Convidamos a Cristal, do Um Ano Sem Lixo, para ensinar vocês como fazer e manter uma composteira! Serão 3 posts superdivertidos, vem com a gente!
Convidamos a Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo, para ensinar tudo que precisamos saber sobre composteiras. O papo rendeu tanto que vamos ter três posts sobre o assunto! Então fique ligada que hoje e nas próximas duas sextas-feiras, você vai aprender TU-DO sobre como montar uma composteira e manter ela sempre deliciosa em casa! smile
Fonte da imagem 1
Quando falamos aqui no blog sobre como reduzir seu lixo e simplificar sua vida, comentamos que mais da metade do lixo produzido nas casas vem da cozinha: os restos de alimentos. O chamado lixo orgânico, com restos de cascas e sobras de frutas e verduras, restos de comida e tudo que seja perecível não precisa ficar apodrecendo e dando cheiro ruim na sua cozinha! Tudo que você precisa é ter uma composteira doméstica.
Uma composteira nada mais é que um lugar apropriado pra que a decomposição desses resíduos aconteça. O segredo é que desse jeito, não fica cheiro ruim (sério!). No lixinho da nossa cozinha, o lixo se decompõe por meio de bactérias, por isso o cheiro fica ruim. Na composteira, a decomposição acontece por outros meios (como minhocas e calor) e o cheiro ruim não existe!
Reduzir o lixo da cozinha, ter um adubo maravilhoso e fácil, manter uma horta super bonita: dá pra ter tudo isso com uma composteira em casa. Existem vários tipos de composteiras, mas o mais recomendado e usado hoje é o com minhocas (sim, minhocas!).
Fonte das imagens 1
Como fazer uma composteira se você mora em casa
Quem morou no interior ou sempre morou em casa provavelmente vai lembrar de um lugarzinho que o lixo orgânico era jogado. Na casa dos meus avós, era dentro da horta, num espaço só pra isso. Apesar de funcionar (as cascas vão se decompor, é da natureza delas), existem técnicas pra ser mais rápido e evitar cheiros ruins e não atrair animais.
- Faça um buraco na terra, de cerca de pelo menos 0,5m2. Se a família for grande, você pode fazer dois e enquanto um descansa, vocês enchem o outro. Ou fazer um grandão, de 1m2. Uns 30cm de profundidade é suficiente. Pra ajudar a segurar as paredes de terra, você pode colocar tábuas nas laterais ou uma caixa sem o fundo. Também dá pra fazer cercando uma área em contato com a terra com cerca de arame, tábuas ou troncos.
- Coloque o material orgânico e não espalhe muito. Vá concentrando em um cantinho até tudo encher. Sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem (é esse o segredo pro cheiro ruim não aparecer).
- Regue de vez em quando se fizer muito calor e sol, porque a mistura pode esquentar e secar. É bom manter úmido pra decomposição acontecer mais rapidamente.
- A cada 15 dias dê uma revirada em todo material, pra ajudar a aerar e facilitar a decomposição.
- Aos poucos as sobras de alimento vão se transformar em uma terra bem escura, com cheiro de terra molhada. Esse adubo é maravilhoso pras plantas e pra sua hortinha. Te ensinamos como fazer uma horta neste post!
Se você não tiver espaço pra cavar um buraco no quintal, ainda dá pra ter a composteira com minhocas, em um sistema prático de caixas plásticas. Volte aqui na sexta-feira que vem, dia 01 de Julho, que a gente vai te contar certinho como fazer isso! Conta para a gente: qual a sua maior dúvida na hora de montar uma composteira?
3 Comentários
Muito bom, amei de verdade, é bem explicado.
Nós também ammmamos a Cristal, Zizi! heart Ela é incrível, né?! E mmmuito obrigada pelo aviso! Lembra que amanhã tem mais post sobre como montar uma composteira com minhocas para usar em apartamento! heart
Muito bacana smile Adoro o blog da Cristal!
P.s.: Parece que falta a continuação do final do post.