Minha casa, Minha cara

Faça a sua!

Se você é do time que adora cozinhar, inventar mil receitas na cozinha e sempre ser o Masterchef do dia, você certamente sabe o quanto, temperos frescos dão outra cara a comida, ampliando ainda mais o sabor de cada refeição.

Temperos sempre à mão

Uma das formas de ter temperos e hortaliças sempre à mão, de maneira rápida é cultivá-los dentro da sua cozinha. Isso não apenas facilitará a rotina de quem gosta de cozinhar, como também trará um ar mais charmoso e aromático para o cômodo. Além disso, você terá a garantia de alimentos sem agrotóxicos, terá menos desperdício, porque você utilizar apenas o que for consumir, não precisará ir tanto ao supermercado – e nem gastar tanto… Por aqui, só vemos vantagens para quem quer ser mais um adepto desta prática. E não pense que por ser uma horta em casa você tem que se limitar apenas a hortaliças pequenas e mais comuns, como manjericão, cebolinha, salsinha, orégano. Pode plantar sem medo temperos maiores, como pimentas. Pode até ir pro lado das frutas, como os morangos.

Horta em casa.

Nas cozinhas que dispõem de mais espaço é possível fazer essas hortas em bancadas e painéis, mas, cozinhas menores devem usar outras opções, como pequenos vasos, embalagens recicladas, floreiras, caixas de madeira, canecas, potes e até mesmo uma horta vertical.

Faça a sua horta vertical em uma Estante de madeira! 

Com começar uma horta em casa?

Primeiro faça uma análise do local onde será a horta, procure por um que seja arejado e bem iluminado, se for um onde bate o sol da manhã, melhor ainda. O ideal é que não tenha muita umidade e não receba muitos ventos fortes. Se a visibilidade do ponto escolhido for boa, melhor ainda. Dessa forma você consegue acompanhar melhor o crescimento e perceber caso a horta apresente algum problema.

Horta em casa.

Horta em casa.

É hora de escolher as mudas

Depois disso, escolha quais serão as hortaliças e os temperos que você gostaria de plantar – pense naquelas que mais são utilizados no dia a dia e também nos que você e sua família mais gostam, dessa forma você terá uma horta extremamente funcional e útil para todo mundo!

Horta em casa.

Agora os recipientes

Com as plantas escolhidas, é hora de pensar no recipiente certo, que mudará de acordo com o porte de cada uma – é preciso também dar espaço para que sua raiz cresça, possibilitando mais produtividade para sua hortaliça ou seu tempero. Uma regra que pode ajudar aqui é escolher por um vaso/recipiente que tenha, aproximadamente, a profundidade de 2/3 do tamanho da planta adulta.

horta em casa.

A preparação do solo também requer um cuidado especial, pois ele precisa conter os nutrientes necessários para as plantas crescerem e se desenvolverem bem. Procure por terra e sementes de boa qualidade, irrigue de acordo com o que cada planta precisa e, na dúvida de como adubar da maneira correta, adquira terras já preparadas em lojas especializadas.

Horta em casa.Caso opte por plantar mais de uma espécie em um mesmo vaso, procure saber se elas se dão bem juntas – cada uma possui um ciclo de vida diferente, e uma das indicações é buscar combinar plantas que possuem ciclos diferentes.

Horta em casa.

As podas tendem a variar de acordo com as fases da Lua, mas para não ter erro e não ter uma horta com uma aparência que você não gostaria, confirme com um especialista o tempo certo para cada planta. A colheita também possui diversas variáveis, mas, geralmente o pacote donde vem as sementes tem essa informação especificada.

Já preparou o local para a sua horta, mas não sabe o que plantar? Nós te ajudamos. smile

Com tudo isso analisado e pesquisado, você já está pronto/a para começar 2021 com uma nova horta em casa!

Gostou do post? Conta para gente nos comentários!

Fotos: Reprodução/Pinterest.

Comentários não estão permitidos.