Minha casa, Minha cara

Psiu! O blog está lento? Clique aqui :)

Aplicar tecido na parede é uma opção bastante tentadora na hora de renovar algum cantinho da casa. Isso porque, além de barata, é fácil de fazer. heart Em um post passado recebemos várias dúvidas e muuuita gente querendo colocar a mão na massa para personalizar a parede. Para respondê-las resolvemos fazer um apanhadão com as principais respostas sobre o assunto. Vamos lá?

Parede decorada com tecido

Antes de tudo, a parede

Sua parede precisa estar em bom estado para que a aplicação do tecido fique perfeita. Precisa estar limpa, seca e sem imperfeições — vale dar uma lixadinha se for preciso. Ela também precisa estar em um lugar seco, longe de infiltrações.

Quarto decorado com parede com tecido aplicado

Qual tecido usar?

Prefira tecidos mais finos, pois os mais pesados podem descolar. Pode ser de qualquer tipo desde que tenha até 70% de algodão. Você escolhe a estampa que preferir: estampas mais miúdas são mais fáceis de combinar caso a parede for grande e você precise fazer emendas. Se o tecido for claro e fino, a parede embaixo precisa estar branca para não interferir na cor final.

Tecido floral na parede da lareira

Faça o teste no tecido

Alguns tecidos mancham em contato com a mistura de água e cola. Antes de aplicar o seu, pegue um pequeno pedaço dele e faça o teste para verificar se tudo fica ok.

Quarto decorado com tecido

Como aplicar?

Faça uma mistura de água com cola branca na proporção de 1/3 de água para 2/3 de cola. A mistura não pode ficar nem muito líquida nem muito grossa. Com a ajuda de um rolinho, aplique a mistura por toda a parede e espere uns minutinhos até a superfície ficar pegajosa. Só depois aplique o tecido já recortado com a medida certa, deixando apenas pequenas sobras no teto e no rodapé para fazer o acabamento com estilete.

aplicacao-de-tecido-na-parede

Use uma espátula na hora da aplicação para evitar as bolhas. Se surgir uma bolha grande, será necessário remover o tecido até a bolha sumir e colar novamente. Acrescente mais cola se achar necessário. O tecido poderá ficar com aspecto manchado, mas ele permanecerá assim só até secar — depois de seco as manchas somem e o resultado fica uniforme.

E o acabamento?

Basta passar uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou verniz em spray.

Se enjoar, como tirar?

Dá pra remover facilmente puxando o tecido ou umedecendo levemente por cima para amolecer a cola. A parede embaixo poderá ficar com resquícios de cola ou manchada com o tecido e precisará ser lixada e pintada para voltar ao normal. smile

Quarto delicado com tons de rosa

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente! Vamos adorar poder ter ajudar! heart

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

60 Comentários

  1. Olá, eu só não entendi muito bem como é feito o acabamento, é para aplicar cola ou verniz nele todo depois ?

  2. Olá, Dél, tudo bemmm? Primeiro, você deve testar o seu tecido para ter certeza de que ele não mancha com a cola. Depois de ter isso confirmado, você deve fazer uma mistura de água com cola branca na proporção de 1/3 de água para 2/3 de cola. Aplique na parede com o rolinho e espere que a superfície fique pegajosa. Daí é só colar o tecido na parede.
    Depois que o seu tecido já estiver todo aplicado, sem bolhas e seco, você deve escolher entre usar uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou um verniz em spray para aplicar em cima do tecido e deixá-lo impermeável. ;)

  3. tenho que passar uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou verniz em spray, depois que colar na parede?

  4. Olá, Tati, tudo bemmm contigo? Infelizmente, não há muita solução. :( Você pode tentar passar um pano umedecido com água quente, mas isso também pode prejudicar o tecido e acabar manchando mais o tecido do que ele já está manchado.

  5. Adorei a pagina e as idéias. Gostaria de uma ajuda. Pois eu apliquei o tecido na parede da minha sala, um tecido grosso, não me lembro o nome. Mas na hora da aplicação algumas partes a encostei o rolo com a cola no tecido. Usei cola pura. Pensei que quando secasse ia sumir, mas infelizmente ficou com manchas escuras. O que eu faço? Me ajude por favor rs.
    Desde ja agradeço.

  6. Olá, Bianca, tudo bemmm contigo? Quanto mais lisa a superfície, maior a adesão do tecido. Nós aconselhamos que você tente em pequenos pedaços para ver se o tecido se adaptaria a ela. Se não, o indicado é realmente tirar o grafiato para depois aplicar o tecido. ;)

  7. Pingback: DIY para quarto -

  8. Olá, Pri, tudo bemmm contigo? Obrigada pelos elogios :) Você pode, sim, colocar o tecido por cima do papel. No entanto, não é o mais indicado. Isso porque a cola pode amolecer o papel e causar bolhas ou até mesmo manchas no seu tecido. :( Mas sempre aconselhamos nossos clientes a tentarem com um pequeno pedaço de tecido no canto da parede. Cole-o e espere, pelo menos, uma semana para ter certeza de que não terás maiores problemas. Vamos torcer para dar certo! :D

  9. Olá, adorei a postagem e tenho uma pergunta.. estou com uma parede pequena do dormitório com papel de parede bem clarinho e gostaria de saber se posso aplicar o tecido por cima… ja que é papel em baixo não seria mais fácil a fixação do tecido? ou eu tenho que remover primeiro?

  10. Pingback: Pinturas diferentes para paredes -

  11. Olá, Cristina, tudo bemmm contigo? Não, o verniz impermeabilizante é uma coisa e o líquido brilho é outra. É importante que você procure pelo verniz mesmo para fazer o acabamento! Também sugerimos que você teste toda a aplicação com um pedacinho pequeno do seu tecido, para ter certeza de que ele não manchará com a aplicação. Embora saibamos que o tecido é do estilo que costuma não dar problema, às vezes a fabricação ou cor podem influenciar, então sempre aconselhamos que você teste em um pequeno pedaço antes de partir para uma parede inteira. Pode ser cola branca normal, de colar papel mesmo! :) Boa sorte no seu trabalho!

  12. Obrigada pela dica, Leandro! Nós não indicamos os mais leves por causa das manchas, na verdade. Você teria alguma dica para nos dar sobre isso? :) Obrigada pela ajuda e pelo comentário!

  13. Olá, John, tudo bemmm? Infelizmente, essas manchas não saem. :( A gente sempre sugere que vocês usem um tecido mais grosso, porque eles soltam menos tinta. O cetim e a seda soltam muita tinta e acabam manchando bastante. Só refazendo mesmo, infelizmente. :(

  14. John cleifer goetz em

    Oi tudo bem coloquei um tecido de cetim na minha parede mas ficou manchado o que faço para corrigir as manchas?

  15. Olá ..só não concordo sobre ser tecido mais leve…e muito difícil o tecido descolar.
    Faço este trabalho a mais de 3 anose não tive problemas nem um..já fiz a cá colocação até em tijolo à vista….

  16. Cristina Braga em

    Oiii este verniz impermeabilizante seria o mesmo que o líquido brilho???
    Comprei um tecido porém ele é mais grosso acho que o nome é Jacquard e tem forma de arabesco. O que vc me diz, acha que vai da certo??
    A cola Branca deve ser diluída numa proporção 1/3 de água para 2/3 de cola, e pode ser cola branca normal de colar papel??

  17. Olá, Carol, tudo bemmm? Obrigada pelo comentário :) Pesquisamos bastante sobre isso e não encontramos nada que proteja seu trabalho da exposição à chuva e ao sol. :( Existiria alguma possibilidade dessa parede e/ou móvel não ficar exposto 100%? Se sim, se forem só algumas ocasiões, como móveis que usamos para churrascos, entre outros, você pode usar as mesmas táticas de para dentro de casa e ela durará por um bom tempo. Se não, realmente não há nada que possa ser feito. Sabemos que usar um tecido impermeável pode ajudar, mas ele é mais pesado e difícil de trabalhar, o que pode dificultar um pouco o seu trabalho. :( Desculpa não podermos ajudar mais.

  18. Olá, Pamela! Tudo beMMM?
    Normalmente se é usado tecido de algodão na colagem na parede. Mas aconselhamos você a fazer um pequeno teste, aplicando um pedacinho do oxford na parede e ver se ele fixa bem. :)

  19. Ola comprei un tecido com a estampa dos minions para o quarto do eu bebe , gostaria de saber se ele serve para aplicação pois ele e de oxford?

  20. Rúbia Rafaela em

    Oi, Tati! Tudo beMMM?

    Você pode seguir o passo a passo normal, mas antes de colar, é bacana fazer um teste com tecido e ver se o recorte se encaixa direitinho nos arredores da porta. E pra facilitar, ao invés de passar cola na parede, passe cola no verso do tecido e aplique o tecido no lugar desejado! E pode finalizar com uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou verniz em spray. :)

  21. Ola. Amei essa ideia de decorar com tecido. Só tenho uma dúvida. Na minha sala, assim que entramos tem a parede da sala que é tb a entrada para a cozinha. Neste caso como fazer já que tem a parte da porta para ser cortada? Como fazer para ficar um bom acabamento?
    Grata,

  22. Olá, Carla, tudo bemmm contigo? A cola no final da aplicação serve como um verniz. Ela não é obrigatória, mas em alguns casos, ela acaba ajudando a manter o tecido colado por mais tempo. Ela pode, sim, manchar o tecido e, por isso, é sempre indicado que você faça um pequeno teste antes de aplicar no tecido inteiro. Se você não ver necessidade, não é obrigatório o uso da cola não. Como dissemos, ele é indicado para funcionar como verniz e ajudar na fixação, só isso. (;

  23. Olá. Sempre fica uma duvida na minha cabeça na colocação do tecido na parede. É necessário por cola no final da aplicação? Tenho a sensação que a cola pode manchar o tecido e até mesmo dificultar na hora da limpeza. Eu recentemente fiz a aplicação do tecido na parede da minha casa, porém não coloquei cola por cima do tecido com medo de manchar. É necessário por cola depois da aplicação?

  24. Carolina Montanari em

    Quero aplicar o tecido em área externa. Posso passar algum verniz ou seladora para que o tecido não saia nesse ambiente que pode estar sujeito a chuva e sol? Se tiver qual tipo e marca? Grata.

  25. Andressa truvubiack em

    Gente, na internet é muito fácil achar um tecido que é especial pra esse trabalho. Só pesquisar lá. Não deixa manchas e nem marca. 😘

  26. Olá, Bruno, tudo bemmm? A maior probabilidade é que você tenha que refazer o trabalho. Normalmente isso acontece ou porque o tecido solta muita tinta, ou porque a cola ficou acumulada naquele ponto. Se o problema for o tecido, realmente não tem muito o que se possa fazer. :( Agora, se o problema for a cola, encontramos uma sugestão on-line que acreditamos que possa te ajudar. Umedeça bem um pano com água e passe-o sobre a mancha, esfregando bem levemente. Isso ajudará a diluir a cola que ficou acumulada embaixo do tecido. Depois passe um pano seco por cima e espere secar. :) Conta para a gente se funcionar? Beijinhos!

  27. Boa tarde,

    Comprei um tecido que não é ipermeabilizado e ao aplicar a cola e colar ele na parede, ele ficou todo manchado (manchas escuras, tecido em tom de bege). Tem algum jeito dessas manchas sairem?

    Obrigado

  28. Olá, Juliana, tudo bemmm contigo? Então, realmente é necessário ir por cima do tecido. Você cola uma parte e a segunda é colada um pouco em cima, mas o legal é você casar o desenho para ficar quase imperceptível. Dá uma olhada neste vídeo para ver como fica: https://www.youtube.com/watch?v=hrN9yJ2yrOw Depois, nós aconselhamos passar um pouco de cola branca misturada com água para dar aquele acabamento verniz e segurar mais a colagem. Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer coisa, conte com a gente! :)

  29. Oi, tudo bem?
    Se puder me ajudar agradeço muitoooo.
    Comprei um tecido com a estampa da minha logo marca e contratei um colocador de tecidos e papéis. Odiei num grau o acabamento que estou querendo arrancar tudo das paredes.
    Ficou horrível às emendas.
    O rapaz diz que é assim. Que ela precisa ir por cima do tecido. Aí fica aquele acabamento horroroso.
    Sabe me dizer se é assim realmente ou não fui feliz com a escolha do colocador?
    Obrigada!

  30. Olá, Karoline, tudo bemmm? Você passou a mesma quantidade de cola embaixo do meio e dos cantos? Não era para isso ter acontecido. :( Mas a cor não ficará uniforme por causa da impermeabilização, não. Sentimos muito :(

  31. Pingback: Como decorar a parede - Minha casa, Minha cara

  32. Olá, seu blog está de parabéns!
    Mas ocorreu algo inesperado comigo, nas emendas, o tecido ficou de cor mais clara, isso deve ter sido devido à cola. Ainda não fiz a impermeabilização, vc acha que ficará com a cor uniforme após impermeabilização?

  33. Pingback: Como decorar apartamento alugado - Minha casa, Minha cara

  34. Olá, Sane, tudo bemmm? Isso! O ideal, para dar aquele brilho e fixar bem, é que você passe uma mistura de água com cola em cima do tecido quando finalizar. Se você preferir, pode passar verniz com um rolinho ou verniz em spray também! :)) Obrigada pelos elogios!

  35. ola somente o final nao entendi ;passa a mesma cola
    por cima do tecido ?
    ou verniz e isso ?
    obrigado e parabéns adorei.

  36. Olá, Vanessa, tudo bemmm? Sim, após finalizar a colagem e verificar se o tecido está bem coladinho e sem bolhas, você deve aplicar o acabamento. Para isso, você pode escolher entre três opções:
    01) Misturar cola com água e passar uma camada em cima do tecido (lembre-se de fazer o teste antes de aplicar o tecido na parede para verificar se isso não modificará a cor ou borrará sua parede);
    02) Utilizar verniz fosco com o auxílio de um rolinho;
    03) Passar verniz em spray.
    Todas as opções darão o acabamento perfeito para o seu tecido! <3 Não precisa usar a cola e o verniz, só uma das opções já completa o trabalho! Qualquer tipo de verniz impermeabilizante é perfeito. É só pedir por isso em uma lojinha que eles te entregarão as melhores opções! Qualquer dúvida, conte com a gente! Um grande beijo,

  37. Olá
    Fiquei com uma dúvida na finalização tenho. Que passar cola ensina do decido e depois passar verniz ensina?
    A um tipo de verniz expecifico?

  38. Olá, Jucilene, tudo beMMM? Pode usar cetim, sim. Alguns lugares indicam que você use cola especial para tecido ao aplicá-lo. Como nós nunca fizemos, achamos que vale testar com as duas para garantir o melhor resultado. ;)

  39. Oi Susy! Tente furá-las com uma agulha! Um furo bem pequeno ficará imperceptível. Se necessário, aplique mais um tantinho de cola pra fixar. :)

  40. Coloquei um tecido em minha parede. Porém ao termino percebi que ficou com algumas bolhas, tem alguma coisa que possa fazer para retirar?

  41. Oi Waleria! O ideal é não colar um tecido em cima do outro mesmo, porque senão fica marcado. Tenta cortar a sobra e colar novamente de forma que as duas emendas fiquem coladas diretamente na superfície de parede.
    Beijocas

  42. Lindo o seu trabalho. Fiz na minha parede e adorei , mas na emenda do tecido passei umpedacinho um em cima do outro, nao sei pq nao quer clarear , ta parecendo muito a imenda , coloquei o mesmo tanto de cola mas ficou muito marcado. O que faco vc sabe ?

  43. Ola… Coloquei meu tecido na parede e quando finalizei com cola por cima ficou manchado e não sei oque fazer… Alguma dica?

  44. Oi Wanessa, tudo beMMM? Você pode usar uma cola branca para artesanato, aquelas Cascorez. :) Dá para encontrar em papelarias ou lojinhas de artesanato mesmo. O tecido pode ser de algodão!
    Obrigada pelo comentário!
    Beijocas

  45. Ebaaaa, que bom que gostou, Fiama! <3 Inspirações bem acessíveis pra gente deixar a casa do jeitinho que sempre sonhou em 2015! :D
    Obrigada pelo comentário!