Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para [email protected] com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

Somos em 4 pessoas em casa e gostaria de uma sala de jantar funcional durante a semana,
mas que acomode visitas durante o fim de semana sem passar aperto.

Sabe-se que, antigamente, a sala de jantar era o cômodo mais importante da casa, pois nela acontecia grande parte do convívio familiar. Por isso, mesas com até 20 lugares eram bastante usadas, com o bufê e a cristaleira. No entanto, com o passar do tempo, a modernidade inovou esse padrão, até então bastante utilizado, reduzindo o tamanho das mesas, juntando a sala de jantar com a cozinha, sugerindo ideias para cada gosto, conforme as necessidades apresentadas.

(Meu Móvel de Madeira)

(Visitei.net)

O problema de receber visitas e não ter espaço suficiente à mesa é bastante frequente. Então, aí vão dicas de como resolver essa situação desconfortável.

Para famílias pequenas, o ideal é uma mesa quadrada, mais utilizada, ou redonda de 4 lugares. A mesa retangular pode ser usada com cadeiras nas cabeceiras em apenas um dos lados, o outro é encostado na parede, garantindo a livre circulação e podendo aproveitar mais dois espaços para visitas.

(Construindo meus Sonhos)

(Mundo Bicho Grilo)

Outra solução para quem gosta de comodidade e praticidade são as mesas extensíveis. Durante a semana, a mesa fica no seu tamanho real e, no fim de semana ou em outras ocasiões como reuniões, usa-se a extensão da mesma.

(Santuário Feminino)

(Tema Home)

 

Para personalidades mais ousadas e modernas, uma dica que vai resolver esse problema. Como já foi visto em novelas, como Passione (2010-2011), o jantar é servido em uma mesa, no aparador ou bufê, e a visita, com os anfitriões, acomoda-se nos sofás e poltronas, apoiando o prato no colo com um guardanapo de tecido ou uma almofada. Além de ser chique, é superprático! E o conforto de um sofá é incomparável ao de uma cadeira estofada. A mesa de centro pode ser usada para o apoio de copos e petiscos, trazendo leveza e bem-estar com as peças certas de decoração.


Vale lembrar que o espaço entre a parede e a cadeira deve ser de, no mínimo, 80 centímetros, menos que isso fica apertado e com dificuldade de movimentação, pois, além de acomodar as visitas, é preciso que elas sintam-se confortáveis.

A escolha dos assentos fica entre cadeiras ou bancos corridos. As cadeiras devem ser mais estreitas para que caibam várias pessoas, umas ao lado das outras. Os bancos corridos, e estofados, são uma ótima opção, pois também acomodam muitas pessoas e economizam espaço (é guardado embaixo da mesa), garantindo a circulação livre pelo ambiente.

(Máxima Interiores)

E a iluminação é parte essencial no conjunto do ambiente. As lâmpadas devem ser protegidas por vidro para não esquentar demais nem ofuscar a vista. O lustre pendente deve estar à distância de 0,70m a 1,00m de altura em relação à mesa, para que a luz se espalhe por igual.

(Mundo das Tribos)

(Oggi Arquitetura)

As paredes em tons claros e pastéis transmitem harmonia e tranquilidade, e também dão a sensação de amplitude a um ambiente pequeno. Afinal, ninguém se sente confortável dividindo um espaço pequeno e escuro com outras pessoas.

Junte essas dicas com bom gosto e crie uma sala de jantar agradável e confortável para usufruir durante a semana nas refeições e no fim de semana com seus convidados!


por Camile Moreira e Julia Menestrina
1º ano Design de Interiores – Univille

Se você gostou deste post, clique em “Curtir” e ajude esta dupla de alunas a ganhar pontos no Programa Ammmigo!

18 Comentários

  1. Eu gostei muito, qualquer dica pra casa eu vou pedir pra vcs rsrs ^^, ta lindo o trabalho de vcs meninas, parabéns! ;D

  2. Adorei as dicas, meninas!! Principalmente a da novela, muito chique e prático mesmo, parabéns!

  3. Gostei das dicas! A iluminação e as cores das paredes influenciam muito para se ter um bom ambiente…. Parabéns