Sabemos que ter um planeta saudável é muito importante, e qual é nossa participação?

Algo importante e fácil de fazer é reciclar. Podemos fazer em nossa casa – incluir na rotina, no nosso trabalho, na escola e nos passeios. Da mesma forma, podemos usar o material da reciclagem em decorações no estilo DIY, usar embalagens como vasos no jardim e aplicar várias outras técnicas que ajudam na organização do lar e no cuidado com o meio ambiente.

Importante! Vamos separar o lixo

Separar o lixo é reciclar!

É importante saber o que é reciclável, orgânico e o que não pode ser reciclado. Por isso, anota as dicas:

  • Recicláveis: Papéis, plásticos, metais, entre outros. Materiais recicláveis são todos aqueles que podem ser transformados em novos produtos, isso é sensacional! Sem contar que ter a ideia (e realmente saber) que a sua reciclagem está salvando o planeta, e ajudando outras pessoas (muitas delas vivem da reciclagem) é um sentimento muito bom.

Ao tirar o lixo, faça a separação!

Separar o lixo é reciclar!

  • Orgânicos: Restos de alimentos, cascas e folhas. Fazendo a reciclagem dos orgânicos podemos transformar tudo em adubo natural para as plantinhas, contribuindo para elas crescerem saudáveis.

Aprenda a fazer uma composteira em casa!

  • Não Recicláveis: Guardanapos sujos e engordurados, cigarros, chicletes… Destes, faça o descarte correto! Existem pontos de coleta específicos para esse tipo de lixo comum.

Reciclar não apenas o lixo

Primeiramente, porque não começar adotando atitudes simples no cotidiano, que podem fazer grande diferença no futuro? Aprendendo a economizar água, reaproveitar, por exemplo, a água da chuva para lavar as calçadas, regar as plantinhas…

Do mesmo modo, outra dica é ensinar os pequenos desde cedo a fazer brinquedos utilizando materiais recicláveis, com isso eles criam um brinquedo a partir da sua personalidade. Além disso, quantos brinquedos maravilhosos podem ser feitos? É só usar a imaginação!

Ou seja, também é possível fazer a partir da reciclagem de pneus, pets, vidros, caixotes, potes e latas, muitas coisas legais para nossa casa gastando pouco. Fazendo do nosso estilo de decoração uma ajuda para o planeta!

Reciclar!

Enfim, o mundo precisa de nós (conscientes)!

Você faz corretamente a separação do lixo na sua casa? Ou ainda, economiza água? Conta pra gente aqui nos comentários quais medidas você usa para ajudar a preservar o meio ambiente.

Fotos: Freepik

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂