Minha casa, Minha cara

Hoje falaremos sobre um móvel bem específico: o balcão de cozinha. Ele é super importante, pois é nele que guardamos diversos itens e acessórios que fazem parte do dia a dia da cozinha.

Guest post: As Panelas | Fotos: MMM

Hoje a gente te dá alguma dicas de como comprar o melhor balcão de cozinha, para que você acerte em cheio na aquisição, afinal, não é todo dia que compramos um móvel desse porte, valor e importância.

Vamos nos atentar a alguns detalhes importantes e lhe ajudar a escolher o balcão para cozinha que você tanto deseja, levando em conta alguns pontos importantes nesta etapa. É realmente necessário, para que tudo dê certo, que você planeje o mínimo sobre esta compra, então vamos lhe ajudar com isso.

Antes de continuarmos, uma dica. No nosso último post aqui no Minha Casa Minha Cara, fizemos uma lista de 10 móveis para cozinha para deixar a casa com a sua cara.

Não confunda balcão com armário de cozinha

Alguns chamam de balcão, outros preferem chamar de armário, mas na verdade eles tem uma diferença básica e vamos começar explicando estes pontos.

O armário normalmente é suspenso, vai preso na parede em uma altura mais alta. No armário de cozinha você normalmente guarda itens menores e menos volumosos, como pratos, xícaras, copos, etc. Pela lógica deveríamos guardar no armário suspenso itens mais leves, mas não é assim que fazemos muitas vezes. É preciso tomar cuidado com o peso aplicado no armário, pois imagine o transtorno (e o prejuízo) causado por um acidente ocasionado com a queda de um móvel deste porte.

Já o balcão normalmente vai no chão e serve para guardarmos artigos maiores e mais volumosos como uma panela de ferro, uma panela de vidro, frigideiras, caçarolas, travessas, baixelas, entre outros itens de cozinha mais volumosos e pesados.

Normalmente os balcões de cozinha tem portas inferiores e gavetas superiores. Na parte de baixo onde estão as portas você organiza de forma que consiga guardar os maiores itens. Nas gavetas normalmente vão toalhas de mesa, utensílios de cozinha, talheres, e apetrechos gerais da cozinha.

Como deve ser um balcão? Quantas gavetas ele deve ter? Quantas portas? Como devo escolher?

Para escolher o balcão ideal para sua cozinha você primeiramente deve levar em conta o que você possui em termos de produtos de cozinha, o tamanho deles, quantidade, panelas, etc. Outra observação necessária e até óbvia é medir o local onde você irá colocar o móvel, isso evitará  surpresas na hora da montagem e instalação do móvel.

Comece pela medição do local usando a imaginação para entender que tipo de portas o armário poderá ter. Como existem muitas opções nas lojas de móveis, é bom você ter a ideia exata do que procurar para ir com uma ideia mais certeira e não perder muito tempo. Vejamos os exemplos dos armários de cozinha e balcões para cozinha na Meu Móvel de Madeira. Você vai encontrar diversos modelos de diversos tamanhos. Então é bom já saber o que servirá na sua cozinha.

Armário Aéreo 2 Portas Sabor Caseiro - Cinza (1)
Armário Aéreo 2 Portas Sabor Caseiro – Cinza

Acima, no Armário Aéreo Sabor Caseiro da MMM, você pode observar que são armazenados itens pequenos a médios e em quantidades menores. Isso ocorre justamente pela finalidade do móvel: que é deixar à mão itens de cozinha do uso diário. Mas sem exagerar no peso, pois o armário é fixado na parede e tem um limite de peso suportável.

Balcão de cozinha Para Pia Sem Tampo Sabor Caseiro - Cinza (1)
Balcão Para Pia Sem Tampo Sabor Caseiro – Cinza

Algumas perguntas que você deve fazer antes de comprar seu balcão de cozinha.

De qual material devo comprar?

Preciso comprar um balcão de madeira, ou pode ser um de MDP ou MDF? Ao responder esta pergunta você deve levar em conta alguns aspectos da sua cozinha, do ambiente da sua cozinha, como por exemplo: temperatura (Ficará ao lado do fogão? Ao lado da geladeira? Pegará sol diretamente?), umidade (Ficará ao lado da pia? Pode acabar molhando?), etc.

Onde o balcão deverá ficar na cozinha?

Leve em conta o espaço da cozinha. Pois, dependendo de onde ficar o balcão, será necessário ter tomadas por perto, por exemplo.

Qual o tamanho ideal?

Uma pergunta básica mas que é comum que aconteçam erros. Meça tudo e imagine todas as possibilidades para que não falte nem sobre espaço.

Balcão Para Pia Sem Tampo Sabor Caseiro - Nozes (1)
Balcão Para Pia Sem Tampo Sabor Caseiro – Nozes

O que vou guardar?

Será que o peso dos seus itens não ultrapassa a capacidade do balcão? Eles cabem no móvel? São estas questões que você deve levar em conta ao se fazer esta pergunta.

Que tipo de porta o balcão deverá ter?

Prefere um balcão de cozinha com porta de correr, com dobradiças e abrindo para fora, ou com um cortina? Tem espaço suficiente para que a porta abra para fora ou ficará melhor com uma porta corrediça? Responda essas perguntas imaginando como ficará sua cozinha com cada uma dos tipos de porta.

Onde encontro armários e balcões de cozinha?

Com certeza, o lugar para você encontrar balcões de cozinha e armários, é a pioneira Meu Móvel de Madeira.

Agora é só escolher o modelo certo e instalar tudo do jeito que você gosta.

Post feito em colaboração com o site As Panelas.

Comentários não estão permitidos.