Minha casa, Minha cara

Trabalhar em casa dá certo quando se consegue montar home office confortável e prático

Karla Araújo

Por: Karla Araújo Via: Reprodução / Pinterest

Em 2018, cerca de 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam de casa segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 2018 até fevereiro deste ano, esse número com certeza sofreu alteração tendo em vista que esse modelo de trabalho passa, cada vez mais, a ser utilizado pelos brasileiros. Mas, de março para cá, essa tem sido a realidade de ainda mais brasileiros devido ao isolamento social causado pelo coronavírus. Porém até que ponto estamos preparados para trabalhar de casa de maneira produtiva? Pensando nisso, vamos falar aqui sobre algumas dicas para você montar home office de forma a deixar seu ambiente de trabalho mais bacana e eficaz!

Montar home office eficiente: comecemos pelo começo

A primeira dica é:

Procure um local fixo na casa para ser seu escritório – ou tente ao máximo não mudar constantemente de um cômodo para o outro – para conseguir criar uma rotina em casa.

O ambiente de casa naturalmente nos faz querer relaxar, em especial se você quase não trazia trabalho para casa e não tem um escritório dentre os cômodos. Então, qualquer ambiente escolhido se apresentará como um desafio inicial – a cozinha não é um bom lugar para home office, nem o hall de entrada (por causa do movimento e do barulho), mas se, neste momento, sua única opção for a sala de jantar, tudo bem: procure montar em um canto que não seja tão afetado por barulhos e distrações.

O quarto e a sala de estar também podem se tornar opções para montar home office agora, porém o living é uma baita distração quando a família se reúne e o quarto tem uma cama superconvidativa, não é mesmo? Fica difícil se concentrar! Por isso, é mesmo importante criar uma rotina em um ambiente específico de trabalho a fim de que sua mente e seu corpo entendam que aquele canto não é para descanso.

+Veja também: como montar o escritório em ambiente pequenos e grandes

Decorando o home office

Se você passa muito tempo no computador, busque utilizar uma mesa de trabalho com 75 cm de altura e 60 cm de profundidade para que seja possível o apoio dos cotovelos.

Eu sei que nem toda casa tem uma bancada com essas medidas, então tente buscar pela melhor mesa para chamar de seu local de trabalho – de preferência uma escrivaninha com espaço suficiente para colocar o material de que necessita e também ofereça alguma ergonomia.

Comprar já minha escrivaninha nova!

Por sinal, cerque-se de objetos que remetem a seu trabalho: computador, mouse, teclado, canetas, blocos de anotação, livros de inspiração e o que mais você julgar necessário.

Estantes e prateleiras ajudam a organizar o escritório.

Uma das coisas que podem pegar neste momento é a coluna. Para cuidar bem dela, use uma cadeira confortável o suficiente para permanecer sentado por horas, que seja boa para sua postura, evitando futuras dores pelo corpo.

Luz é tudo, especialmente ao montar home office!

A iluminação é um ponto que precisa ser bem observado. Além da luz natural, o ideal é que o home office conte com boa iluminação artificial: além da lâmpada do ambiente, se julgar necessário, acrescente um abajur ou uma luminária.

Se tiver uma lâmpada sobrando, inclusive, dá para criar uma luminária DIY – existem vários tutoriais de como fazer uma luminária em casa de forma simples.

Se possível, tente montar home office próximo a uma janela, pois isso auxilia na produtividade e até mesmo como fonte de inspiração. No entanto, se a única possibilidade em frente ao computador for uma parede, decore-a de forma que você se sinta inspirado e motivado!

O que fazer com os fios dos eletrônicos?

Um grande problema podem ser os fios: do computador, da impressora, do telefone, do carregador do celular, e por aí vai. Tente pensar em um esquema para que a fiação não atrapalhe quem passe por ali e nem atrapalhem você também.

Existem várias engenhocas que auxiliam a enrolar ou esconder, mas, se não for possível ter acesso a nenhuma delas, apele para a boa e velha fita crepe, que não deixará muitas marcas no chão e nem descascará a parede.

+Veja também: como disfarçar e esconder os fios?

 

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Comentários não estão permitidos.