Minha casa, Minha cara

Nem todo mundo tem a sorte de ter ambientes grandes em casa e tem de lidar com algumas dificuldades para decorar um cômodo com espaços reduzidos. Decorar tais lugares pequenos demanda maior estratégia e ótimas ideias: é necessário aproveitar ao máximo cada espacinho disponível.

Já falamos aqui sobre a utilização de espelhos para esse propósito, mas ainda existem inúmeras opções a serem utilizadas para essa finalidade. As cores das paredes, por exemplo, são fatores essenciais para essa noção de tamanho. Cores claras são mais luminosas e aumentam o ambiente, enquanto as escuras tendem a diminuir.

Móveis pequenos e multifuncionais são sempre uma boa pedida. Pufes, mesinhas pequenas e cadeiras sem braço ocupam menos espaço, além de servirem para várias coisas ao mesmo tempo. A mesinha pode ser usada nas refeições, o pufe para apoiar objetos e assim por diante.

A luz natural é uma aliada dos espaços reduzidos, principalmente, se somada a um ambiente com cores claras, como já foi citado. Um cômodo claro e bem iluminado parece maior: a luz refletida pelas paredes faz o ambiente expandir aos nossos olhos.

Quadros na parede e tapetes são dois acessórios que costumam reduzir o ambiente. Tente usar o mínimo possível e, caso queira utilizar tapetes, prefira aqueles com cores mais claras. No caso dos quadros, use com bastante cuidado, de preferência com tamanhos menores.

Mesas com tampo de vidro são bonitas e trazem leveza ao cômodo, são ótimas para trazer harmonia e beleza.

Prateleiras e cabides te auxiliam na organização de objetos, além de não comprometer seu espaço.

Caso você prefira, existem lindos modelos de sofá-cama para serem colocados na sala ou no quarto. Eles são superfuncionais, bonitos e podem ser usados de diferentes formas. Este da MMM alia simplicidade à praticidade, um móvel bonito e versátil:

Camas com gavetas e porta-trecos economizam espaço e são lindas. Nas gavetas, você pode guardar roupas de cama e banho, pijamas ou o que preferir. Assim, você poderá ter um armário menor e maior economia de espaço para seu ambiente. A Cama de Casal Till da MMM é um exemplo de cama que otimiza cada cantinho do seu lar!

E você, tem algum segredo para “aumentar” o ambiente?

8 Comentários

  1. Gostei demais da criatividade para decorar pequenos ambientes. Gostaria de saber onde comprar a mesa elastica de jantar, ela é maravilhosa. Será que consigo comprar no Brasil.

  2. Pingback: Decorando ambientes pequenos | Minha casa, minha cara

  3. Olá Raquel! Tudo bem?
    O cabideiro vertical é de uma loja internacional, o nome é Topdeq! :)
    Dei uma olhada no site deles e parece que a loja deixou de funcionar: http://www.topdeq.com/topdeq/usOffline.do :(
    De qualquer forma, o nome desse cabideiro é Stretto Coat Rack & Mirror, caso queira dar mais uma procurada.
    Obrigada pela participação!

    Beijos

  4. Olá Luzivete! =) Tudo bem? Que bacana que você gosta de decoração, ficamos muito agradecidos por você frequentar nosso blog. Continue acompanhando e participando sempre!
    Beijos

  5. luzivete moreira em

    desejo deixar meu comentario,,sou fanatica por tudo sobre artes e decoração, vendo o mesmo gostaria de ter um bloco deste para eu decorar em minha sala de estar a minha parede da sala indo para minha escada pois o lugar e lindo e eu ainda nen tenho Rack de sala e este fazeria o mesmo no meu lindo lugar ja pintado e esperando este para eu colocar minhas fotos de familia e minhas recodações de vidas e experiencia tida em minhas artes de pintura croche e bordados,ok, aguardo, grata, vou ser eu a ganhadora do mesmo,paz a vcs,