O Natal é famoso por seus pratos típicos de dar água na boca. E o mais legal é que, apesar dos pratos serem os mesmos, cada família acrescenta um pouco da sua própria tradição na ceia, preparando comidinhas diferentes ou adicionando um segredo a mais no preparo dos alimentos. Essas pequenas mudanças fazem toda a diferença e deixam cada ceia com um jeitinho único, repleta de sabor e carinho.
Para que todo o preparo aconteça nos conformes, sem estresse ou correria, defina o cardápio com antecedência para antecipar a compra dos ingredientes. Legumes e frutas devem ser comprados mais próximos do jantar, pois precisam estar fresquinhos para a ceia. Já o restante pode ser comprado com antecipação e estocado na dispensa. Para que o trabalho não seja pesado para ninguém, não esqueça de dividir as atividades, pedindo para parentes e amigos ajudarem trazendo um prato salgado, ou sobremesa.
Calcule direitinho a quantidade certa para que você não passe as semanas seguintes – e até o Ano Novo! – comendo os alimentos que sobraram da ceia. Para isso, clique aqui e confira a quantidade de alimentos, petiscos e bebidas consumidos por pessoa. Ajuda bastante na hora de fazer as compras e a fugir do desperdício.
Para te ajudar na hora de escolher o cardápio, aqui vão algumas ideias! O peru talvez seja o prato mais famoso. Recheado ou não, ele é um dos símbolos da ceia de Natal e pode ser preparado de diferentes formas! Alguns gostam de recheá-lo com uma farofa preparada com uva passa e castanhas, outros preferem preparar um recheio próprio, com cebolas, toucinho e bastante azeite de oliva. Seja criativa e prepare um recheio personalizado cheio de ingredientes que você gosta!
A rabanada também é tradicional, um prato incrível, fácil de fazer e difícil de desagradar. Feita de pão, leite, ovos e açúcar com canela, ela adocica o paladar e deixa a ceia ainda mais gostosa.
Um dos únicos pratos de origem brasileira presentes na ceia de Natal é o salpicão. Delicioso e com a cara do verão, ele tem diversas variações, mas os ingredientes mais usados são: a maionese, cenouras, batatas, pimentão de varias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.
Sem esquecer do tender! Misturado com o abacaxi e decorado com cravos da índia, essa carne é simplesmente deliciosa. Deve ser servida quentinha e dourada, recém-retirada do forno.
Para a sobremesa, garanta frutas frescas, nozes e castanhas, panetone, bolachinhas de gengibre e outras delícias típicas do Natal. De dar água na boca!
Gostaram das nossas dicas? E você, o que não pode faltar na ceia de Natal da sua família?
2 Comentários
Pingback: DIY: chocolate quente de presente -
Pingback: Links da Semana {1} - gabrielabrasil.com