Minha casa, Minha cara

Talvez você nunca tenha ouvido falar das bay windows, mas, com certeza, já as deve ter visto nas fachadas de casas, prédios ou em imagens de revistas de decoração. Encantando lares e inundando-os com luz natural, as bay windows são janelas típicas da arquitetura inglesa e têm suas faces projetadas para fora do edifício.

Essas janelas, além de proporcionarem uma iluminação de qualidade, reservam um lugar especial na casa. São próximas a elas que pequenos sofás, chaises e divãs são posicionados para receber todo o calor e a luz. Um lugarzinho perfeito para relaxar, tirar um cochilo ou ler um bom livro.

Instaladas no térreo ou em edifícios, essa janela cria uma ilusão para quem a vê de dentro: por ser projetada para fora, ela faz com que o ambiente pareça maior. Além disso, ela garante uma visão externa privilegiada, ocupando o lugar de uma sacada quando instalada em altos edifícios. Um pequeno mirante particular:

Ao ter uma dessas em casa, você precisa saber como aproveitar aquele espaço junto à janela. A ideia acima, dos sofás, chaises ou divãs, é somente uma opção. Você tem um leque enorme de possibilidades, só resta escolher qual é a melhor para o que você deseja. Se sua ideia é montar uma sala de estar próxima a sua bay window, certifique-se de planejar uma cortina bonita e agradável para o ambiente.

Para encontrar a cortina mais adequada, é necessário tirar medidas de sua bay window – elas variam bastante de tamanho e têm um formato diferente. Caso escolha colocá-la no quarto, a dica da cortina deve ser mantida novamente. Afinal de contas, nesse ambiente a privacidade é indispensável.

Também é o lugar ideal para colocar um vaso de flores bonito, receber toda a luz e o destaque que ele merece. Ou uma hortinha em pequenos vasos, para absorver toda a iluminação privilegiada que a bay window oferece.

Ter uma dessas em casa é um verdadeiro sonho! Como você faria a sua decoração com uma bay window?

13 Comentários

  1. Pingback: Cinema X Decoração: Alguém tem que ceder | Minha casa, minha cara

  2. Adorei a ideia de 2 capelas laterais sob medidas e 1 janela central vou aproveitar a parte de baixo fechada para por tv,som.etc..a sala vai ficar enorme.

  3. Olá!!! Quem gosta de bay window, dá uma olhada no site de sobrados bioclimatizados em Paranavaí. Ficaram perfeitas, sobrados 1, 3 e 5. Olhem também os planos, para quem quiser copiar, fique a vontade.
    ssss

  4. UAU, Jussara, que super criativa que você é! Esse é o espírito: deixar sua casa cada dia mais linda e com a sua cara. Nós adoramos saber que você bota a mão na massa desse jeito! Se um dia você quiser dividir com a gente – e com nossos leitores – essas modificações bacanas da sua casa teremos o maior prazer em publicar, viu?

  5. Sempre gostei de bay windows, assim como gosto de obras, estou sempre inventando algo. A primeira que criei foi para consertar um erro de um pedreiro que deixou as colunas da parede muito para fora no segundo piso. Aumentei 0,60cm no piso, aproveitei a minha porta da varanda que tinha duas fixas com grade e vidro para abrir, desmontei, colocando as fixas nas laterais e uma janela no vão central, com telhado colonial, ficou uma graça. Depois na minha varanda aberta que não me agradava mais, onde os cachorros adoravam dormir. Resolvi fechar ampliando 0,70cm para formar uma bay, coloquei uma janela de 2,00m entre duas colunas e duas janelas de 1,00 nas laterais, coloquei telhado com telhas coloniais e fiz um hall de entrada bem aconchegante. E por último no quarto do meu filho que casou e mudou, tinha uma grande umidade resolvi mudar tudo e fazer um escritório conversível para hóspedes. Quebrei a parede externa, ampliei 0,70cm coloquei uma janela de um metro e duas capelas de 0,60cm com telhado colonial é claro. Ficou ótimo! Já estou projetando uma para o meu quarto em breve.

  6. olá pessoal, para quem tem duvida sobre a bay window, eu coloquei no projeto da minha casa, eu fiz uma janela inteira sem as colunas centrais nos vão, ficou ótimo, não comprei a janela bay window pronta, ficou muito caro, o que eu fiz foi comprar a janela na medida central do vão, e duas capelas para as laterais na medida necessaria, no meu caso eu usei no vão central 2,00mX1,20m, e nas laterais 80cmX120m. unindo com um triangulo de madeira e parafusos, o parafuso ficou no interior da janela, usei uma broca chata, o orifico coloquei uma cola com pó de medeira na mesma tonalidade e duas gotas de limão, para que ocorra o escurecimento. ficou ótimo depois de realizado o acabamento com alizar…quem quizer fotos segue email. [email protected]

  7. Como posso saber se em minha casa ficará bonito uma “bay window”? tem alguém q faz este tipo de projeto por fotos ?

  8. Que tem uma varanda assim, sempre tem uma opção… pode colocar vasos de plantas e criar uma jardim de inverno.
    quanto a que quer cortina, é só encomendar um trilho curvo que a cortina segue o trilho.

  9. Eu pedi uma em casa agora estou perdida, pois não acho cortina. Além do que ficou uma sala enorme e agora não sei como decorar.

  10. Eu adoraria ter uma dessas em casa. Imagina que delícia sentar num sofazinho desses e ler um bom livro no final da tarde?
    Um lindo 2011 para vc!!!