Quando decoramos as áreas internas da nossa casa com plantas, trazemos para perto um pouquinho do frescor e da beleza da natureza. E elas servem não só para embelezar o nosso lar, como também para dar mais alegria a nossa rotina. Por demandarem atenção constante, as plantas nos forçam a fazer paradas obrigatórias na correria do dia a dia; funcionam como pequenos lembretes de que parar para respirar é preciso. Por isso cultivar as verdinhas em casa é totalmente indispensável: elas fazem um bem danado para você e para sua casa.
A planta que resolvemos mostrar hoje é bastante usada para decorar áreas externas. Grande e bonita, a palmeira chama a atenção em todos os lugares que aparece e muitas vezes é associada a bom gosto, tropicalidade e elegância.
E por mais que muitos a utilizem em jardins, varandas e áreas da piscina, elas não são exclusividade dos espaços externos. Existem muitas espécies da planta que vão super bem decorando as áreas internas da casa, plantadas em vasos grandes e charmosos. Elas podem virar o centro das atenções em salas de estar, churrasqueiras e salas de jantar, garantindo textura e vida nova para os mais diferentes espaços.
Espécies como a Araurí, Aricanguinha, Camedórea-bambu, Camedórea-elegante, Licuala e Palmeira-fênix são perfeitas para a decoração de áreas internas. Isso porque são muito resistentes ou têm como habitat a subfloresta, ou seja, naturalmente adaptadas a meia sombra.
A Palmeira-rápis e a Palmeirinha-de-touceira também são ótimas apostas para decorar interiores. Apesar de poderem ser cultivadas a meia sombra, todas as palmeiras deverão decorar espaços contemplados por janelas, para receberem uma quantidade mínima de luz natural e se desenvolverem fortes e sadias.
Outro cuidado indispensável para palmeiras cultivadas dentro de casa é a escolha do vaso: ele deve ser adequado ao tamanho do torrão para que a planta possa receber uma boa quantidade de substrato. Ao serem plantadas em vasos, as palmeiras tendem a crescer menos, não ultrapassando mais do que 3 m de altura.
Tenha um cuidado dobrado com a plantinha que você trouxe para os interiores do seu lar: ela com certeza demandará mais atenção do que se estivesse no jardim. Para sua palmeira se desenvolver de forma saudável e longe dos fungos, forneça um solo rico em matéria orgânica e regas que podem ser de uma a três vezes por semana. Limpe as folhas de sua plantinha com frequência e previna a aparição de pragas e doenças com o uso regular de óleo de nim.
Você teria uma palmeira dentro de casa?
3 Comentários
Amei, todas as plantas..vou decorar minha casa com várias.
eu acho linda uma sala decorada com uma palmeira. pena que minha sala não tem janela, não bate sol, só recebe o calor.
Com certeza, agora mais que nunca quero ter uma em casa.