Convidamos a Cristal, do Um Ano Sem Lixo, para ensinar vocês como fazer e manter uma composteira! Serão 3 posts superdivertidos, vem com a gente!

Convidamos a Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo, para ensinar tudo que precisamos saber sobre composteiras. O papo rendeu tanto que vamos ter três posts sobre o assunto! Então fique ligada que hoje e nas próximas duas sextas-feiras, você vai aprender TU-DO sobre como montar uma composteira e manter ela sempre deliciosa em casa! smile diy como fazer uma composteira

Fonte da imagem 1

Quando falamos aqui no blog sobre como reduzir seu lixo e simplificar sua vida,  comentamos que mais da metade do lixo produzido nas casas vem da cozinha: os restos de alimentos. O chamado lixo orgânico, com restos de cascas e sobras de frutas e verduras, restos de comida e tudo que seja perecível não precisa ficar apodrecendo e dando cheiro ruim na sua cozinha! Tudo que você precisa é ter uma composteira doméstica.

Uma composteira nada mais é que um lugar apropriado pra que a decomposição desses resíduos aconteça. O segredo é que desse jeito, não fica cheiro ruim (sério!). No lixinho da nossa cozinha, o lixo se decompõe por meio de bactérias, por isso o cheiro fica ruim. Na composteira, a decomposição acontece por outros meios (como minhocas e calor) e o cheiro ruim não existe!

Reduzir o lixo da cozinha, ter um adubo maravilhoso e fácil, manter uma horta super bonita: dá pra ter tudo isso com uma composteira em casa. Existem vários tipos de composteiras, mas o mais recomendado e usado hoje é o com minhocas (sim, minhocas!).
diy-como-fazer-uma-composteira-em-casa-cerca

Fonte das imagens 1

Como fazer uma composteira se você mora em casa

Quem morou no interior ou sempre morou em casa provavelmente vai lembrar de um lugarzinho que o lixo orgânico era jogado. Na casa dos meus avós, era dentro da horta, num espaço só pra isso. Apesar de funcionar (as cascas vão se decompor, é da natureza delas), existem técnicas pra ser mais rápido e evitar cheiros ruins e não atrair animais.

  1. Faça um buraco na terra, de cerca de pelo menos 0,5m2. Se a família for grande, você pode fazer dois e enquanto um descansa, vocês enchem o outro. Ou fazer um grandão, de 1m2. Uns 30cm de profundidade é suficiente. Pra ajudar a segurar as paredes de terra, você pode colocar tábuas nas laterais ou uma caixa sem o fundo. Também dá pra fazer cercando uma área em contato com a terra com cerca de arame, tábuas ou troncos.
  2. Coloque o material orgânico e não espalhe muito. Vá concentrando em um cantinho até tudo encher. Sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem (é esse o segredo pro cheiro ruim não aparecer).
  3. Regue de vez em quando se fizer muito calor e sol, porque a mistura pode esquentar e secar. É bom manter úmido pra decomposição acontecer mais rapidamente.
  4. A cada 15 dias dê uma revirada em todo material, pra ajudar a aerar e facilitar a decomposição.
  5. Aos poucos as sobras de alimento vão se transformar em uma terra bem escura, com cheiro de terra molhada. Esse adubo é maravilhoso pras plantas e pra sua hortinha. Te ensinamos como fazer uma horta neste post!

Se você não tiver espaço pra cavar um buraco no quintal, ainda dá pra ter a composteira com minhocas, em um sistema prático de caixas plásticas. Volte aqui na sexta-feira que vem, dia 01 de Julho, que a gente vai te contar certinho como fazer isso! Conta para a gente: qual a sua maior dúvida na hora de montar uma composteira? 

3 Comentários

  1. Nós também ammmamos a Cristal, Zizi! heart Ela é incrível, né?! E mmmuito obrigada pelo aviso! Lembra que amanhã tem mais post sobre como montar uma composteira com minhocas para usar em apartamento! heart

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂