O azulejo português virou uma estampa tendência no vestuário e passou a aparecer com frequência no design de interiores. Marcada pela combinação do azul com o branco, a azulejaria portuguesa traz frescor e uma grande riqueza de detalhes à tecidos, móveis e revestimentos.
As cores dos azulejos remetem ao navy, à casa de praia, à leveza. Mesmo no outono/inverno é legal poder esbarrar com estas referências pela casa, um pedacinho das estações mais iluminadas do ano trazendo vida para os interiores. E é bom lembrar que, apesar de estar frio e sem cor lá fora, dentro de casa pode ser uma eterna primavera ou verão, do jeito que você quiser.
O uso mais corriqueiro dos azulejos aparece na cozinha e nos banheiros, decorando a área molhada dos ambientes. Mas não há limites para usá-lo na decoração: você pode enquadrá-los para decorar a parede da sala de estar, usá-los no tampo de mesinhas laterais ou até transformá-los em porta copos.
Sem contar que a estampa não se limita ao azulejo de cerâmica propriamente dito. Almofadas, papel de parede, toalhas, mantinhas, estofados… todos ganharam suas versões aportugesadas e podem ser usados em diferentes ambientes da casa, salpicando beleza por todos os cantos.
Como combiná-lo com outras cores? O primeiro passo é: use o patchwork com parcimônia, pra não deixar as composições carregadas. Depois use o que te fizer feliz! O azul e branco vão muito bem com o vermelho e o amarelo, com variações de azul e com os neutros como o preto, o cinza, o camurça e outros tons da mesma família.
É claro que a Meu Móvel de Madeira não ia ficar de fora dessa, né? Se você quiser levar a estampa do azulejo português para casa, já pode passar na vitrine online mais simpática do Brasil e levar a sua! Veja só se não é puro amor em forma de banquinho:
Veja o Banco Azulejo no site!
Você também entrou na onda do azulejo português? Comente!