Minha casa, Minha cara

Já que a regra do momento é passar algumas horinhas do dia curtindo o jardim e a varanda de casa, para aproveitar o dia que é mais longo e as temperaturas agradáveis, pensamos em uma forma de tornar a experiência ainda mais gostosa para você. E a ideia é fazer tudo isso na companhia dos passarinhos.

(Jeito Simples de Ser)

Quem mora em casa e já recebeu algumas visitas ocasionais dos bichinhos, conhece a delícia que é assisti-los logo ali, pertinho, cantando ou se alimentando de frutas e insetos.  E atrai-los para perto, montando comedouros e bebedouros, é uma forma de deixar o jardim de casa ainda mais bonito, colorido e cheio de vida.

(Casa e Jardim)

Para transformá-los em visitantes constantes é mais fácil do que se imagina. Afinal, eles precisam de muito pouco para se sentirem convidados a passar a tarde com você. Um pouco de comida, água e abrigo – que pode ser uma árvore, ou aquelas casinhas fofas de madeira, já são suficientes para deixá-los com vontade de ficar por algumas horas.

(Ecgc)

A água é essencial, item que eles adoram e que vai servir tanto para matar a sede, quanto para se refrescarem no calor. Coloque um comedouro com sementes e outro reservado para a água. Será o suficiente para alguns minutos de diversão garantida.

(Uol)

Em relação a comida, varia muito de acordo com a espécie. Em geral, frutas bem maduras e sementes são bem aceitas por todos. Banana e mamão são escolhas certeiras, assim como alpiste e a semente de girassol. Aqui você aprende resumidamente o que cada tipo prefere comer, e enquanto você não vira especialista, vá experimentando e vendo o que agrada.

(Casa e Jardim)

Para quem mora em apês e quer montar um espaço especial para os passarinhos na varanda, pode montar um comedouro menor e colocar um vaso grande de flores ou frutas para atraí-los. Em andares mais altos é bastante comum receber visitas de bem-te-vis, maritacas, papagaios, sabiá-do-campo e sanhaço.

(KimSonKsen)

E se não quiser gastar muito para deixar seu jardim convidativo para a companhia dos pássaros, é só montar um comedouro com garrafa PET, molezinha de fazer. Para reproduzir uma igualzinha a esta debaixo, basta fazer quatro furos na garrafa, enfiar em cada furinho colheres de madeira e pronto! Seu comedouro está pronto para receber a visita dos seus passarinhos:

(Casa e Jardim)

E aí, o que você acha da ideia de trazer os pássaros para perto? Conta pra gente!

48 Comentários

  1. Aqui em casa coloquei somente um prato de vaso de planta cheio de alpiste e painço, uma vasilha daquelas pesadas para cachorro mesmo em alumínio, está fazendo muito sucesso. Tem aparecido periquito selvagem, rolinha, bem te vi, outro que parece bem te vi em miniatura e pardal. Acho que uns avisam para os outros, estão vindo muitos e os bem te vi já chegam pertinho de mim, não tem medo

  2. Olá, Luis, tudo bemmm? De acordo com o site da Abril, mundo estranho, o pássaro que voa mais alto no mundo é o Gyps rueppellii e pode chegar até 11 278 metros. :O Pelas nossas pesquisas, dos nomes citados nos posts, os papagaios podem chegar a voar até 100 metros de altura e são os únicos que chegariam tranquilamente ao seu andar.

  3. Sempre coloquei água co néctar para os beija flores e para minha surpresa vi dois Melros bebendo a água doce tbm ai coloquei manga e bananas penduradas num pé de mamão que ainda está pqn, da manga adoram mais a bananas nem deram uma bicada sequer agora coloco manga e mamão já vi comendo as frutas Sabias os Melros e sonháços

  4. Acredito que não, Ronaldo! No começo é assim mesmo, eles são muito ariscos. Você mora em casa ou apartamento? :)

  5. Eu coloquei uma casinha com alpiste, e ja faz 3 dias e não veio nenhum passaro ainda… Será que fiz algo errado?

  6. No texto fala de alguns pássaros que podem visitar andares altos de apartamentos. Mudei para um ap no 25º andar, será que chegam a essa altura?? Até agora só vi andorinhas voando a essa altura!

  7. Helena Maria C. Lopes em

    Minha casa é abençoada por muitos pássaros: São Cambacicas, beija-flores, saíras, sanhaços e canários. Espalhamos frutas por todo o jardim e colocamos néctar para eles em recipientes floridos. Os mamões, compramos na feira porque os que nascem nos pés que temos são deles. É realmente uma bênção!!!!

  8. antgonio Fernandes de Souza Neto em

    Vou tentar fazer umas adaptações pra ver se eles vem mais perto. Tenho uma árvore bem frondosa na minha calçada que já é meio caminho andado.

  9. eu tentei , consegui atrair varios passaros inclusive bando de maritacas, só que começou a vir pombas tambem. aí parei , agora só vem as maritacas, sabiás e bentevis, por causa dos coquinhos do meu coqueiro. adoroooo, e todo ano tem filhote de rolinha nesse mesmo coqueiro.

  10. Canários da terra não gostam muito de chocarem em caixinhas prontas/casinhas.
    Quer atraí-los para chocarem em sua chácara e casa? Arrumem uma “cabaça média” façam um pequeno furo logo abaixo da “garganta”, não esqueça também de fazerem um pequenino furo embaixo onde vocês verem onde irá ficar o ninho para não ajuntar água caso coloquem amarradas ao ar livre. Dica coloquem amarradas, dependuradas debaixo da telha da varanda.
    Não precisa ser longe do lugar onde tem pessoas eles adoram! Ai é só esperar pela choca dos ovos e vê-los vir tratarem de seus filhotes.

  11. aparecida Doniseti Victorino em

    Apareceu umas rolinhas no meu quintal ,eu começei dar comidas pra elas ,agora eu tenho que levantar cedo porque elas ja esta todas esperando,apaeceu tantas que eu acho que estou gastando uns 4 kilos de quirera por mes ,mas adoro ve-las.

  12. Tenho no muro dois pratos de plantas (fiz um furo no meio e coloquei uma pedra para não cair com o vento. Em um eu coloco uma fatia de mamão e no outro coloco mistura para pássaro livre (compro no supermercado). Todo dia recebo várias visitas. Já contei cerca de onze espécies diferentes mas a com maior quantidade de pássaros são as rolinhas. São meu “quadro vivo” pois fica na janela em frente a mesa de almoço.

  13. Que tal colocar o comedouro no pé de acerola, Ariel? Os pássaros demoram a criar confiança para comer nos comedouros, também pode ser isso. :)

  14. adorei a idéia da garrafa pois assim o alpiste não voa
    pq moro no alto e venta muito,grata pela idéia.

  15. Oi ja fiz o comedouro com a garrafa pet….aqui em casa tem muito passarinho no pe de acerola mas eles nao vao no comedouro o que fazer?

  16. Adorei, tenho uma chácara, meus esposo já improvisou algo, mas vamos fazer um igual a este. amei

  17. Poetisa: Inês Nery em

    Bom dia, gente. Já tenho o privilégio de viver entre eles, graças a Deus: (Moro num sítio/chácara). Só vou aproveitar as belas ideias de vocês e deixar ainda mais gostoso tudo q já gosto demais!.

  18. A ideia é marvilhosa. Cai no chão, não. O que cai é a que o proprio passarinho esbarra com os pés e as vezes batem o bico. Mas caem muito pouco. Mas nao se encomodem que eles vão depois pegar a do chão tbm.

  19. Também concordo com a Vera, os furos deveram ficar lá no fundo, pois a comida que fica abaixo da colher não será utilizada. A ideia é maravilhosa, vou tentar fazer. Você já colocou na prática pra funcionar, a comida cai mesmo na colher, não sai pelo lado não ?

  20. e a parte de baixo das colhers?? vai fikar
    como? as mesmas v deveriam ser mais embaixo da garrafa?? amei a ideia

  21. Oi Monica! Infelizmente terei que te dizer que há riscos sim :/ Afinal de contas, qual bichinho não gosta de uma comida à vista? rs
    Mas mesmo assim vale a pena =) se junto com pombos, vier passarinhos lindos, ainda tá valendo! Né?
    Beijinhos

  22. Adorei a dica dos passarinhos!! mais moro ao lado de um colégio e lá tem muitos pombos, Corro risco de atrai-los?adoraria ter passarinhos na minha varanda!!!