Minha casa, Minha cara

Você já ouviu falar em estêncil, certo? Feito de vários materiais mais grossinhos como o acetato, o estêncil é um molde vazado de vários temas e desenhos. A brincadeira consiste em, com a ajuda de um pouco de tinta, reproduzir a imagem exata do molde em praticamente qualquer superfície. Na decoração, o estêncil quebra um galhão na hora de trazer personalidade para móveis, tecidos e paredes que caíram na mesmice.

Wall-stencil-technique-3a

Wall-stencil-technique-6

O estêncil encanta pela facilidade e pela quantidade enorme de possibilidades que oferece. Com o modelo desejado em mãos, você consegue dar cara nova até mesmo para o piso da sua casa, precisando apenas de dedicação e tempo. A técnica em si não detêm grandes segredos, mas como qualquer projeto exige um bom bocado de paciência.

4e8da1d9889dc-cho

Antes de começar a estampar lindos padrões por aí, é preciso lançar mão de rolos de fita crepe. Fixe o molde de forma bem retinha e firme com a fita, para que a tinta não vaze e o desenho saia borrado. Vale ressaltar que, mesmo tomando todos os cuidados, é possível que o resultado não fique perfeito – e essa é até uma das características do trabalho feito com o estêncil. Mas se você procura um resultado mais certinho, um pincel bem fino pode ajudar a dar retoques.

estencil

Outro detalhe importante é a aplicação da tinta. O melhor a fazer é aplicar tinta com a ajuda de uma esponja ou de um pincel batedor, ambos garantem um acabamento melhor e ajudam a prevenir aqueles errinhos que comentamos. A esponja na hora de carimbar o estêncil precisa ter pouquíssima tinta para não vazar.

a73cc966f078bd7952a286737b71fe2e

Sabendo destes pequenos truques, basta adquirir o molde vazado certo para dar cara nova aos seus espaços. A gente já personalizou um Baú Caixa Camarada com a ajuda da técnica, lembra? Por ser bem mais barato do que qualquer papel de parede, ele é uma solução tentadora para fazer detalhes em paredes do lavabo, quarto ou sala.

estencil-nuvem

Cortinas, tapetes, toalhas e até louças podem entrar na dança. A Flávia do Decoracasas personalizou diversos pratos branquinhos com a ajuda do estêncil e das canetas marcadoras para porcelana. Fica lindo e inusitado, perfeito para enfeitar e receber os amigos com carinho.

capture-20130805-091729-vert

Ficou com vontade de fazer em casa? Então veja este vídeo com algumas dicas legais para colocar em prática:

Você já fez invencionices com estêncil? Comente!

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

Deixe seu comentário ;)