Karla Araújo

Por: Karla Araújo Fotos: Reprodução/Pinterest

Nada melhor como descansar e curtir o calor dentro de uma piscina, não é mesmo? E pensando em te ajudar, escolhi falar nessa matéria, dicas que serão todas focadas em te auxiliar na hora de começar a tirar esse sonho de ter uma piscina do papel e colocá-lo em prática.

Grande ou pequena?

Antes de começar, já quero dizer logo que piscina não é só pra casas grandes, com quintais enormes tá? Com planejamento é possível sim projetar e executar a sua piscina independente da área. 

Formatos das piscinas

Existem vários formatos e modelos que você pode utilizar, tudo vai depender do espaço disponível. Elas podem ser arredondadas, estreitas, quadradas ou até mesmo acompanhar as curvas do seu terreno. Se o seu espaço for reduzido, você pode posiciona-la colada na parede e construir uma prainha. O que acha? Nessa situação, algumas medidas devem ser respeitadas de proteção e recuo mínimo.

Conheça também a piscina container!

Importante: Além do espaço, deve se levar em conta também a quantidade de pessoas que irão utilizar a piscina para executar uma estrutura que suporte o peso.

Pensando na construção

A base e as paredes de uma piscina de alvenaria devem ser feitos de concreto. Na fundação costuma-se fazer um radier, que é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção, e uma viga de fechamento, onde é amarrada a armadura das paredes. As laterais são feitas com bloco estrutural, armados em seu interior e preenchidos com concreto.

No interior da piscina, utiliza-se cerâmica, porcelanato ou pastilhas. Já nas bordas, o ideal é escolher um material poroso e antiderrapante para evitar quedas e escorregões.

Os materiais mais utilizados para área externa da piscina, são os porcelanatos amadeirados com acabamento rústico, onde se assemelha a madeira natural, porém com uma manutenção e instalação mais simples. 

Por outro lado, para quem quer uma instalação mais simples é optar por piscinas de fibras. Hoje no mercado temos disponíveis vários modelos e formatos para você investir e colocar na sua residência, só não se esqueça de se atentar as medidas do seu espaço com a da piscina.

Além dessas dicas, o mais importante é: Sempre tenha ao seu lado, profissionais de confiança e que tenham experiência nesse tipo de execução, para sair tudo perfeito e sem frustrações.

Gostou do post de hoje? Aproveita e vem comprar a sua espreguiçadeira aqui.

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂