dedos e o óleo de peroba mancha mais ainda.

  6. Pingback: Como remover riscos em móveis de madeira | Minha casa, minha cara