Minha casa, Minha cara

Já que muitas pessoas gostaram de conferir aqui no blog formas práticas e fáceis de lidar com a limpeza e a arrumação da casa, resolvemos fazer um repeteco com mais algumas dicas perfeitas para quem lida diariamente com a combinação trabalho + família + afazeres do lar e precisa contar com uma rotina agilizada. Soluções simples, caseiras e pequenos truques que tornarão a limpeza da casa mais rápida e econômica. Se você perdeu a parte um, não deixe de ler clicando aqui.

Limpando a tábua de cozinha

(Via)

A tábua da cozinha que usamos para cortar legumes, carne e temperos, ganha ao longo do tempo um aspecto manchado. E mesmo depois de lavar algumas vezes com água e detergente, as manchas persistem – assim como o mau cheiro que pode aparecer com o tempo. Para resolver a questão é muito simples: esprema meio limão em cima das manchas e deixe o suco agir por 20 minutos. Somente com isso, sua tábua ficará pronta pra outra, livre de sujeira e de qualquer odor.

Fazendo a manutenção do chuveiro

(Via)

Fazer uma boa limpeza no chuveiro uma vez por semestre ou uma vez por ano é superimportante para remover a ferrugem e algumas impurezas dos furinhos por onde a água passa. Para limpá-lo você vai usar um material bem simples: vinagre branco. Pegue um saco plástico, coloque um pouco de vinagre no interior dele e coloque o saco em volta do bocal do chuveiro. Amarre o saco com um elástico de modo que a parte furadinha do chuveiro fique de molho no vinagre branco. Deixe agir por uma noite. No dia seguinte, basta remover o saco, ligar a água e deixar o fluxo sair normalmente, para aproveitar seu chuveiro limpinho.

Faça seu próprio desengordurante!

(Via)

Turbine seu detergente normal deixando-o ainda mais potente para combater a gordura acumulada em assadeiras, fogão, pratos, etc. A receita é moleza: acrescente ao detergente normal uma colher de chá de suco de limão. Feito isso, basta agitar bem e usar à vontade, limpando o que for preciso com muito mais facilidade.

Deixe taças, copos e utensílios de vidro brilhando

(Via)

Taças, travessas e jarros de vidro, mesmo depois de lavados, podem ficar com algumas marcas difíceis de tirar. Quando você quiser dar um capricho a mais para seu jantar, depois de lavar os utensílios em vidro, deixe-os de molho em uma bacia com 1 litro de água e uma xícara de vinagre branco. Com esta mistura, suas taças saíram brilhando, truque que também funciona superbem com tampos de vidro e vidraças de fachadas.

Gostaram das dicas? Não deixem de compartilhar seus próprios truques caseiros aqui embaixo nos comentários!

Para ver outros truques domésticos é só clicar aqui. Post inspirado nas dicas ótimas da Flávia.