As crianças vão adorar preparar um safári com bichos de papelão
Estamos passando por um momento complicado frente à situação do coronavírus, na qual muitos pais precisam conciliar o trabalho em casa e o cuidado dos filhos, que também estão em casa devido à suspensão das aulas. Por isso, sugerimos este DIY com bichos de papelão para entreter as crianças, que ainda podem aprender um pouco sobre os animais e a conservação da natureza. Fora que os trabalhos manuais são uma forma muito interessante de estimular a criatividade e o desenvolvimento motor dos pequenos!
Esta atividade é recomendada para crianças que já frequentam a escola, entendem um pouco sobre sustentabilidade e conseguem manusear os materiais necessários sem dificuldade, principalmente a tesoura (sem ponta). Os pais devem ficar à disposição caso elas precisem de ajuda, mas não é necessária uma supervisão intensa, já que os materiais não oferecem risco às crianças.
Em dias de convívio ainda mais fortes como esses, que tal conhecer o projeto de um quarto compartilhado entre mãe e filhos?
Materiais necessários para fazer os animais
- Uma caixa de papelão
- Um lápis
- Um canetão preto (para as listras da zebra)
- Uma tesoura grande com ponta arredondada
- Tinta guache de várias cores, lápis de cor, giz de cera ou canetinhas (você escolhe!)
Passo a passo para criar seus bichos de papelão
- A primeira fase é desenhar os contornos dos animais no papelão com um lápis. Você pode conseguir os contornos na internet ou deixar as crianças fazerem a próprio punho para incentivar ainda mais a criatividade. Os traçados não precisam ser perfeitos: o toque final será dado pela cor e outros detalhes, e cada criança pode fazer da forma como quiser. Além do contorno dos animais, crie arcos em formato de U (dois para cada animal), como mostrado na imagem abaixo, para representar as patas dos animais.
- Agora é hora de cortar as peças com a tesoura. Pode ser que isso seja um pouco complicado, já que o papelão é uma superfície dura. Por isso, avise as crianças para terem cuidado ou fique à disposição para oferecer ajuda. Depois de recortar o contorno dos animais, faça um duplo corte na parte inferior de cada um deles para que os arcos possam ser encaixados e os bichos fiquem de pé.
- Chegou a melhor parte! Diga aos pequenos para colorirem com o material escolhido (tinta guache, giz de cera, lápis de cor ou canetinhas), da forma que preferirem, cada pedacinho recortado e os incentive a soltarem a imaginação – não é preciso seguir as cores naturais!
Não se esqueça dos detalhes de cada espécie, como os pontos da girafa ou as listras da zebra, que você pode fazer com o canetão preto por cima da pintura branca.
Falando em zebra, você sabia que elas são realmente pretas e têm listras brancas?
É claro que para pintar, é muito mais fácil criar listras pretas em um fundo branco, mas na vida real é o contrário. As listras brancas são usadas para repelir insetos, que conseguem pousar mais facilmente em um animal de cor sólida (como um cavalo) porque podem estimar melhor a distância. As listras da zebra refletem a luz de maneira diferente, e os insetos não conseguem controlar sua trajetória tão bem, dificultando o pouso. Assim elas conseguem se proteger das picadas.
- Quando a pintura tiver secado, já podemos montar cada animal. Lembra-se daqueles dois cortes que foram feitos na base de cada bichinho e os recortes em formato de U? Agora é a hora de juntá-los: encaixe os recortes em U nos cortes feitos na base dos animais. Com seus bichos prontos, o safári já pode começar!
A proposta deste faça você mesmo é ensinar as crianças sobre os animais e a preservação da natureza de forma lúdica. Por sinal, esta ideia vale para os vovôs de plantão, babás e os amigos que se candidatam a cuidar das crianças de vez em quando…
Veja também uma seleção de móveis para quarto infantil
Curtiu a ideia? Você pode encontrar ainda mais sugestões de faça você mesmo para as crianças, além de dicas sobre cuidados infantis e babás, nos materiais da comunidade da Babysits, uma plataforma online que visa facilitar a conexão e comunicação de pais e babás em todo o país. Você também pode criar um perfil na Babysits para encontrar uma babá confiável para os seus pequenos.
Se este assunto é do seu interesse, que tal conferir nossas dicas de como organizar os brinquedos das crianças? Também já publicamos um post sobre a influência da arquitetura no aprendizado das crianças – superinteressante!
Fotos: Babysits