Minha casa, Minha cara

Preencher uma parede com quadros é sempre uma solução certeira para quem busca mais personalidade e vida para um ambiente. Eles decoram, dão cor e comunicam muita coisa para quem os contempla, inclusive o gosto pessoal e o estilo do morador. E quanto mais diversificada é a combinação de quadros, mais rico é o resultado.

(Via)

E uma parede composta por diversos quadros diferentes pode estar em qualquer ambiente da sua casa. Na sala de estar, no quarto, no hall de entrada e até mesmo no quarto dos pequenos – lembrando sempre de adequar as cores e os temas com o contexto do ambiente.

(Via)

Para fazer uma composição variada com um mix de tamanhos, estilos e molduras de quadros na sua parede, é bem importante levar em conta alguns truquezinhos simples e fáceis, aos quais recorremos todas as vezes que precisamos pregar um quadro na parede. O primeiro deles é: monte sua composição sempre na altura dos olhos. Assim eles sempre ficarão acessíveis para quem quiser contemplá-los.

(Via)

Quando for pendurar seu mix acima de móveis, tente ocupar aproximadamente 2/3 da altura livre da parede, e deixe uns 10cm entre a base dos quadros e o móvel. Fazendo isso, sua composição de quadros ficará mais conectada com o todo, além de não interferir na funcionalidade do móvel, servindo de obstáculo – por exemplo – para quem for sentar no sofá.

(Via)

Antes de montar sua composição, avalie a melhor forma de fazê-la com os quadros que você tem. Distribua bem o peso visual, para que tudo fique equilibrado e agradável aos olhos.

(Via)

Quadros do mesmo tamanho podem ser compostos de forma harmônica formando um retângulo ou quadrado. Neste caso, cuide do espaçamento entre os quadros, que deverá ser o mesmo em todas as linhas para não ficar desconexo.

(Via)

Para não errar, simule a composição que você está pensando recortando os formatos dos quadros em um jornal e grudando todos na altura desejada. Desta forma você não fura inutilmente a parede e consegue uma boa visualização de como será o resultado.

(Via)

Este esquema com diferentes exemplos de composições com quadros de tamanhos bem variados também pode ser uma boa base e fonte de inspiração. Veja só:

(Via)

Você faz composições com quadros como estas acima em sua casa?