Minha casa, Minha cara

A gente te ajuda a resolver!

Carol Tusi

Por: Tusi Fotos: Reprodução

Sabemos que o forro de gesso é quase uma regra quando falamos em melhorar a iluminação de uma casa, pois ele dá a possibilidade de adicionar vários pontos de luz, e ainda ter luzes diretas e indiretas que podem ser acesas separadamente. Mas, se você mora de aluguel ou simplesmente não quer saber de quebradeira, pó e gesso no teto, e quer melhorar a iluminação da sua sala, não desista! Existem outras alternativas tão boas quanto, e que de quebra, podem deixar sua casa com mais personalidade devido a quantidade de opções disponíveis no mercado.

1 – Trilho Eletrificado

Se engana quem acha que o trilho pode ser usado somente em ambientes com a decoração estilo industrial. A vantagem desse tipo de iluminação, é que você compra o trilho por metro e ainda coloca quantos spots quiser. Dá pra fazer somente uma linha central, ou dá para ousar e puxar trilhos em outras direções também! E além disso, você pode optar pelo preto se quiser que o estilo da iluminação seja o protagonista, ou deixar tudo branquinho para uma decoração mais clássica.

Trilhos eletrificados na sala de estar

2 – Pendentes de teto

Esse tipo de iluminação é a ideal para ser utilizada sobre as mesas de jantar. Fica super aconchegante e, visualmente falando, ela ajuda a separar os ambientes se a sala for estar e jantar integrados. Temos somente um problema: o  ideal é que o pendente fique no centro da mesa, mas nem sempre o ponto de luz está centralizado. É grave? Não, não é nada grave! Basta você  escolher o lugar em que deseja fixar e fazer a instalação com um desviador de ponto de luz. O fio pode ficar bem esticado, rente ao teto, mas acho que deixar ele mais soltinho fica até mas bonito!

Pendentes de teto centralizados

3 – Arandelas de tomada

Uma ótima alternativa para colocar na lateral do sofá, ou em um cantinho com poltrona. Basta um suporte para pendurar o fio na parede, e uma tomada por perto. Existem várias opções a venda no mercado. Você pode optar por montar a sua utilizando uma mão francesa, ou comprar uma prontinha no site da Oppa!

Luminárias de parede

4 – Luminárias de piso ou de mesa

Abajures no geral deixam uma luz super aconchegante no ambiente. Se você tem espaço sobrando, pode colocar uma luminária de piso, ou um abajur sobre uma mesinha lateral.

Luminárias de mesa e piso

Você estava procurando inspirações para melhorar a iluminação da sua casa e gostou das soluções sugeridas? Deixa seu comentário contando pra gente o que você achou! smile

Fotos: Arquitetando Ideias | Mandrila Arquitetura | Juliana PippiCasa Vogue | Histórias de Casa | Edu Castello para Editora Globo | Felipe Felco | Oppa Design | Medo da Pressa | Histórias de Casa | casa.com.br

Sobre a autora:
Tusi é apaixonada por decoração e, por isso, é uma das responsáveis por cuidar da Casa MMM, em Curitiba. Mas nem só de decoração ela entende!  Formada em design, gaúcha de Santigo e Santa Maria (porque a cidade do coração também conta!), ela AMA o sol e é apaixonada por gatinhos.

2 Comentários

  1. Oi, Elisa! <3
    Aaaaah, quanto amor! Ficamos felizes demais que o blog esteja sendo fonte de inspiração pra você! Agradecemos demais seu carinho <3

  2. Estou simplesmente encantada com todas as tendências e inspirações apresentadas.
    É impressionante como uma boa decoração faz toda a diferença!

    Atualmente, tenho acompanhado diversas inspirações da página e de outros canais do segmento e devo dizer que a ideia dos pendentes de teto e dos trilhos eletrificados ganharam de vez o meu coração.

    A primeira, pela versatilidade (possibilitando a criação de múltiplos focos de iluminação) e pelo toque de modernidade. A segunda, pelo visual clean mas, principalmente, por cai como uma luva no meu mais novo estilo de decoração favorito: o industrial. Enfim, adorei o artigo e as ideias e inspirações dele!

    Aliás, queria aproveitar o espaço para parabenizar também pelos conteúdos da página como um todo…eles são sempre muito inovadores, atuais e inspiradores para mim!