Minha casa, Minha cara
Black Frete Meu Móvel de Madeira

Convidamos a Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo, para ensinar vocês o que pode e o que não pode ser colocado em uma composteira. Aprenda como usar sua composteira neste post!

Nos últimos meses, a Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo, tem escrito posts incríveis aqui no blog. Primeiro, ela mostrou como você pode reduzir seu lixo e simplificar sua rotina. Depois, mostrou que é, sim, possível ter uma horta em apartamento e o que você precisa para montá-la. Nas últimas semanas, ela ainda ensinou vocês como fazer uma composteira em casa e um DIY de composteira em apartamento para você manter sua hortinha adubada. Hoje, ela completa o ciclo mostrando para vocês como utilizar uma composteira. Esperamos que vocês gostem!

Como usar a composteira

Pra usar a composteira você vai colocar restos de alimentos, cascas etc. aos poucos. Não espalhe tudo, vá colocando em cantinhos e concentrando o lixo. Cubra muito bem com folhas secas e serragem. Não aperte e comprima, deixe a mistura respirar!

Siga colocando seus resíduos até o baldinho que estiver em cima de todos esteja cheio. O ideal é que demore mais ou menos um mês pra encher, pra dar tempo dele virar adubo e você poder trocar com o 2º andar. Nos primeiros meses, até por ter menos minhocas, a tendência é demorar pra acontecer a decomposição. Você pode ajudar dando uma revirada no material a cada 15 dias. Quando ele estiver cheio, ele vai para o repouso. Troque ele de lugar com o que estava no 2º andar, vazio. Repita o processo.

Quando o 2º andar estiver cheio, depois de um mês ou mais, vai ser hora novamente de trocar os andares. Se tudo deu certo, o baldinho que estava no repouso agora tem um adubo especial e super nutritivo. Você só precisa tirar pra liberar espaço.

Pra tirar o húmus, deixe a tampa aberta em um lugar com bastante luz. As minhocas não gostam e vão se enfiando pra dentro da terra. Vá raspando o adubo aos poucos, pra não machucar e não levar embora as minhocas.

No último andar vai começar a aparecer um líquido bem escuro. Ele é um biofertilizante poderosíssimo. Dilua ele em 1 pra 10 partes de água e regue as plantinhas 1 vez por semana com essa mistura. Suas plantas vão ficar LINDAS. É sério.

O húmus pode ser colocado em plantas, mas caso sobre, você também pode doar, colocar nas plantas do condomínio, na praça que estava feia perto de casa. Revolução verde: teremos! smile

composteira

Fonte da imagem 1

O que pode e o que não pode ir numa composteira?

Algumas coisas tem passe livre, outras pode só de vez em quando e outras são proibidas de colocar numa composteira de minhocas.

O que pode sempre: frutas, verduras, legumes, grãos, sementes, saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra e filtro de café e cascas de ovos.

O que pode de vez em quando: frutas cítricas (você pode fazer desinfetante natural com as cascas e secar ao sol antes de colocar na composteira, aí tá liberado!), laticínios, comidas cozidas, guardanapos e flores ou ervas medicinas.

O que não pode: carnes, limão, temperos fortes (alho, pimenta, cebola), líquidos (iogurte, caldos, sopas, etc.), óleos e gorduras, fezes de animais domésticos e papel higiênico.

Para ajudar no processo, o ideal é não colocar as cascas dos restos de alimentos sem dar uma cortadinha em pedaços menores. Não é nada gourmet, é só para os pedaços ficarem um pouco menores mesmo.

Prontinho! Mãos à obra pra reduzir em até 51% o lixo da sua casa, evitar de enviar um lixo fedido e que pode atrair bichos e contaminar o chão pros aterros, ter um adubo poderoso em casa e ajudar o planeta! wink

Pra tirar as dúvidas que podem surgir depois, os sites Morada da Floresta e Composta São Paulo tem muitas informações úteis.

Comentários não estão permitidos.