Minha casa, Minha cara

Como escolher e cuidar da grama de seu jardim

Em meio a tantas árvores frutíferas, plantas com folhas diferentes e flores coloridas e perfumadas, ela até fica em segundo plano em termos de beleza. Até porque, com este combo superatraente fica difícil competir. Mas não se engane: sua grama jamais passará despercebida. Um jardim só é bonito por completo se tem uma grama bem cuidada e bonita como pano de fundo.

(Casa e Jardim)

Ela é a base de todo seu jardim e precisa de uma atenção especial, para em seguida receber todos os outros elementos de forma harmoniosa e atraente. Os vários tipos de grama têm características diferentes e você deverá escolher a que melhor se adéqua com o que você procura. A grama-preta, por exemplo, é pouco resistente ao pisoteio e, por isso, é mais indicada para bordas de pisos e pequenos canteiros. É bem comum encontrarmos essa espécie em jardins de inverno, pois se adaptam à sombra:

(Casa e Jardim)

A grama são-carlos é super-resistente! Se você mora em locais frios, pode ter certeza de que ela irá durar por muito tempo, até mesmo, se gear.

(Casa e Jardim)

Já para os lugares quentes a grama-esmeralda é a mais indicada. Desenvolve-se superbem em altas temperaturas e ainda tolera a salinidade. Pronto, agora você já sabe qual tipo escolher para sua futura casa de praia, não é mesmo?

(Casa e Jardim)

A grama-japonesa tem folhas macias e vai superbem em jardins temáticos orientais. Se você quiser usá-la fora desse contexto, saiba que ela também se adapta a terrenos ensolarados.

(Casa e Jardim)

Esses são apenas alguns exemplos, pois, na hora de escolher a sua, pesquise direitinho e veja qual melhor combina com o clima da sua cidade e tipo de terreno. smile
Escolhida a grama, é chegada a hora de preparar o terreno: remover pedras, entulhos e ervas daninhas é o primeiro passo, para em seguida adubar a terra. O plantio deve ser feito preferencialmente na época de chuvas, para seu gramado se desenvolver direitinho e ficar bonito.

(Casa e Jardim)

A rega e a poda variam muito de estação para estação. No verão, as plantas necessitam de mais água e mais poda. Os climas chuvosos também favorecem o crescimento da grama, que deverá ser cortada a cada 15 dias. Na primavera e outono, uma rega diária é suficiente; no inverno, sua grama precisará de água só duas vezes por semana.

(Docilda)

Pronto! Com essas dicas, seu gramado tem tudo para ficar verdinho e bem convidativo. Com uma área externa assim, bem cuidada, só dá mais vontade de decorá-la, não é mesmo? Bancos e mesinhas são indispensáveis para poder admirar o resultado de tanto cuidado e carinho. A Linha Kansas da MMM vai satisfazer essa sua vontade de reunir os amigos na área externa da sua casa. Jogue umas almofadas coloridas para combinar com a alegria do jardim e pronto:

A Linha Ripado também vai te proporcionar conforto e lugares suficientes para abrigar quem você quiser. Dá até para aproveitar para fazer um churrasquinho na varanda ou no seu jardim! Pronto, a solução perfeita para seu fim de semana:

E aí, quem topa?

Conheça todos nossos móveis de Jardim clicando aqui.

2 Comentários

  1. Oi Larissa,realmente se o jardim não tiver grama ele não é um jardim,elas fazem toda a diferença e claro que esses móveis tambem tem seu valor em um belo jardim,beijinhos!

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂