Minha casa, Minha cara

Há muita coisa legal para mudar em nosso lar, mas nem pense em fazer estas alterações se você mora em casa alugada!

Renata B. Wentz

Por: Renata B. Wentz

A gente fala tanto em coisas legais para fazer em nosso lar, mas já pensou em coisas que é melhor não fazer principalmente em uma casa alugada? Eu resolvi listar apenas 6 coisas que acho melhor não serem feitas se você mora de aluguel. Olha só!

6 coisas para não fazer em uma casa alugada

#1 Mexer na estrutura do imóvel

Foto: Viva Decora

Até parece óbvio, né? Afinal, mexer na estrutura da casa é muito sério, mesmo que seja um imóvel próprio. Mas, quando se trata de uma casa alugada, é muito melhor aceitar a estrutura do jeito que ela é e nem pensar em começar algum quebra-quebra.

Há casos em que é possível derrubar alguma parede para aumentar o ambiente sem correr o risco de comprometer a estrutura, mas, antes disto, é fundamental conversar com o proprietário e também documentar tudo para evitar surpresas na hora de entregar o imóvel.

#2 Colocar teto rebaixado de gesso em casa alugada

Foto: Viva Decora

Teto rebaixado de gesso fica lindo e aconchegante na sala, no quarto… Mas já pensou que grande investimento em uma casa alugada?! Não vale a pena gastar nesse “detalhe”, já que você não sabe quanto tempo ficará no imóvel.

Além disso, fazer qualquer reforma com gesso faz muuuita sujeira, pois esse pó branquinho é minúsculo e pode ficar no ambiente por muito tempo, sendo quase impossível retirar tudo.

#3 Alterar a instalação elétrica

Foto: Empório Luz

Alguns imóveis alugados são muito antigos e possuem instalação elétrica inadequada, que pode até ser perigosa para a vida dos moradores.

Caso você consiga conversar com o proprietário e ele entenda que essa reforma é benéfica para ambas as partes, então vale a pena.

Por outro lado, não é indicado alterar a instalação elétrica em uma casa alugada pelo transtorno e o alto investimento que sairá de seu bolso.

Outro problema também pode ser com relação ao número de tomadas, mas, neste caso, as réguas e os adaptadores ajudam a conseguir instalar mais aparelhos na mesma tomada, evitando uma reforma.

Você pode também utilizar canaletas para esconder o fio da tomada até o aparelho.

+ Como disfarçar e esconder os fios elétricos?

#4 Fazer móveis planejados em casa alugada

Foto: Construindo Minha Casa Clean

Móveis planejados não combinam com imóvel alugado – simples assim! Tire essa ideia da cabeça já que você não sabe como será seu próximo imóvel. Já pensou se os móveis da cozinha não encaixarem no novo lar?

Neste caso, opte por móveis modulados (como os armários da Cozinha Sabor Caseiro), já que são soltos e você pode montar de acordo com sua necessidade.

#5 Fazer furos excessivos na parede

Foto: Viva Decora

Se até eu, que tenho casa própria, evito fazer furos na parede, imagina quem mora em uma casa alugada! Evite ao máximo furar a parede para não precisar fechar os furos depois.

Caso você queira muito, calcule exatamente quais furos deseja fazer e procure fazer o mínimo possível.

Além disso, evite furar o azulejo! O buraco na parede de alvenaria é superfácil de fechar, mas no azulejo não tem como: irá estragar a peça e você precisará tentar encontrar um azulejo igual para fazer a troca. Ja pensou que dor de cabeça?!

Uma dica para evitar furos desnecessários é colocar quadros com fita dupla-face.

#6 Trocar piso ou azulejo

Foto: Casa de Valentina

Falando no azulejo, evite trocar o piso ou azulejo do banheiro, mesmo que não seja de seu agrado. Além de ser um investimento muito alto, também é uma grande reforma na casa e você precisará passar por ela enquanto vive no ambiente. Pense no estresse!

Se você não curte o azulejo, uma opção é colar adesivos para disfarçar. Se o chão da casa não agrada, invista em tapetes para disfarçar.

Agora me conta: você já fez alguma destas coisas em uma casa alugada? Valeu a pena? E aproveite para conferir minhas dicas de como deixar a casa alugada aconchegante!

 

Já conhece o blog da Renata? Espie aqui!

Comentários não estão permitidos.