A arquiteta Karla Araújo estreia no blog e conta tudo sobre o design sinestésico
Por: Karla Araújo Fotos: Reprodução
Com o passar dos anos, a arquitetura e o design de interiores se transformou em uma profissão cada vez mais preocupada em não criar apenas projetos bonitos, mas sim de proporcionar experiências.
O design sinestésico veio para melhorar a forma de viver das pessoas, sendo sua característica principal a de criar ou intervir num ambiente de forma a permitir que as pessoas explorem-no através dos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.
Saiba como explorar os cinco sentidos na sua casa.
Pensar em forma, espaço, cor e textura e trabalhar melhor esses elementos torna o trabalho único, interessante e rico em informações. Mas como fazer isso? Como inserir a sinestesia nos meus projetos e na minha casa? Bom, vamos lá!
Basicamente é preciso entender que, os materiais possuem cores, cheiros e texturas, capazes de transmitir impressões ao ser humano, ainda que imperceptivelmente. A partir dessa compreensão, o processo criativo pode começar através de questionamentos como: qual a principal sensação que quero despertar no meu cliente? Ou, qual a principal sensação que eu quero sentir quando entrar na minha casa? Quero que meu cliente percorra um caminho específico? A partir desses questionamentos, você começa a descobrir todos os seus desejos e a combinar materiais, cores e formas de forma a potencializar a percepção dos principais elementos sensoriais.
Existem vários benefícios que a sinestesia traz para as pessoas, como:
• A interação e o aproveitamento do ambiente serão muito mais profundos. Essa técnica é ótima principalmente para ambientes comerciais, pois a experiência dos clientes coma empresa será muito mais prazerosa, aumentando exponencialmente as chances de fechar negócio;
• Tudo tem um conceito, um movimento, uma justificativa e uma vida, elementos e materiais que podiam ser imperceptíveis para você, começam a ter sentido, proporcionando sensações positivas na sua forma de viver;
• É possível trabalhar boas emoções como o descanso e o aconchego, a alegria e a descontração, por exemplo;
Materiais e seus sentidos
1. Olfato
Um ambiente perfumado é essencial. Através de aromas, você consegue transmitir sensações de tranquilidade, limpeza, frescor e aconchego. Os aromatizantes e difusores de ambientes são ótimos para explorar o olfato. Os cheiros são umas das primeiras características percebidas pelas pessoas.
2. Visão
A visão é um dos sentidos que está atrelada com a arquitetura. As formas, volumes e cores devem ser utilizados de forma harmônica. Lembre-se, menos é mais. Use e abuse da décor minimalista!
3. Tato
O toque é essencial para promover uma sensação de conforto. A madeira e o mármore são alguns dos materiais que através do toque, promove sensações.
4. Audição
Os sons geralmente determinam a personalidade da pessoa que mora na residência. E, para explorar esse sentido nos projetos é preciso criatividade e boa percepção. Ela pode ser aguçada, por exemplo, através de cascatas e do tilintar de sinos de vento.
5. Paladar
Abuse das cores que estimulam o apetite, o laranja e o vermelho por exemplo, são ótimas cores para serem utilizadas em ambientes como cozinha e espaço gourmet. Deixar alimentos expostos, também é uma ótima ideia para explorar o paladar.
Sobre a autora
Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.