Minha casa, Minha cara

A Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo, escreveu sobre porque e como ter uma horta em vasos em casa, confira!

post convidado: Cristal Muniz, do Um Ano sem Lixo.

Quando eu era pequena, eu morava com meu avós. Lá tinha uma horta gigantesca no quintal de casa que fornecia praticamente tudo que a gente comia: salada, temperos, frutas e alguns legumes. A gente comia o que tinha conforme a época do ano, respeitando a sazonalidade das plantas. No inverno era época de aipim e bergamota. No verão, de jabuticaba. Quando dava dor de barriga, o chá de hortelã resolvia.

Essa relação de mais verdade com a comida foi algo que passou a me incomodar quando saí da casa dos meus avós. Muita coisa embalada, frutas sem sabor, dificuldade pra encontrar um maço de manjericão fresquinho. Senti e sinto falta daquela disponibilidade real de comida – e que a gente tratava com muito mais carinho.como ter uma horta em apartamentoFonte da imagem 1

Por que ter uma horta em casa (mesmo se for um apartamento pequeno)

Desde que fui morar sozinha, quis ter minha própria hortinha em casa pelos mesmos motivos: ter tudo sempre à mão. Ter vasinhos com temperos não gera o lixo das embalagens (principalmente as bandejinhas de isopor), é mais barato e garante vegetais sempre bem fresquinhos.

Além disso, restabelece a relação com a comida. A gente lembra quanto trabalho dá cuidar de uma plantinha e valoriza mais aquilo que a gente tem no prato. Aposto que você não vai conseguir desperdiçar seus próprios tomatinhos depois de tanto esperar pra eles ficarem maduros. É superfácil de cuidar, caso você esteja pensando que “isso não é pra mim”. Aliás, aqui no blog, você encontra dicas para montar sua própria horta, além das que darei a seguir. smile

O que você precisa pra fazer uma horta em vasos

Pra que as plantinhas vivam bem, você precisa de um lugar que pegue sol por umas 4h por dia, de manhã ou à tarde e que não pegue muito vento. No parapeito ou ao lado de uma janela, na sacada, na parede sendo uma hortinha vertical: tudo vale. Aliás, vale a pena espiar estas ideias para montar uma horta vertical em casa, caso você esteja considerando essa hipótese.

Na hora de montar os vasinhos, faça uma camada de argila expandida (ela vai absorver o excesso de água e evitar que a planta apodreça caso fique muito molhada). Cubra essa argila com um tecido (tem os próprios pra jardinagem, mas você pode usar aqueles retalhos que sobraram em casa) e, depois disso, coloque a terra com a mudinha.

Se você tiver uma composteira em casa, vai ter o adubo necessário (e perfeito) pra adicionar na terra das plantinhas a cada três meses. No inverno, se recomenda não adubar muito pra respeitar o ciclo das plantas. Elas ficam feinhas pra na primavera voltarem com tudo! heart como ter uma horta em apartamento horta em vasosFonte da imagem 1

Se você tiver xícaras e potinhos que não usa mais, pode aproveitar pra fazer uma horta muito charmosa. Aliás, qualquer prateleira pode render uma ótima hortinha vertical com a ajuda desses suportes. (;como ter uma horta em apartamento pequenoFonte da imagem 1

Latinhas de chá funcionam para suculentas ou para criar mudas que depois vão ser replantadas.como ter uma horta em apartamento horta em vasosFonte da imagem 1

Você também pode fazer uma horta em vasos com latinhas de comida. Dá pra customizar as latinhas das mais diferentes maneiras. Por exemplo: você pode aprender como aplicar papel contact ou como envolver suas latinhas de alumínio com papel adesivo; usar uma destas técnicas de garrafas e potes decorados; ou fazer um desenho diferente nelas, pintando com tinta spray e escondendo os rótulos.

Quais plantas ter em apartamento

  • Manjericão: ótimo pra fazer pestos e usar como tempero com molhos vermelhos. Tem um cheiro muito gostoso. Precisa de muito sol e muita água. Como ele é predominante, melhor ter um vaso só pra ele.
  • Hortelã: bom pra fazer chá que cura dor de barriga, enjoos e melhora ressaca. Também dá um toque especial em sucos. wink Precisa de um vaso só pra ele, senão vai brigar com os colegas e matar quem tiver por perto.
  • Salsinha e cebolinha: sucesso absoluto nas casas brasileiras. O famoso cheiro verde. Podem ficar no mesmo vaso.
  • Orégano: a versão fresca é pra lá de maravilhosa. Dá um cheiro e gostinho de tempero de mãe na comida.
  • Tomilho: tempero suuuperaromático. Parece um pouco com a versão fresca do orégano. Aliás, os dois podem dividir o mesmo vaso!
  • Tomate-cereja: precisa de bastante sol, mas cresce como mato. É ótimo ter seus próprios tomatinhos em casa pra saladinhas e bruschettas.
  • Babosa: uma planta multiuso, vai ajudar a cicatrizar machucados, melhorar a aparência do cabelo, pode ser usada pra fazer hidratação etc.. Uma verdadeira planta-remédio.

Fácil e gostoso de ter, uma hortinha também é um jeito de deixar um cantinho da sua casa bonito. Escolher os vasinhos, reutilizar potes bonitos pra colocar as plantas, escolher uma prateleira bonita pra deixar tudo organizado. E o melhor: com menos lixo e mais saúde.

Veja alguns móveis que podem te ajudar a ter uma horta em potes em apartamento:

Confira mais sobre esses produtos para montar uma horta em vasos nos seguintes links:

Pallet (uso interno e externo); Estante Holi (uso interno e externo); Cavalete Libro (uso interno); Cachepô Holi (uso interno e externo); Jardim Vertical Tulipa (uso interno e externo); Jardim Vertical Florescer (uso interno e externo); Jardim Vertical Capri (uso interno e externo); Prateleira DIY Era uma Vez Grande (uso interno); Cachepôs de Crochê Pitel (uso interno e externo); Mini Cachepô Love (uso interno); Cesto Organizador de Crochê (uso interno); Estante Terre Demotion (uso interno).

1 Comentário