Minha casa, Minha cara

Grandes aquisições, como comprar um apartamento, pedem cuidado redobrado antes de fechar negócio

Comprar um apartamento ou uma casa no Brasil é uma atitude considerada por muitos um sonho. Não só pelo valor elevado do investimento mas também por toda a complexidade que envolve cada capítulo dessa jornada.

Do momento em que você digita “comprar apartamento sp” em uma página de pesquisa até a hora que pega as chaves da entrada do seu novo lar, são inúmeros os detalhes que precisam ser avaliados para que você tenha total segurança do que está fazendo. Hoje vamos falar sobre 4 passos fundamentais para quem quer comprar um apartamento!

1. Leve em consideração as suas necessidades

Parece uma dica simples demais, mas saber pesar suas reais necessidades na hora de comprar um imóvel é uma tarefa que exige bastante reflexão.

Antes de qualquer pesquisa, pegue uma folha de papel e escreva tudo que é essencial para você em um novo espaço.

Desde detalhes sobre a estrutura do imóvel – como a quantidade de quartos, iluminação e ventilação natural – até pré-requisitos do condomínio (área de lazer e piscina) ou serviços, como lavanderia.

É preciso levar em consideração também a sua nova moradia em longo prazo. Ou seja, o aumento da família no futuro ou a possibilidade de receber hóspedes devem ser avaliados para que você possa definir a quantidade de dormitórios que deseja.

Aqui tem móveis para fazer o melhor uso do espaço no novo apartamento!

2. Estude a localização antes de comprar um apartamento

Fazer um raio X do bairro no qual você pretende morar é uma atitude positiva que evita uma série de complicações futuras.

Existem três pontos principais que devem ser analisados quanto a esse tema:

  • Segurança: Pesquise na internet sobre os números do bairro, pergunte para donos de estabelecimentos como é a vida ali e, se possível, entre em grupos de moradores da região nas redes sociais para conseguir mais informações.
  • Comodidade: Dê uma volta pelas ruas e observe se existe uma rede de serviços de qualidade, que sirva bem a você e à sua família. Ter escolas, padarias, supermercados e hospitais pertinho de casa é um privilégio que você certamente fará questão de ter.

Dica MMM: se puder, passeie pelo bairro tanto durante a semana quanto no fim de semana a fim de entender o movimento das ruas, perceber os sons da vizinhança, verificar onde acontece a feira livre etc.

  • Mobilidade: Outro aspecto importante – principalmente em regiões metropolitanas – é a capacidade que o bairro tem de atender às suas necessidades de locomoção. “Está em uma região central?”, “Se não estiver, o transporte urbano é de fácil acesso?” e “É fácil chegar no seu local de trabalho todos os dias?” são algumas perguntas razoáveis!

Foto: Tribuna do Paraná.

3. Detalhes sobre o estado de conservação

Antes de uma visita, anote todas as dúvidas sobre o apartamento que está indo conhecer.

Entre as perguntas, não hesite em esclarecer com o proprietário ou com o corretor pontos específicos sobre a estrutura do imóvel.

Não foque apenas em elementos aparentes, como a pintura ou o piso, mas também nas partes elétrica e hidráulica.

Com esses dados, você saberá pesar da melhor forma se o investimento vale a pena ou não, já que terá em mente o que precisará de eventuais reparos.

+Veja também: como disfarçar e esconder os fios dos eletrônicos?

4. Lista de documentos para efetuar a compra

É difícil de acreditar, porém muitas negociações não são finalizadas por falta da documentação correta.

Para evitar essa frustração, tenha em mãos TODOS os documentos necessários para a compra do seu apartamento:

  • Cópia do CPF
  • Cópia do RG
  • Comprovantes de renda atualizados
  • Escritura de pacto antenupcial
  • Cópia da certidão de estado civil
  • Caso você seja autônomo ou microempresário e não possui holerite, pode comprovar a sua renda utilizando a declaração do imposto de renda anexada aos três últimos extratos bancários
  • Certidões negativas, como dívida ativa da União, débitos CND/INSS, interdição, tutela e curatela, executivos fiscais, protesto de títulos e/ou ações cíveis

Boa sorte nesse novo e grandioso capítulo da sua vida que é comprar a casa própria! Enquanto procura seu endereço dos sonhos, inspire-se nas ideias de decoração deste apartamento colorido e, quando fechar negócio, confira a checklist da primeira mudança!

Fotos: Reprodução / Pinterest.

Deixe seu comentário ;)