Minha casa, Minha cara

Deixe o cantinho embaixo das suas escadas, lindo, útil e funcional.

Tem um cantinho da casa que nem sempre é lembrado ou valorizado como deveria – ele já foi até uma peça importante em filmes, mas até nesses filmes, o espaço embaixo da escada não foi aproveitado direito. O que é uma pena, ele pode ser bastante funcional e útil, principalmente em uma casa onde a falta de espaço seja problema.
E, não importa qual seja o modelo presente na casa, todos oferecem uma usabilidade diferente na decoração e na organização do ambiente – e, claro, o que for feito ali deverá estar em harmonia com os demais ambientes da casa, não é um canto para destoar e sim para compor! Mas para irmos adiante é preciso que você saiba exatamente qual é esse espaço disponível – então verifique qual é a altura, largura e profundidade!

Escadas ao estilo Urban Jungle

Uma das primeiras opções é transformar esse canto em um espaço verde dentro de casa: é possível fazer um jardim vertical e deixar algumas plantas suspensas ou um pequeno jardim no chão mesmo. Por exemplo, se a escada for flutuante/vazada e próxima de uma janela, por que não um pequeno jardim? Você ainda pode mesclar com pedras que combinem com o espaço e o design da casa.

Urban jungle em casa embaixo das escadas.

Urban jungle em casa embaixo das escadas.

Urban jungle em casa embaixo das escadas.

Mas, para fazer um jardim, não importa se suspenso ou não, você precisa verificar os tipos de plantas que podem ser utilizados – o quanto crescem, o quanto necessitam de água/luz e até mesmo se podem causar algum tipo de infiltração. Procure um profissional para entender melhor isso!

Veja também: Jardim vertical no apartamento.

Assentos embaixo das escadas também são uma boa opção

Ainda se preferir, transforme em um pequeno espaço funcional de trabalho: uma escrivaninha, uma luminária e um puff/cadeira e pronto. Há também a possibilidade de acrescentar algumas prateleiras ou estantes de livros que caibam – ou que sejam feitas já no tamanho disponível. Essas são algumas opções para quem não quer mexer com reforma.

Assento embaixo das escadas.

Assento embaixo das escadas.

Assento embaixo das escadas.

Para além de uma poltrona, esse canto pode ser bem aconchegante – mas essa opção aqui talvez já exija uma pequena intervenção no espaço: tenha um espaço acolchoado para descansar a qualquer momento! E se a escada for no meio da casa? Maravilha, utilize seu espaço como um apoio na divisão dos ambientes!

Assento embaixo das escadas.

Armário secretos embaixo das escadas, existem?

Para quem preferir, é possível deixar essa área mais funcional com armários e estantes “secretas” – ao mesmo tempo que aproveita o espaço, também é uma baita economia deste. Existem diversos modelos que podem ser adaptados de acordo com a escada que você possui. E, mesmo que o espaço disponível seja apenas um pequeno recorte, aproveite e faça uma extensão da sua decoração, trazendo elementos que caibam no espaço e não pesem para a vista.

Armário e decorações embaixo das escadas.

As opções de aproveitar cada nicho disponível são inúmeras! Na dúvida, consulte um arquiteto ou designer de interiores para entender melhor o que pode ser feito e dê vida para este canto!

Fotos: Inspiração / Pinterest

Comentários não estão permitidos.