Minha casa, Minha cara

Você já ouviu falar em estêncil, certo? Feito de vários materiais mais grossinhos como o acetato, o estêncil é um molde vazado de vários temas e desenhos. A brincadeira consiste em, com a ajuda de um pouco de tinta, reproduzir a imagem exata do molde em praticamente qualquer superfície. Na decoração, o estêncil quebra um galhão na hora de trazer personalidade para móveis, tecidos e paredes que caíram na mesmice.

Wall-stencil-technique-3a

Wall-stencil-technique-6

O estêncil encanta pela facilidade e pela quantidade enorme de possibilidades que oferece. Com o modelo desejado em mãos, você consegue dar cara nova até mesmo para o piso da sua casa, precisando apenas de dedicação e tempo. A técnica em si não detêm grandes segredos, mas como qualquer projeto exige um bom bocado de paciência.

4e8da1d9889dc-cho

Antes de começar a estampar lindos padrões por aí, é preciso lançar mão de rolos de fita crepe. Fixe o molde de forma bem retinha e firme com a fita, para que a tinta não vaze e o desenho saia borrado. Vale ressaltar que, mesmo tomando todos os cuidados, é possível que o resultado não fique perfeito – e essa é até uma das características do trabalho feito com o estêncil. Mas se você procura um resultado mais certinho, um pincel bem fino pode ajudar a dar retoques.

estencil

Outro detalhe importante é a aplicação da tinta. O melhor a fazer é aplicar tinta com a ajuda de uma esponja ou de um pincel batedor, ambos garantem um acabamento melhor e ajudam a prevenir aqueles errinhos que comentamos. A esponja na hora de carimbar o estêncil precisa ter pouquíssima tinta para não vazar.

a73cc966f078bd7952a286737b71fe2e

Sabendo destes pequenos truques, basta adquirir o molde vazado certo para dar cara nova aos seus espaços. A gente já personalizou um Baú Caixa Camarada com a ajuda da técnica, lembra? Por ser bem mais barato do que qualquer papel de parede, ele é uma solução tentadora para fazer detalhes em paredes do lavabo, quarto ou sala.

estencil-nuvem

Cortinas, tapetes, toalhas e até louças podem entrar na dança. A Flávia do Decoracasas personalizou diversos pratos branquinhos com a ajuda do estêncil e das canetas marcadoras para porcelana. Fica lindo e inusitado, perfeito para enfeitar e receber os amigos com carinho.

capture-20130805-091729-vert

Ficou com vontade de fazer em casa? Então veja este vídeo com algumas dicas legais para colocar em prática:

Você já fez invencionices com estêncil? Comente!

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

20 Comentários

  1. Que legal, Alexandre! Sim, estas radiografias são mais grossinhas, funcionam superbem como molde para estêncil. smile
    Obrigada pelo comentário!

  2. Estou muito inclinado a fazer estêncil com radiografias velhas.
    Minha mãe fazia estêncil para utilizar em pinturas de panos-de-pratos com papel A4 comum e velas derretidas. Eu até ajudava ela.

  3. Olá Celio! Você encontra estêncil em lojas de artesanato. smile Tem de vários modelos!
    Obrigada pelo comentário!

  4. Oi Homero! Aquele primeiro que mostramos é de um site que vende o estêncil, mas você pode aumentar qualquer modelo que encontrar na internet. É só pedir para o pessoal da gráfica na hora de imprimir, ou para alguém que saiba editar imagens.

  5. meu filho usa stencil para fazer grafite ”Arte de Rua” … Uma ocasião.. Eu vi um trabalho e não acreditei q foi ele mesmo que fez.. sempre fui crítica contra pichações.. e ele.., como outros grafiteiros começaram pichando muros… Hoje aprendi a admirar os trabalhos de ”Grafiteiros”… :São Verdadeiras Obras de Artes, e estão enfeitando ambientes internos e fazendo parte da decoração..É realmente trabalhosa a preparação.. mas, os resultados compensão..

  6. adorei, estou precisando mudar um pouco a decoração da minha casa,onde encontro estêncio para comprar?

  7. Anelise, Ana e Dulce: Vocês encontram estes moldes em lojas de artesanato, papelarias ou em lojas especializadas smile A Flávia, do Decoracasas, indicou a Molde Vazado, uma loja online. Vejam só: http://moldevazado.com/
    Beijocas!

  8. Hahaha e num é, Thais? É muito legal mesmo! Quando você começar a personalizar sua casa por aí, não deixe de compartilhar com a gente! rs wink
    Obrigada pela visita!

  9. Só ideias legais! Fica difícil escolher só uma. Tô correndo o risco de pesar a mão e sair fazendo pintura com estêncil na casa toda.