Convidamos o pessoal da Lopes Imóveis para trazer dicas legais para quem está em busca de um lar mais aconchegante neste outono/inverno! Espia só. <3

Reunir as pessoas que gostamos em casa, seja em pequenos encontros ou ocasiões especiais, torna qualquer dia mais gostoso. Mas receber os outros com um ambiente frio, gélido, não dá, não é mesmo? Uma solução para essa questão é a instalação de lareiras, que muitos usam para tornar o cômodo mais quente, confortável e aconchegante.

Mas agora você pensa: eu moro em apartamento, como é possível ter uma lareira? Graças às mudanças e evoluções nos modelos, hoje é possível adquirir um aparelho que não faz fumaça e combina com todas as decorações. Não é mais necessário ter uma casa com chaminé e com espaço para guardar lenha para ter uma lareira! Veja só:

Lareiras a gás

Lareira a gás para apartamento. | Foto: Paulo Falcão

É considerada uma das melhores opções para apartamentos. A chama produzida pode ser feita a partir do gás de cozinha, então basta fazer uma ligação do ponto onde você recebe o gás encanado e levar o fluido até o acessório.

São muitas as vantagens que essa lareira proporciona ao morador: é segura, eficiente, não faz fumaça e não espalha sujeira pelo ambiente, uma vez que na sua base podem ser utilizadas lenha artificial ou pedras vulcânicas, as quais suportam temperaturas elevadas e distribuem a caloria pelo apartamento.

Alguns cuidados com a lareira a gás que são importantes ressaltar: confira se o modelo que você está pensando em comprar possui sensor que corta a ligação do gás quando a chama se apaga, verifique qual o tipo de gás que deve ser usado (algumas só funcionam com gás natural) e avalie o uso de outros tipos de pedras, já que a mais indicada é a vulcânica, que não possui enxofre.

Lareira a álcool para apartamento.

Conhecida como lareiras ecológicas, elas são excelentes para a instalação em apartamentos. As lareiras a álcool são fáceis de alojar e não precisam de tubo exaustor. Além disso, possuem baixa emissão de poluentes e grande capacidade de funcionamento, já que um litro de etanol pode durar até 3 horas.

Enquanto outros tipos de lareira exigem um pouco mais de investimento, nas de álcool você encontra o material fundamental em muitos lugares, já que você pode usar o produto vendido em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza. Só tome cuidado para não usar álcool de postos de gasolina, pois o etanol é prejudicial à saúde devido aos resíduos do petróleo que emitem poluentes.

Elétricas

Lareira elétrica para apartamentos.

As lareiras elétricas são mais uma opção de aquecedor. Muitos comuns, elas formam o calor por meio de energia elétrica. Não há o uso de fogo, então você pode ter certeza de que esta é um modelo bastante seguro e fácil de ser instalado. E, além disso, a maioria das opções já vem com controle remoto, que facilita o comando do acessório. As imagens e o aspecto de fogo são feitos a partir de imagens 3D ou lenha de cerâmica.

Entretanto, elas também têm seu lado negativo. Primeiramente, assim como os aquecedores comuns, as lareiras elétricas diminuem a umidade do ar. Por esse motivo, é necessário ter, ao lado delas, um recipiente com água ou umidificador. Segundo, por serem dispositivos elétricos, gastam uma quantidade enorme de energia e podem deixar a conta de luz no fim do mês bem salgada.

Por fim, ter uma lareira em casa não é um sonho impossível. O privilégio de ter um ambiente quente e aconchegante ultrapassou o limite das casas e hoje pode ser encontrado em quase todos os lugares. Aproveite, utilize a lareira como acessório e renove sua casa.

Última atualização: 25 de março de 2022.

Comentários não estão permitidos.