Você curte o estilo industrial na decoração?

Karla Araújo

Por: Karla Araújo

A cada ano que passa, o estilo industrial está cada vez ganhando mais o coração das pessoas. Os elementos irregulares, acabamentos crus, e tubulações aparentes são alguns dos componentes que deixam esse estilo mais ousado e cheio de personalidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Tubulações aparentes no estilo industrial.

Tendência das tubulações aparentes

Primeiramente essa tendência surgiu em Nova York nos anos 50, quando antigas fábricas e indústrias passaram a dar lugar aos apartamentos. Sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, demonstrando independência e flexibilidade.

Tubulações aparentes no estilo industrial.

Industrial sim, mas com planejamento adequado

É importante ressaltar que, não é porque nesse estilo temos essas características “brutas” que não devemos nos preocupar com o planejamento e o acabamento dos materiais. É imprescindível traçar com cautela os caminhos que os canos e conduítes farão pelo teto e paredes do ambiente, tanto para garantir praticidade no uso, quanto para ficar em harmonia com o restante dos elementos decorativos.

Tubulações aparentes no estilo industrial.

Utilize tubulações de aço

O aço galvanizado costuma ser o mais utilizado em instalações aparentes, pois são super-resistentes e mais econômicos que os tubos de cobre. No caso de instalação hidráulica, deve-se utilizar canos de cobre ou PVC pintado.

Tubulações aparentes no estilo industrial.

Em relação aos custos relacionados a instalação dessas tubulações, devemos levar em consideração que como tudo ficará visível, o acabamento de execução deverá ser feito de forma perfeita. Logo, esse cuidado muitas vezes, pode vir associado a um custo mais elevado. Por isso, manter as tubulações aparentes, pode agilizar o processo da reforma, uma vez que, você não irá mais precisar de gesso para embutir e esconder os conduítes.

Sobre as cores para combinar

É possível usar itens mais básicos, como cinza, preto e branco, mas também com cores mais vivas, como azul e vermelho. As possibilidades são inúmeras. 

Tubulações aparentes no estilo industrial.

Enfim para paredes, utilize o famoso cimento queimado. Aeja no quarto, na sala ou na cozinha, você pode usar e abusar que irá ficar perfeito. Agora se você quer economizar e gosta dos acabamentos mais aparentes, imagina deixar os tijolos das paredes a vista sem reboco compondo o seu ambiente? É uma ideia superbacana que combina muito com esse estilo.

Por fim, gostou do post? Deixe um comentário. smile

Fotos: Reprodução/Pinterest.

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂