Minha casa, Minha cara

Segunda-feira já acorda cheia de desafios, né?! Os e-mails estão acumulados, as atividades esperando e a gente fica tonto pensando por onde começar! Mas esta segunda-feira é diferente, porque ela vai começar cheia de desafios e também de novidades! heart organize-seHoje, começamos uma campanha superinteressante para você que vive balanceando a vida dentro e fora de casa. Você sabia que com 15 minutos por dia, você pode arrumar sua casa e deixá-la organizada para o final do ano? E o melhor: você consegue acabar com aquelas tarefas que vivem invadindo o seu final de semana? Ficou curiosa? Então acompanhe as nossas redes sociais e o blog, porque vai muita dica bacana para facilitar a sua rotina. smile

E já que hoje é dia de lançamento, queremos ensinar você a montar uma checklist para a sua casa. Com uma lista de tarefas, você consegue manter o foco na hora da limpeza e organização e acaba finalizando esse trabalho mais rápido! E aí, pronta para otimizar as atividades da sua semana e, quem sabe, ter mais tempo para você e a sua família?cachorro-atrapalhando-a-limpezaO primeiro passo é entender que sua casa não ficará perfeita em cinco minutos e você não conseguirá fazer tudo todos os dias. Algumas tarefas são essenciais e precisam ser feitas todos os dias. Outras podem ser realizadas com menor frequência. Saber qual tarefa se encaixa em cada categoria é importantíssimo para que sua checklist funcione de forma efetiva. Quais tarefas têm que ser realizadas todos os dias na sua casa? Comece sua listinha com essas prioridades.como-manter-o-quarto-em-ordemExistem coisas que fazem com que a casa pareça bagunçada, como lixos cheios e roupas sujas espalhadas. Você tem duas opções para resolver esse problema: ou começa o dia recolhendo e arrumando tudo; ou reúne uma força-tarefa em casa para que ninguém deixe as coisas espalhadas. Se força-tarefa não funciona na sua família, essa é a listinha que você vai precisar resolver depois das prioridades: lixos, roupas e coisas que estão fora do lugar. Organize cada uma delas, em cada um dos cômodos da casa. Se você optar por colocar todo mundo para trabalhar, comece com pequenas tarefas. Por exemplo: peça para que cada pessoa leve a sua roupa suja para a lavanderia sempre que sair do banho. Com pequenas atitudes como essa, sobra menos coisa para você organizar quando acordar. wink como-manter-a-sala-organizadaCom essas duas partes da checklist finalizadas, sua casa estará visualmente organizada. Agora é hora de separar suas atividades por ambiente, para determinar quando e como essas atividades serão realizadas. Para isso, vá até cada cômodo da sua casa e pense nas atividades que precisam ser realizadas lá, por exemplo:

Cozinha

  • Limpar o freezer;
  • Lavar a louça;
  • Limpar o fogão;
  • Limpar a mesa e/ou bancada;
  • Tirar a bagunça do café da manhã/preparar para a próxima refeição;
  • Varrer e lavar o chão;
  • Tirar a sujeira do micro-ondas;
  • Limpar as tábuas do assoalho, paredes, maçaneta das portas, interruptores de luz;
  • Retirar as coisas que não estão mais boas para comer da geladeira e dos armários;

Depois de montar uma listinha como essa para cada ambiente, comece a identificar ao lado quantas vezes isso precisa ser feito na semana, no mês ou no ano. Com tudo isso definido, você consegue montar o checklist semanal, mensal e até anual! O ideal é que você monte uma programação semanal separando atividades dia a dia, de forma que não fique muito pesado. Por exemplo: lavar a roupa de cama todas as segundas-feiras, as roupas coloridas nas terças, as claras nas quartas, as delicadas nas quintas e as toalhas e os panos nas sextas. Repita esse estilo de separação para cada uma das atividades na sua semana e pronto! Você terá uma checklist perfeita para otimizar a organização da sua casa! bigsmile pendure-mensagens-e-listasPendure suas listinhas na geladeira ou em algum lugar onde elas fiquem bem visíveis. E, de tempos em tempos, revise para ver se ela realmente está funcionando com a rotina da sua família. E aí? Conseguiu montar a sua checklist? Conta para a gente e não esqueça de acompanhar as dicas dos 15 minutos por dia nas nossas redes!

Fonte das fotos 1 2 3 4 5

12 Comentários

  1. Pingback: 5 regras de organização -

  2. Pingback: Rotina diária para manter sua casa em ordem -

  3. Pingback: Como manter seu lar sempre limpo -

  4. Pingback: 10 dicas para organizar -

  5. Olá, Juliana, tudo bemmm contigo? Que tipo de gravuras para fazenda você busca? Algum desenho em específico? Nos avise para podermos te ajudar melhor :) Um beijo!

  6. JULIANA CONSOLINI em

    PROCURO GRAVURAS PARA FAZENDA POIS TENHO AS MOLDURAS E NAO ENCONTRO AONDE COMPRA-LAS. OBRIGADA